11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Quando retocar a rinomodelação?

Rosto de uma mulher com luz apenas em parte do rosto

Veja qual o momento certo para renovar a sua rinomodelação e manter a simetria no seu rosto

Esqueça a rinoplastia por alguns momentos e conheça o procedimento estético que pode solucionar o que você sempre se incomodou com o seu nariz. A rinomodelação é uma técnica muito menos invasiva, mais simples e pode oferecer ótimos resultados em menor tempo.

Esta técnica de modelação tem sido procurada cada vez mais por pessoas que possuem pequenas questões com o formato do seu nariz ou que procuram uma solução menos radical como uma cirurgia plástica.

Por ser uma intervenção que se utiliza de substâncias naturais do corpo, a rinomodelação precisa ser retocada com o tempo e isso faz surgir algumas dúvidas. Acompanhe com a gente as principais informações sobre o tema:

Como é feito este procedimento?

Como dissemos anteriormente, a rinomodelação não tem muitas semelhanças com a rinoplastia que já conhecemos. Neste caso, não existem cortes, fratura nos ossos do nariz ou anestesia geral.

O que acontece é que com a ajuda de uma seringa com uma agulha finíssima, o médico insere no nariz da paciente uma substância natural chamada ácido hialurônico.

Neste processo, com a aplicação de uma anestesia local, é possível ir modelando e corrigindo as imperfeições do formato do nariz sem grandes incômodos.

O tempo que você fica na sala do cirurgião plástico gira em torno de apenas 20 a 30 minutos e não é necessário nenhum tipo de cuidado anterior à rinomodelação.

Além disso, você pode continuar a sua vida normal de trabalho e exercícios já no dia seguinte! A região ficará sensível e inchada por alguns dias, mas nada que uma compressa gelada não amenize.

Quanto tempo dura a rinomodelação?

O ácido hialurônico aplicado na região é absorvido pelo corpo e, por ser uma substância produzida pelo nosso organismo, existem pouquíssimos casos de alergias, reações adversas ou inflamações. Isso faz com que a rinomodelação seja extremamente segura, porém temporária.

Existe uma variação na duração do resultado dependendo de cada organismo. A média é que o ácido esteja ativo na região por 12 meses, mas não é raro casos em que o procedimento demonstre resultados em até 2 anos depois da realização.

O retoque necessário depois desse tempo significa um ponto positivo ou negativo da técnica já que, por ser temporária, é possível reverter e desistir das mudanças realizadas pelo cirurgião plástico.

Esta possibilidade traz uma segurança a mais para o paciente que está com dúvidas sobre o resultado, por exemplo. A reversibilidade da rinomodelação pode ser um de seus pontos altos para quem tem receio de mudanças tão importantes e definitivas.

Quem pode realizar a técnica?

Por mais que estejamos falando de uma técnica que, na teoria, parece bastante simples e fácil, a anatomia nasal é complexa e, assim como qualquer procedimento estético, deve ser realizado por um profissional credenciado.

Coloque a sua saúde, segurança e higiene em primeiro lugar, priorizando clínicas especializadas e agendando consultas com cirurgiões plásticos experientes. A análise de caso feita por esses profissionais é de suma importância para um resultado totalmente satisfatório.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).