(11) 3285-6412Segunda a Sexta-Feira das 10h às 19h
Clínica Especializada em Cirurgias Plásticas
  • A Clínica
  • Cirurgias
  • Procedimentos
  • Informações
  • Dicas
  • Contato
  • Blog
Agendar Consulta
retornar

Lipo de Papada: Veja Tudo o Que Você Precisa Saber!

A gordura localizada no pescoço está deixando você com uma aparência envelhecida? É possível se livrar desse problema e melhorar muito o aspecto dessa região!

Sempre que pensamos em tratamentos para o rejuvenescimento, logo nos vêm à mente procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para o rosto, como a aplicação de Botox, o preenchimento com ácido hialurônico, a cirurgia de pálpebras, o lifting facial etc.

Porém, não são apenas os sinais do envelhecimento no rosto que influenciam nossa aparência. Outra parte do corpo que também sofre com a passagem do tempo e pode causar alguns incômodos quando nos olhamos no espelho é o pescoço.

Com o avanço da idade, a genética, o peso, entre outros fatores, a pele do pescoço se torna mais flácida e tende a acumular gordura, formando o famoso e indesejável queixo duplo. Felizmente, a lipo de papada pode nos ajudar com esse problema.

Lipo de papada: conheça o procedimento 

A lipoaspiração da papada tem por objetivo remover o excesso de gordura que se acumula na região do pescoço, geralmente acompanhado pela flacidez da pele. Assim, a lipo pode ser feita sozinha ou combinada com um lifting para levantar os tecidos.

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar com anestesia local e sedação. Em alguns casos, porém, pode ser utilizada a anestesia geral se necessário.

A lipo de papada é feita da mesma forma que em outras regiões do corpo: depois que o tecido estiver anestesiado, o cirurgião injeta uma mistura de soro e adrenalina para provocar o rompimento das células de gordura e facilitar sua remoção. 

Em seguida, são inseridas pequenas cânulas logo abaixo do queixo, as quais são movimentadas para soltar as células adiposas. Essas cânulas são ligadas a um aparelho de vácuo e, assim, é feita a sucção do excesso de gordura.

As cânulas são inseridas através de três incisões de aproximadamente 3 milímetros. Duas delas ficam localizadas atrás dos lóbulos das orelhas e uma abaixo do queixo, proporcionando cicatrizes bastante discretas.

Caso seja necessário corrigir a flacidez, é feita uma sutura da musculatura do pescoço (platisma) para unir as bandas separadas e suspender novamente este tecido, fazendo também uma tração na pele. Com isso, toda a região tem o efeito de lifting.

Lipoaspiração a laser de papada

Nesse procedimento, a lipo é feita com o uso do laser emitido por uma fibra ótica acoplada à cânula. Esse feixe de luz atua sobre a membrana das células de gordura, fazendo com que elas se rompam.

Por ter um efeito cauterizador nos vasos, o laser diminui o sangramento e as manchas roxas e ainda favorece a produção do colágeno, a proteína que dá firmeza, sustentação e elasticidade à pele, ajudando assim a combater a flacidez.

Pós-operatório e recuperação

O pós-operatório da lipo de papada pode apresentar algum inchaço, por isso recomenda-se fazer compressas frias sobre o rosto e o pescoço nas primeiras 48 horas. Pode ser necessário fazer uso de drenos, que costumam ser retirados no dia seguinte à cirurgia.

Também devido ao edema, é importante que o paciente mantenha a cabeça ligeiramente elevada nas primeiras 24 horas, utilizando travesseiros extras para dormir. O ideal é que a cabeça forme um ângulo de 30 graus em relação ao corpo.

Recomenda-se que o paciente faça repouso relativo por uma semana. Atividades laborais que não exijam esforço físico podem ser retomadas em poucos dias, apenas devem-se evitar os movimentos bruscos. Os exercícios físicos, porém, precisam aguardar 30 dias.

O paciente sairá da sala de cirurgia com um curativo feito com algodão, gaze e faixa para proteger os tecidos. No dia seguinte, esse curativo deverá ser trocado por outro menor – de acordo com a orientação do cirurgião. Os pontos são retirados entre o 6º e o 14º dia.

Além disso, o uso da malha compressiva pode ser recomendado pelo médico por cerca de 15 dias, o que ajuda a manter os tecidos em suas novas posições e favorece uma boa cicatrização.

Também de acordo com o cirurgião, pode ser indicado realizar sessões de drenagem linfática para acelerar a eliminação do edema e evitar o surgimento da fibrose, uma das complicações mais comuns depois de uma lipoaspiração.

Enquanto houver inchaço e regiões arroxeadas, o paciente deverá se proteger do sol para evitar o surgimento de manchas permanentes. O protetor solar com FPS de no mínimo 30 deverá ser utilizado diariamente. 

Como em outras cirurgias plásticas, é preciso aguardar a completa eliminação do inchaço para observar os resultados finais da lipo de papada, o que em geral acontece de 6 meses a um ano depois do procedimento.

É importante lembrar que a lipoaspiração não é uma técnica de emagrecimento, por isso o paciente não deve esperar uma perda de peso depois da cirurgia, mesmo que seja feita a aspiração da gordura de outras partes do corpo.

Quando feita para eliminar a gordura localizada, porém, a lipoaspiração do pescoço traz excelentes resultados de rejuvenescimento, eliminando o volume indesejado nessa região.

Se for necessário, os resultados podem ser ainda melhores se também for feito o lifting (sutura do músculo) para corrigir a flacidez. Vale lembrar que, hoje em dia, o levantamento dos tecidos é feito para obter uma aparência natural, não mais a antiga aparência “repuxada”.

Dessa forma, a cirurgia permite que o paciente recupere seus contornos, deixando o pescoço em harmonia com a face e dando um visual muito mais jovem.

Se você ficou interessada nesse procedimento e gostaria de saber mais sobre ele, agende hoje mesmo uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir se essa é a técnica mais indicada para você.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.


Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Dra. Luciana L. Pepino.

Diretora Técnica Médica

CRM-SP: 106.491

RQE: 25827

Membro da ISAPS – International Society of Aesthetics Plastic Surgery

Membro da ASPS – American Society of Plastic Surgeon

Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP

Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte – MG

Formada em Medicina pela faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG

Agende sua consulta

Deixe o seu comentário

  1. JULIANA

    Estou completando hoje 37dias de lipo de papada, somente retirada da gordura. Meu queixo está com pele ao lado da mandibula, sou uma pessoa magra, esta pele voltará ao normal,é muito cedo para me preocupara com isto, ainda terei mudanças?

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá! Sinceramente, a Dra. Luciana só tem como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem o seu diagnóstico. É impossível responder sobre o seu caso, especificamente, sem ela lhe ver e avaliar-lhe pessoalmente. Se desejar, será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial. Veja como funciona nosso agendamento no (11) 3285-6412 / (11) 3285-3514 / (11) 3284-4216 / (11) 3284-5851. Nosso site é www.lucianapepino.com.br. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino.

      responder
    2. Dra. Luciana Pepino

      Olá! Sinceramente, a Dra. Luciana só tem como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem o seu diagnóstico. É impossível responder sobre o seu caso, especificamente, sem ela lhe ver e avaliar-lhe pessoalmente. Se desejar, será um prazer lhe atender numa consulta médica presencial. Veja como funciona nosso agendamento no (11) 3285-6412 / (11) 3285-3514 / (11) 3284-4216 / (11) 3284-5851. Nosso site é www.lucianapepino.com.br. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino

      responder
  2. Vanessa

    A lipo aspirada de papada pode deixar a pele do pescoço flácida?

    responder
    1. Dra. Luciana Pepino

      Olá! Tudo depende de cada caso, mas a lipoaspiração de papada não gera flacidez. Atenciosamente, Concierge Dra. Luciana Pepino.

      responder

Leia Também

Carregando...

Assine nossa newsletter

Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.

whatsapp

Cirurgias

Procedimentos

Links Úteis

Telefones de Contato

Políticas de Privacidade

Dra. Luciana L. Pepino. Diretora Técnica Médica

CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

logo

2022. Dra. Luciana Pepino

Todos os direitos reservados.