Quanto tempo dura um preenchimento estético? Quais as diferenças?

rosto de uma mulher pela metade

Os preenchimentos estéticos são temporários e podem ser feitos por meio de várias técnicas. Conheça a duração dos resultados oferecidos por cada uma delas.

Tratamentos pouco ou não invasivos são boas alternativas quando não podemos ou não queremos fazer uma cirurgia plástica, mas seus resultados são temporários. Por isso, é importante saber quanto tempo dura um preenchimento estético e outras técnicas.

Na verdade, nenhuma cirurgia plástica para rejuvenescer oferece resultados eternos, pois não é possível interromper a passagem do tempo. Contudo, seus efeitos são mais duradouros e significativos do que os tratamentos estéticos.

Os procedimentos estéticos menos invasivos muitas vezes são preferidos por oferecer soluções mais simples, rápidas e acessíveis.

Indicações do preenchimento estético

Antes de saber quanto tempo dura um preenchimento estético, precisamos conhecer as principais indicações desse tratamento para descobrir se ele se aplica à sua queixa.

Quando pensamos em combate ao envelhecimento, geralmente nos lembramos de técnicas como o Botox, que atuam no combate às rugas. Porém, esse procedimento só é capaz de atenuar as rugas de expressão, como os pés de galinha, ou rugas dinâmicas.

Assim, quando se trata de rugas permanentes ou profundas, como o bigode chinês, o Botox não oferece uma boa solução.

representação de procedimento estético

fonte: pinterest

É aqui que entram em cena os preenchimentos estéticos, que ainda apresentam outras indicações. Conheça as principais:

  • Preenchimento de rugas permanentes e sulcos profundos, como o bigode chinês e a linha que surge entre as sobrancelhas;
  • Preenchimento labial para recuperar o volume perdido ou aumentar o volume natural dessa região;
  • Tratamento de olheiras profundas, quando há um desnível entre a pálpebra inferior e a bochecha;
  • Reposição do volume facial perdido, especialmente nas maçãs do rosto, têmporas e mandíbula;
  • Redefinição dos contornos da face, de modo a proporcionar um aspecto mais jovem e descansado;
  • Rejuvenescimento das mãos ao disfarçar a aparência de veias protuberantes;
  • Rinomodelação, técnica utilizada para corrigir pequenos defeitos do nariz.

A escolha da melhor técnica de preenchimento estético depende da queixa apresentada e das condições da pele do paciente, podendo variar de pessoa para pessoa.

Quanto tempo dura um preenchimento estético: conheça as diferenças

Embora os preenchimentos estéticos tenham como princípio básico a aplicação de uma substância injetável para conferir mais volume a uma região, existem diferentes técnicas e materiais utilizados para essa finalidade.

Assim, os diversos tratamentos com substâncias preenchedoras apresentam durações também diferentes. Conheça os principais tipos e saiba quanto tempo dura um preenchimento estético:

  1. Preenchimento facial e labial: cerca de 12 meses

Utilizado como preenchedor em regiões como maçãs do rosto, mandíbula, lábios, além de olheiras e sulcos profundos, o ácido hialurônico é reabsorvido porque ocorre naturalmente no organismo.

Essa substância costuma ser muito bem aceita, evitando reações adversas. Além disso, o ácido hialurônico atrai moléculas de água, deixando a pele mais viçosa e hidratada. Depois de cerca de 12 meses, é necessário repetir o procedimento para manter seus efeitos.

  1. MD Codes: 12 a 18 meses

O MD Codes é uma espécie de “preenchimento facial” mais avançado. Esta técnica também utiliza o ácido hialurônico, mas apresenta vantagens por seguir um mapeamento do rosto de cada paciente, oferecendo resultados mais personalizados.

Com esse estudo, identificam-se as regiões que mais necessitam do preenchimento e, dessa forma, o ácido hialurônico é aplicado para recuperar seu poder de sustentação e combater a flacidez, proporcionando efeito de lifting não cirúrgico.

  1. Sculptra: cerca de 24 meses

Este preenchimento estético é realizado com a aplicação de ácido polilático, uma substância de origem não animal que é bem aceita pelo organismo e estimula a atividade dos fibroblastos, as células que produzem as fibras de colágeno.

Como o colágeno leva cerca de dois meses para amadurecer, os resultados são percebidos com mais intensidade depois desse intervalo, durando cerca de dois anos dependendo dos hábitos de vida de cada paciente.

  1. Radiesse: 18 a 24 meses

O Radiesse faz parte dos bioestimuladores do colágeno, ou seja, um conjunto de substâncias capazes de ativar a produção dessa proteína. Esse tratamento é feito com a aplicação de um gel com microesferas de hidroxiapatita de cálcio, que ocorre naturalmente no organismo.

Dessa forma, o Radiesse permite o nivelamento de sulcos e depressões e a reposição do volume facial perdido, com resultados que podem permanecer por até dois anos.

mulher sorrindo com a mão no rosto
  1. Ellansé: 1, 2, 3 ou 4 anos

O Ellansé também está entre os preenchedores bioestimulantes mais modernos, mas ele está disponível em quatro versões com diferentes durações: 1, 2, 3 ou 4 anos, conforme os objetivos do paciente. Saiba mais sobre como o Ellansé funciona!

Quem vai fazer esse preenchimento pela primeira vez pode optar por uma versão com menor tempo de duração, enquanto os pacientes que já conhecem a técnica e seus resultados podem encontrar mais vantagem nas versões que duram mais tempo.

  1. Lipoenxertia: depende

A lipoenxertia consiste em um preenchimento feito com a própria gordura do paciente, ou seja, a partir do tecido adiposo removido em procedimentos como a lipoaspiração. Essa gordura é tratada e, em seguida, injetada nos locais que precisam de mais volume.

Como a substância injetada é um tecido da própria pessoa, cerca de 40% a 50% do seu volume é absorvido pelo organismo nos primeiros três meses. Depois desse tempo, os resultados são considerados definitivos.

Mesmo sabendo quanto tempo dura um preenchimento estético em média, devemos ter em mente que esses intervalos podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com as características de sua pele e os hábitos de vida de cada paciente.

Descubra qual desses preenchimentos é o mais adequado para você marcando um horário com a Dra. Luciana Pepino! E não perca a chance de conhecer também as opções de cirurgia plástica que a clínica oferece!

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).