11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Preenchimento do mento: como funciona?

Mulher com preenchimento do mento

Conheça a técnica que promete deixar o seu rosto mais harmônico e devolver sua autoestima

Uma das regiões com maior destaque no rosto, o mento – ou queixo –  é uma parte importante na composição facial e influencia diretamente na harmonização do rosto.

Quando sua estrutura é desproporcional, sendo ele mais para dentro ou para fora, a situação pode comprometer a estética e a autoestima de homens e mulheres, que por sua vez, encontram no preenchimento do mento a solução.

Com a técnica, é possível alongar ou remodelar o queixo, sem que para isso seja necessário submeter-se a uma cirurgia plástica, sendo indicada para pacientes que tenham insatisfação estética com a região.

O que é o preenchimento do mento?

O preenchimento do queixo, como é popularmente conhecido, tem como objetivo principal remodelar o queixo para que ele fique mais harmônico com as demais áreas do rosto, melhorando assim, a aparência do paciente.

O método permite empinar, arredondar, aumentar, projetar e até mesmo afinar o mento sem a necessidade de realizar uma cirurgia plástica, melhorando seu formato e valorizando a face.

Assim como os demais tratamentos feitos com o ácido hialurônico, a substância ajuda a repor o volume perdido, muitas vezes causado pelo envelhecimento na região em questão.

É importante ressaltar que, por se tratar de uma substância que nosso próprio corpo produz, os riscos de rejeição são mínimos, o que torna a técnica segura e eficaz na maioria dos casos.

Como a técnica é realizada

Ao optar por realizar o preenchimento do queixo, é necessário realizar uma consulta de avaliação com o profissional que irá realizá-lo.

Neste momento, é importante tirar todas as possíveis dúvidas e alinhar inclusive as expectativas do paciente quanto aos resultados.

O método normalmente é realizado no próprio consultório médico, sem que haja necessidade de internação, não sendo necessário qualquer preparo prévio.

Antes de iniciar o processo, é realizada uma marcação para delimitar onde será injetado o ácido, de acordo com as particularidades e objetivos de cada caso.

Posteriormente, é aplicado uma pomada anestésica ou anestesia local sem sedação, para promover maior conforto e segurança ao paciente.

Todo o processo costuma ter duração de menos de uma hora, sendo o paciente liberado para retorno às atividades normalmente após a conclusão do procedimento.

Quando o método é indicado?

A recomendação para realizar o preenchimento do mento se dá para homens e mulheres que nasceram ou possuem um queixo desproporcional em decorrência do envelhecimento ou acidente.

Para quem não teve a sorte de nascer com o rosto simétrico e harmônico, recorrer a esta solução pode devolver a autoestima, além de promover uma aparência estética mais agradável e geométrica.

Quem está apto a fazer?

O preenchimento do queixo é indicado para qualquer paciente que possua insatisfação estética com a região, mas não quer se submeter ao bisturi.

Embora possa ser realizado em homens e mulheres que queiram corrigir ou remodelar o queixo, a técnica é muito procurada por pacientes homens, que buscam alcançar uma aparência mais masculina, deixando o queixo mais quadrado e acentuado.

No entanto, com o crescimento da procura pela harmonização facial, muitas mulheres também têm se beneficiado com o procedimento, garantindo um rosto mais simétrico e jovial.

Mulher de perfil evidenciando o queixo

Contraindicações

Os pacientes não recomendados a realizar o método são aqueles que possuem alergia ao ácido hialurônico, ou doenças crônicas autoimunes, como a diabetes e tireoidismo.

Além disso, o recomendado é que a técnica só seja realizada com um cirurgião plástico capacitado e certificado, que esteja atuando dentro das normas da SBCP e da Anvisa.

Vale lembrar que a escolha do profissional vai impactar diretamente nos resultados alcançados, portanto, a dica é verificar todas as informações necessárias antes de submeter-se a qualquer procedimento.

Resultados e benefícios

Cerca de dois a três dias após a realização, já é possível observar as mudanças com mais clareza.

No entanto, o resultado final do processo só será possível observar dentro de quatro semanas, que é quando os edemas e o inchaço causado pela técnica já terá desaparecido completamente.

Além de promover uma melhora na harmonia facial, o método usado para preencher o mento oferece como um dos principais benefícios a recuperação da autoestima, fazendo com que pacientes se sintam mais contentes com a estética facial.

Esse fator é importante, pois essas características são capazes de devolver a autoconfiança, segurança e beleza.

Associe outras técnicas para melhora na harmonização facial

Sendo uma das técnicas utilizadas para promover a harmonização facial, o preenchimento do mento pode ser associado à outros métodos para que se obtenha melhores resultados.

A aplicação de botox para melhorar os contornos faciais, o preenchimento labial, para dar mais volume aos lábios, mudanças no nariz e tratamentos para sulcos e rugas estão entre os mais procurados.

Os efeitos e a duração dos resultados podem variar de acordo com o método escolhido, portanto é preciso consultar um médico cirurgião para entender as particularidades de cada um.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).