Papada: um incômodo que pode ser eliminado através de procedimentos cirúrgicos simples

Saiba mais sobre o lifting facial, lifting com fios e  lipo de papada e descubra a eficiência desses procedimentos para melhorar a região do pescoço

Devido a constante busca pelo rosto e corpo perfeitos, muitas pessoas recorrem aos mais variados procedimentos estéticos, entre eles, a cirurgia plástica. Porém, podemos dizer que um belo físico não é a única função desse tipo de cirurgia, aliás, sua importância vai muito além desse fator. Defeitos ocasionados no corpo ou rosto, provenientes de acidentes, doenças ou excesso de peso, como por exemplo a papada, também podem ser corrigidos através da plástica. Essa característica normalmente acomete pessoas que se encontram acima do peso, fazendo com que acumulem gordura na região do pescoço, mas com a ajuda da lipo de papada esse problema pode ser eliminado.

A cirurgia de lipo de papada é o procedimento pelo qual a gordura dessa região será sugada. Para isso, deverão ser feitas pequenas incisões abaixo do queixo do paciente, onde, com o auxílio de um pequeno aspirador cirúrgico ou de uma seringa, a gordura será cuidadosamente extraída. A anestesia para esse procedimento pode ser local com sedação. No caso de uma pele com muita flacidez, faz-se necessário a realização do lifting facial após a lipo.

Também conhecido como ritidoplastia, o lifting facial é uma cirurgia bastante complexa que consiste na retirada do excesso de pele. Nesse procedimento o médico fará algumas incisões na frente e atrás da orelha do paciente, onde a partir desse ponto ele esticará e retirará sua pele em excesso. Todo esse procedimento cirúrgico pode durar de 4 a 5 horas. Vale ressaltar que a ritidoplastia não é necessária em pessoas que estejam com a pele firme, nesse caso, apenas a lipo de papada é suficiente.

Há outro tipo de cirurgia que também pode ser realizada visando a eliminação desse incômodo. É o lifting com fios. Nesse procedimento, o fio faz tração e por ser composto por ácido polilático, irá estimular a produção de colágeno de forma progressiva. Resumidamente pode-se afirmar que o fio atuará na sustentação da pele, fazendo com que sua aparência continue natural, sem perder as expressões faciais, e a pequena papada, é claro, seja eliminada. Uma grande vantagem do lifting com fios é que nesse procedimento não há cortes.

Na verdade, o fio será introduzido por meio de pontos extremamente pequenos, que são praticamente imperceptíveis. Com isso, o fio dará a sustentação que a pele necessita. Devido a essa praticidade, o paciente consegue retornar às suas atividades logo após ao procedimento cirúrgico. Para a realização dessa cirurgia, a aplicação de anestesia local é o suficiente. É importante salientar que o lifting com fios não é recomendado para pessoas que possuem rosto obeso ou com pele muito flácida.

Apesar de apresentarem diferentes complexidades em seus procedimentos, tanto o lifting com fios como a lipo de papada (esta última podendo em alguns casos ocorrer juntamente com o lifting facial) são procedimentos que podem trazer ótimos resultados ao paciente dependendo do seu grau de flacidez e só devem ser realizados por profissional devidamente capacitado para tal. Por isso, antes de decidir por qualquer intervenção cirúrgica, converse com um cirurgião plástico de sua confiança sobre a melhor forma de atingir seus objetivos em relação à sua aparência física.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Flávia Pinto Ribeiro disse:

    Eu quero muito fazer por que realmente me incomoda gostaria de fazer uma avaliação na minha papa tinha kkkkk