11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Existe idade ideal para o lifting facial?

O que saber antes de investir no lifting facial

Conheça o lifting facial e saiba se existe uma idade ideal para recorrer ao procedimento

O lifting facial é uma cirurgia plástica considerada invasiva e tem como objetivo principal, o rejuvenescimento estético da pele do rosto. 

Podendo ser realizado em homens e mulheres, o procedimento busca eliminar de maneira definitiva as rugas, a flacidez e o excesso de pele do rosto, seja ele por idade ou por rápido emagrecimento. Também conhecido como ritidoplastia, este lifting ameniza os vincos e aprimora os contornos faciais.

Em tradução literal, lifting, em português, significa levantar. Trazendo o conceito para a cirurgia plástica facial, os processos realizados durante a cirurgia reposicionam tanto o tecido como a musculatura do rosto, levantando-os e retirando os excessos. 

Você sabia que o lifting facial está na lista das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil? Separamos uma série de informações que te ajudarão a entender melhor sobre este procedimento tão famoso.

Acompanhe o texto a seguir e descubra como o lifting acontece e quais são as indicações. Olha só:

O que é o lifting facial?

Existem alguns tipos de lifting facial, como:

  • mini lifting;
  • lifting temporal;
  • lifting frontal;
  • lifting cérvico facial;
  • lifting endoscopico. 

As diferenças entre eles são, basicamente, a região em que eles acontecem na face e a técnica utilizada em cada um deles. 

No Brasil, este procedimento é normalmente realizado nas pálpebras, mandíbula, pescoço, e área frontal, também conhecida como região T (testa, nariz e queixo).

A anestesia para a realização do procedimento é geral, necessitando fazer uma série de exames e avaliações médicas para tal. 

O tempo de cirurgia é de aproximadamente 4 horas e é recomendável que o paciente permaneça no hospital por ao menos 3 dias após o procedimento. 

A cicatriz do lifting facial localiza-se no contorno frontal das orelhas e podem chegar até a nuca, sempre em regiões que com o tempo consigam ser camufladas. 

Quais são as indicações para este procedimento?

Qual a relação da idade com o lifting facial

 

Uma das principais indicações para o lifting facial está relacionada com a idade. A recomendação é que você recorra ao procedimento apenas após os 45 anos de idade, ok? 

O lifting em regiões do rosto procura corrigir aspectos muito específicos como rugas profundas, marcas de expressão, pele flácida, papada e acúmulo de gordura, por exemplo. Também é possível corrigir excesso de pele sob os olhos, nas bochechas e no pescoço. 

A indicação do procedimento se relaciona ao envelhecimento – precoce ou não – da face, além de pontos de flacidez excessiva. 

Normalmente, este envelhecimento é causado por fatores externos que aceleram o processo de envelhecimento celular, causando efeitos que comprometem a autoestima do paciente. 

É preciso a realização de uma análise médica de cada caso para identificar qual tipo de lifting facial é indicado para a sua condição. 

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).