11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Quais são os principais procedimento estéticos procurados no país?

procedimentos estéticos

Você já se perguntou quais são os principais procedimentos estéticos realizados no Brasil? Existe uma lista bastante extensa e que revela que a nossa população tem grandes preocupações quando o assunto é aparência, beleza e estética.

O Brasil está em terceiro lugar entre os países que mais realizam tratamentos estéticos. Continue lendo para descobrir quais são os mais famosos por aqui e comparar com as suas preferências!

Dados sobre os procedimentos estéticos no Brasil

Como dissemos, o Brasil é um dos países que mais realizam tratamentos dessa natureza. De acordo com o último relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), ocupamos o terceiro lugar em quantidade de procedimentos, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.

Com um total de 961.290 procedimentos estéticos registrados em 2017, os tratamentos realizados no Brasil correspondem a 7,1% do número de intervenções não cirúrgicas feitas no mundo todo.

Porém, quando consideramos o número de cirurgias plásticas, ou seja, procedimentos mais invasivos, passamos para o segundo lugar, novamente atrás dos Estados Unidos. Nesse caso, foram registrados 1.466.245 cirurgias, correspondendo a 13,5% do total mundial.

A segunda colocação se mantém quando observamos os números referentes a todos os procedimentos, incluindo cirúrgicos e não cirúrgicos: no período analisado pela ISAPS, tivemos um total de 2.427.535 intervenções, equivalentes a 10,4% dos registros em todo o globo.

Principais procedimentos estéticos no Brasil em 2018

O relatório da ISAPS divulgado em novembro de 2018 considera os tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos realizados no mundo todo durante o ano anterior, apresentando a lista das intervenções preferidas em cada país, inclusive no Brasil.

Porém, a metodologia da pesquisa feita pela ISAPS agrupa alguns tratamentos conforme seus objetivos (por exemplo, “tratamentos para celulite”), de forma que nem sempre é possível saber quais foram as técnicas exatas utilizadas.

De qualquer maneira, esse relatório é uma excelente ferramenta para entender melhor as preferências de médicos e pacientes e ter uma boa ideia de quais são os principais procedimentos estéticos no Brasil. Confira abaixo o ranking do quinto para o primeiro lugar.

 Fotorrejuvenescimento — 38.940

Com quase 39 mil registros, em quinto lugar na lista dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil está o fotorejuvenescimento, ou seja, combate aos sinais do envelhecimento por meio da luz intensa pulsada.

Esse tratamento funciona por meio da produção de calor na pele, o que permite tratar vários tipos de marcas causadas pela passagem do tempo ao atingir a melanina (pigmento escuro) e os vasinhos e ao estimular a produção de colágeno.

Dessa forma, o fotorejuvenescimento pode ser indicado para tratar rugas de expressão, olheiras escuras, melasmas, manchas, alteração da textura da pele e vasinhos aparentes em regiões como rosto, pescoço, colo e mãos.

Tratamentos para celulite — 48.070

A aparência de casca de laranja é um grande incômodo para muitas mulheres (e alguns homens), de modo que os tratamentos para celulite ocupam o quarto lugar entre os principais procedimentos estéticos realizados no Brasil.

Embora o relatório da ISAPS não especifique as técnicas utilizadas, é possível inferir que elas incluem os tratamentos mais famosos por aqui. Um deles é a radiofrequência, que utiliza ondas eletromagnéticas e calor para firmar a pele e eliminar a gordura.

Outro procedimento muito utilizado para tratar a celulite é a carboxiterapia, que consiste na aplicação de gás carbônico de grau medicinal logo abaixo da pele, de modo a quebrar as células de gordura e melhorar a qualidade e a aparência do tecido cutâneo.

Veja mais — Confira 9 mitos e verdades sobre celulites e estrias!

Remoção de pelos — 57.255

Por aqui, a maior parte das mulheres se sente desconfortável ao exibir seus pelos corporais. Mesmo que eles sejam absolutamente normais e não signifiquem falta de higiene, ter a pele bem lisinha costuma estar entre os desejos do público feminino.

Além disso, muitos homens se preocupam com o excesso de pelos em regiões como costas, peito e barba. Dessa forma, a remoção de pelos está entre os procedimentos estéticos mais procurados no país, seja com métodos a laser ou com uso da luz intensa pulsada.

Preenchimento com ácido hialurônico — 254.375

ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente em nosso corpo, sendo muito bem-aceito pelo organismo, e que tem o poder de preencher espaços e dar volume a diversas regiões da face.

Por isso, sua versão sintética pode ser utilizada em diversos tratamentos não cirúrgicos, fazendo com que os preenchimentos com essa substância ocupem o segundo lugar no ranking de principais procedimentos estéticos no Brasil. Conheça algumas possibilidades:

  • preenchimento labial: utilizado para aumentar ou repor o volume perdido dos lábios;
  • preenchimento facial: empregado para redefinir os contornos faciais e repor o volume perdido em regiões como maçãs do rosto, mandíbula e queixo;
  • tratamento de rugas estáticas: usado para tratar rugas e sulcos profundos, como o bigode chinês e as rugas verticais na região entre as sobrancelhas;
  • tratamento de olheiras profundas: é capaz de preencher a região abaixo da pálpebra inferior, nivelando-a com as áreas ao seu redor;
  • rinomodelação: é usado em uma versão mais viscosa para corrigir pequenas imperfeições no nariz de forma pouco invasiva. Conheça as diferenças entre a rinoplastia e a rinomodelação.

Toxina botulínica — 399.905

Por fim, o grande campeão entre os procedimentos estéticos mais procurados no país é a aplicação de toxina botulínica, ou o famoso Botox. Com quase 400 mil tratamentos em 2017, essa é uma das técnicas mais famosas para combater o envelhecimento.

A toxina botulínica é indicada para o tratamento das rugas e linhas de expressão, ou seja, aquelas que surgem conforme os movimentos faciais, como os pés de galinha, as linhas horizontais da testa e os risquinhos ao redor da boca.

Além disso, o Botox pode ser utilizado para levantar a sobrancelha e para tratar o suor excessivo (hiperidrose) em regiões como mãos, pés, axilas e face.

Agora que você já sabe quais foram os procedimentos estéticos mais realizados em 2018, com certeza deve estar curiosa em relação aos procedimentos estéticos realizados no ano de 2019, não é mesmo?

A cada dia surgem procedimentos estéticos não invasivos que atraem cada vez mais mulheres em busca da pele perfeita, do rosto impecável e de alguma outra melhoria estética disponível. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a busca por esse tipo de tratamento estético pouco ou nada invasivo aumentou em 390% nos últimos 2 anos.

Esse movimento é fácil de se entender, uma vez que os procedimentos estéticos que não dependem de cirurgia podem ser realizados em clínicas e consultórios, muitas vezes dispensam cuidados posteriores e têm o valor muito mais acessível quando comparados com cirurgias plásticas.

Principais procedimentos estéticos no Brasil em 2019

Desta vez, a fonte da pesquisa é uma plataforma de marketing digital chamada SemRush, que levantou quais foram os termos relacionados aos procedimentos estéticos mais buscados em 2019, em plataformas como o Google, por exemplo.

Limpeza de pele — 543 mil

O rosto é a parte do nosso corpo que fica mais em evidência, independentemente do clima e das roupas que usamos. Talvez essa seja uma boa explicação para as preocupações que temos com a face. Sendo assim, o líder de buscas foi o termo limpeza de pele.

Hoje, já é do conhecimento geral que os cuidados com a pele se iniciam justamente com a sua limpeza, e que na hora desse procedimento estético é possível aplicar ativos que vão beneficiar a pele a longo prazo.

Bichectomia — 529 mil

A bichectomia é um procedimento estético que pretende retirar do rosto uma parte chamada de bola de Bichat, o que, na prática corresponde a uma área adiposa localizada na parte interna da bochecha.

Com o procedimento realizado, o desejo de um rosto mais fino e elegante é facilmente atingido.

Depilação a laser — 529 mil

A depilação a laser não é um procedimento novo, contudo vem sendo modernizado com o objetivo de causar menos dor e incômodos para quem está buscando se livrar dos pelos indesejados.

Em função dessas mudanças, e por ser um procedimento com bom custo-benefício e resultados duradouros, ficou em terceiro lugar no ranking dos procedimentos estéticos mais procurados no primeiro semestre de 2019.

Preenchimento com ácido hialurônico — 513 mil

Neste post já mencionamos o preenchimento com ácido hialurônico como um dos procedimentos mais realizados no ano de 2018. Como a pesquisa da SemRush em 2019 demonstrou, nesse ano o preenchimento continuou em alta sendo muito procurado nos buscadores da internet.

O que talvez possa explicar todo esse sucesso do preenchimento é sua multiplicidade de aplicações, a boa duração do tratamento que vai de 8 meses a 1 ano e os efeitos imediatos que ele oferece. Afinal, sair mais jovem do consultório é tudo que as pessoas querem!

Unhas em gel — 493 mil

As unhas em gel ganharam o gosto popular ao se difundirem entre as famosas da TV e da internet.

Mais práticas e mais duráveis que o método tradicional de esmaltar e cutilar as unhas, elas têm feito muito sucesso e se propagaram rapidamente por aqui, como recurso para estarmos sempre com as unhas bonitas e feitas.

E aí, você se identificou com as preferências dos brasileiros em relação aos procedimentos estéticos? Para saber mais sobre esses procedimentos, acesse o site da Dra. Luciana Pepino e descubra as melhores opções para você!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).