11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

O que é lipoescultura e a quem se destina

Lipoescultura: a quem se destina

Conheça a lipoescultura e entenda suas indicações

Considerada um procedimento com motivações estéticas, a lipoescultura é feita para retirar o excesso de gordura de pequenas regiões específicas do corpo e reposicioná-las de volta estrategicamente para atingir a aparência desejada. As regiões mais procuradas para este reposicionamento de gordura são os glúteos, as coxas, a panturrilha ou na lateral da barriga, procurando alterar o contorno corporal. O objetivo principal da técnica é o de esculpir o corpo do paciente e remodelar sua silhueta.

Uma das principais diferenças entre a lipoescultura e a lipoaspiração é que a lipo clássica é direcionada para pacientes que desejam retirar o excesso de gordura sem colocá-las de volta no corpo. A retirada é completa. A lipoaspiração, por outro lado, não pode ser utilizada como uma técnica de emagrecimento e não é recomendada para quem não tem um estilo de vida saudável com alimentação balanceada.

Como a cirurgia é feita?

A anestesia utilizada para este tipo de procedimento é a anestesia local ou a peridural, fica a critério do profissional e das análises prévias do paciente. O tipo de anestesia também pode variar de acordo com a região na qual a lipoescultura é realizada, no caso de braços ou queixo, por exemplo, apenas uma sedação local é suficiente. Existe quase um passo a passo a ser realizado pelo cirurgião:

Primeiro a pele é marcada para identificar o local exato da retirada de gordura, depois disso a o excesso de gordura é aspirado por meio de um tubo fino de sucção. Após a retirada da gordura é preciso separá-la do sangue em um aparelho centrifugador de líquidos.  Depois de retirada e separada, o cirurgião reintroduz a gordura em outro local, modelando e aumentando regiões específicas do corpo.

Entenda as vantagens da lipoescultura

A quem a lipoescultura é mais indicada?

Como dito anteriormente, a lipoescultura não é indicada para quem deseja perder peso e eliminar excesso de gordura corpora. As indicações desta prática são diversas, mas é preciso estar atento em alguns detalhes. Pessoas que possuam uma pele firme, elástica e boa saúde são as mais indicadas a fazerem o procedimento. Pacientes que possuam gordura localizada em regiões pontuais e desproporcionais podem solucionar seus problemas com a lipoescultura.

Pessoas que estejam um pouco acima do peso também podem recorrer ao procedimento, entendendo que os processos realizados não culminarão em uma real perda de peso. A lipoescultura pode ser indicada também a quem não tem grande volume no quadril e nos glúteos, recorrendo ao procedimento para redefinir sua silhueta e ganhar volume sem a necessidade de próteses de silicone.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).