Faz Exercício e só Engorda? Quando Procurar um Endocrinologista

Endocrinologista

Saber quando procurar um endocrinologista é muito importante para entender o funcionamento do seu corpo e manter uma boa saúde

A endocrinologia é o ramo da medicina que estuda e trata das doenças relacionadas aos hormônios, de forma a restabelecer o bom funcionamento do organismo. Mas você sabe quando procurar um endocrinologista?

Como você já deve imaginar, o endocrinologista é um dos médicos que podem auxiliar pacientes que estão obesos ou acima do peso e não conseguem emagrecer. Essa realmente é uma das principais funções desse profissional, mas não é a única.

Mais do que tratar distúrbios relacionados ao peso, o endocrinologista é o médico que cuida de todas as nossas glândulas endócrinas, ou seja, as estruturas responsáveis por liberar os hormônios – e isso inclui a insulina, os hormônios sexuais, os hormônios de crescimento etc.

Para entender melhor o que esse médico pode fazer pela sua saúde, é necessário conhecer um pouco mais sobre os hormônios e os problemas originados pelo mau funcionamento do nosso sistema endócrino.

Os hormônios estão por trás de tudo

Hormônios

Hormônios são substâncias químicas produzidas e liberadas pelas glândulas endócrinas ou por uma categoria especial de neurônios. Essas substâncias são extremamente importantes para o organismo, pois elas controlam diversos processos.

O crescimento de ossos e músculos, o desenvolvimento sexual, a reprodução, o sono e a vigília, a sensação de saciedade e a absorção de açúcar e cálcio são algumas das funções controladas pelos hormônios.

Dessa forma, quando algum deles apresenta insuficiência ou excesso, nosso corpo logo começa a apresentar sintomas que acometem vários órgãos e sistemas.

O endocrinologista e a obesidade

Você segue uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes, cereais integrais e proteínas magras, evita doces, gorduras e produtos industrializados, faz exercícios e mesmo assim não consegue perder peso?

Então esse pode ser o momento quando procurar um endocrinologista. A maior parte dos casos de sobrepeso e obesidade é causada por uma alimentação inadequada e sedentarismo, mas, se esse não for o seu caso, o motivo pode sim ser hormonal.

Existem dois hormônios que podem estar por trás da dificuldade de perder peso: a leptina e a grelina. A leptina é um hormônio produzido pelo próprio tecido gorduroso que reduz o apetite e aumenta o gasto de energia em repouso (metabolismo basal).

Obesidade

A grelina, por sua vez, é um hormônio produzido no estômago que, entre outros papéis, tem função contrária à da leptina, causando um aumento do apetite. Dessa forma, quando há um desequilíbrio nesses hormônios, o paciente pode ter dificuldades para emagrecer.

Alguns estudos científicos sugerem que pessoas obesas podem ser resistentes à leptina. Com isso, o cérebro entende que o organismo está passando por uma privação, induzindo o paciente a comer mais e diminuindo o metabolismo para conservar a gordura. Confira também sobre o tratamento de gordura localizada e qual é o ideal para cada caso.

Além disso, o simples hábito de comer rápido demais pode causar uma elevação da grelina, pois o estômago leva um tempo desde a chegada da comida até a redução da produção desse hormônio. Assim, a pessoa demora mais para se sentir satisfeita e acaba comendo mais.

Outro problema hormonal que pode levar à obesidade são as disfunções da tireoide, especificamente quando seu funcionamento está reduzido (hipotireoidismo). Nesse caso, o paciente tem seu metabolismo reduzido, impedindo que ele perca peso.

Ainda, a obesidade e o sobrepeso podem ser acompanhados por outros problemas hormonais, como um desequilíbrio nos níveis de colesterol e a diabetes. Nesses casos, o endocrinologista é o melhor médico para tratar e acompanhar o paciente. Mas se caso você optar por outro tratamento, consulte uma Clínica de Cirurgia Plástica.

Outros motivos para procurar um endocrinologista

Além do tratamento da obesidade, existem outros motivos para se consultar com um especialista em hormônios. Conheça outros casos de quando procurar um endocrinologista para evitar e tratar problemas de saúde:

Excesso de pelos

Excesso de pelos

O hirsutismo, nome técnico para o excesso de pelos, é resultado do aumento exagerado dos níveis de hormônios masculinos produzidos pelos ovários e pelas glândulas adrenais. Nas mulheres, os pelos aparecem em demasia no rosto, causando muito sofrimento.

Diabetes

A diabetes consiste em um excesso de açúcar no sangue que pode levar a outras complicações bastante sérias. Sua causa está no mau funcionamento ou na baixa produção da insulina, o hormônio produzido e liberado pelo pâncreas que atua no metabolismo da glicose.

Distúrbios na hipófise

hipofise

A hipófise é uma glândula localizada no cérebro que regula o funcionamento de outras glândulas, como a suprarrenal e a tireoide. Problemas nessa glândula podem causar secreção de leite pelas mamas fora da amamentação, crescimento dos pés e mudanças na face.

Distúrbios da puberdade

A adolescência é a fase da vida em que os hormônios sexuais começam a ser produzidos e liberados em maior quantidade, permitindo o desenvolvimento reprodutivo das crianças.

O médico endocrinologista deve ser consultando quando os sinais da puberdade acontecem precocemente (crescimento das mamas e testículos, surgimento de pelos, menarca etc.) e também quando eles demoram muito a aparecer.

Reposição hormonal na menopausa

Reposição de hormônios na menopausa

Com a chegada da menopausa e o declínio da produção dos hormônios sexuais, a mulher pode sofrer com sintomas como ondas de calor, ressecamento vaginal, problemas do sono, ansiedade e depressão.

Felizmente, a reposição hormonal pode ajudar a aliviar de forma muito significativa os desconfortos desse período, por isso é muito importante consultar um endocrinologista. Veja também alguns sinais que indicam que você está envelhecendo e o que fazer.

Esses são apenas alguns dos problemas de saúde que indicam quando procurar um endocrinologista. O diagnóstico precoce de qualquer um desses problemas aumenta as chances de restabelecer sua saúde, portanto vale a pena ficar atenta ao seu corpo. 

CTA Ainda tem duvidas
  1. Jasper Schmaus disse:

    De fato, o melhor assunto que vi sobre esse tema até o momento. Meus parabéns! O conteúdo saiu ótimo. Depois visite o meu blog. Abraço!

    http://www.germanshepherdsociety.com/