Lipo de Papada: Veja Tudo o Que Você Precisa Saber!

A gordura localizada no pescoço está deixando você com uma aparência envelhecida? É possível se livrar desse problema e melhorar muito o aspecto dessa região!

Sempre que pensamos em tratamentos para o rejuvenescimento, logo nos vêm à mente procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para o rosto, como a aplicação de Botox, o preenchimento com ácido hialurônico, a cirurgia de pálpebras, o lifting facial etc.

Porém, não são apenas os sinais do envelhecimento no rosto que influenciam nossa aparência. Outra parte do corpo que também sofre com a passagem do tempo e pode causar alguns incômodos quando nos olhamos no espelho é o pescoço.

Com o avanço da idade, a genética, o peso, entre outros fatores, a pele do pescoço se torna mais flácida e tende a acumular gordura, formando o famoso e indesejável queixo duplo. Felizmente, a lipo de papada pode nos ajudar com esse problema.

Lipo de papada: conheça o procedimento 

A lipoaspiração da papada tem por objetivo remover o excesso de gordura que se acumula na região do pescoço, geralmente acompanhado pela flacidez da pele. Assim, a lipo pode ser feita sozinha ou combinada com um lifting para levantar os tecidos.

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar com anestesia local e sedação. Em alguns casos, porém, pode ser utilizada a anestesia geral se necessário.

A lipo de papada é feita da mesma forma que em outras regiões do corpo: depois que o tecido estiver anestesiado, o cirurgião injeta uma mistura de soro e adrenalina para provocar o rompimento das células de gordura e facilitar sua remoção. 

Em seguida, são inseridas pequenas cânulas logo abaixo do queixo, as quais são movimentadas para soltar as células adiposas. Essas cânulas são ligadas a um aparelho de vácuo e, assim, é feita a sucção do excesso de gordura.

As cânulas são inseridas através de três incisões de aproximadamente 3 milímetros. Duas delas ficam localizadas atrás dos lóbulos das orelhas e uma abaixo do queixo, proporcionando cicatrizes bastante discretas.

Caso seja necessário corrigir a flacidez, é feita uma sutura da musculatura do pescoço (platisma) para unir as bandas separadas e suspender novamente este tecido, fazendo também uma tração na pele. Com isso, toda a região tem o efeito de lifting.

Lipoaspiração a laser de papada

Nesse procedimento, a lipo é feita com o uso do laser emitido por uma fibra ótica acoplada à cânula. Esse feixe de luz atua sobre a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se rompam.

Por ter um efeito cauterizador nos vasos, o laser diminui o sangramento e as manchas roxas e ainda favorece a produção do colágeno, a proteína que dá firmeza, sustentação e elasticidade à pele, ajudando assim a combater a flacidez.

Pós-operatório e recuperação

O pós-operatório da lipo de papada pode apresentar algum inchaço, por isso recomenda-se fazer compressas frias sobre o rosto e o pescoço nas primeiras 48 horas. Pode ser necessário fazer uso de drenos, que costumam ser retirados no dia seguinte à cirurgia.

Também devido ao edema, é importante que o paciente mantenha a cabeça ligeiramente elevada nas primeiras 24 horas, utilizando travesseiros extras para dormir. O ideal é que a cabeça forme um ângulo de 30 graus em relação ao corpo.

Recomenda-se que o paciente faça repouso relativo por uma semana. Atividades laborais que não exijam esforço físico podem ser retomadas em poucos dias, apenas devem-se evitar os movimentos bruscos. Os exercícios físicos, porém, precisam aguardar 30 dias.

O paciente sairá da sala de cirurgia com um curativo feito com algodão, gaze e faixa para proteger os tecidos. No dia seguinte, esse curativo deverá ser trocado por outro menor – de acordo com a orientação do cirurgião. Os pontos são retirados entre o 6º e o 14º dia.

Além disso, o uso da malha compressiva pode ser recomendado pelo médico por cerca de 15 dias, o que ajuda a manter os tecidos em suas novas posições e favorece uma boa cicatrização.

Também de acordo com o cirurgião, pode ser indicado realizar sessões de drenagem linfática para acelerar a eliminação do edema e evitar o surgimento da fibrose, uma das complicações mais comuns depois de uma lipoaspiração.

Enquanto houver inchaço e regiões arroxeadas, o paciente deverá se proteger do sol para evitar o surgimento de manchas permanentes. O protetor solar com FPS de no mínimo 30 deverá ser utilizado diariamente. 

Como em outras cirurgias plásticas, é preciso aguardar a completa eliminação do inchaço para observar os resultados finais da lipo de papada, o que em geral acontece de 6 meses a um ano depois do procedimento.

É importante lembrar que a lipoaspiração não é uma técnica de emagrecimento, por isso o paciente não deve esperar uma perda de peso depois da cirurgia, mesmo que seja feita a aspiração da gordura de outras partes do corpo.

Quando feita para eliminar a gordura localizada, porém, a lipoaspiração do pescoço traz excelentes resultados de rejuvenescimento, eliminando o volume indesejado nessa região.

Se for necessário, os resultados podem ser ainda melhores se também for feito o lifting (sutura do músculo) para corrigir a flacidez. Vale lembrar que, hoje em dia, o levantamento dos tecidos é feito para obter uma aparência natural, não mais a antiga aparência “repuxada”.

Dessa forma, a cirurgia permite que o paciente recupere seus contornos, deixando o pescoço em harmonia com a face e dando um visual muito mais jovem.

Se você ficou interessada nesse procedimento e gostaria de saber mais sobre ele, agende hoje mesmo uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir se essa é a técnica mais indicada para você.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).