Fuja da gordura localizada!

A gordura localizada é um pesadelo tanto para homens quanto para mulheres. Mesmo com uma dieta balanceada e muitos exercícios físicos, a bendita ainda está lá, marcando território em sua insistência em não querer sair dali. Um dos lugares onde elas permanecem e que incomodam muitas pessoas é no abdome, onde provoca desconfortos, mesmo que a gordura não seja tão perceptível. As causas desse impasse são variantes, pois pode ser por motivações hereditárias ou alimentação inadequada.

No geral, a gordura localizada é responsável em deixar as pessoas acanhadas com relação ao próprio corpo, por fazer os contornos perderem a harmonia. Esse quadro acontece, principalmente, quando nos alimentamos em excesso, sem queima de calorias, e as gorduras se depositam em regiões específicas tais como coxas, culotes, abdome e braço. No caso do sexo masculino, a barriga é o principal local onde elas aparecem e permanecem. Para você ter uma ideia, nem as magrinhas com tudo nos conformes estão longe das gorduras localizadas.

Não é novidade que os alimentos gordurosos ajudam nesse impasse. Sem contar que, ficar muito tempo sem comer, contribui para o estoque de gordura. Se você tem uma alimentação equilibrada, mas não consegue derreter a gordura localizada, talvez o problema seja nos longos períodos sem comer. Isso dá espaço para a concentração dela. Dessa forma, o velho conselho de comer de 3 em 3 horas também se faz cabível nessa situação, pois o corpo notará que não precisa de comida e permanecerá saciado.

As gorduras localizadas também estão ligadas às questões de flacidez muscular, má postura e sedentarismo. Por isso, mexa o corpo! Fazer exercícios físicos não só vai ajudar a eliminá-las, mas contribuirá também na melhora da saúde, fará com que os músculos fiquem mais tonificados e beneficiará a postura. Jogue a preguiça de lado e renda-se à atividade física, nem que seja uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana. Essa atitude faz toda a diferença!

Atrelado a isso, revise o que você coloca no prato. Se for preciso, peça auxílio a um nutricionista para fazer uma reeducação alimentar. Coma fibras, evite alimentos muito salgados e faça uma boa mastigação, pois isso ajuda na hora da digestão. Mantenha o hábito de beber muita água e fique de olho nas horas de sono. Pouco descanso faz o corpo pedir mais alimento e, unido à ansiedade, você não resistirá às guloseimas para se sentir melhor.

Para você que deseja recorrer aos métodos estéticos para remover a gordura localizada, a drenagem linfática é uma ótima opção. Trata-se de uma massagem que elimina o excesso de líquidos e toxinas, o que evita o acúmulo nas regiões predispostas a ter depósitos de gordura. Para as que querem uma solução mais rápida, a lipoaspiração pode ser uma solução, mas não se esqueça de que, por se tratar de um método cirúrgico, é preciso de uma consulta médica para que os resultados sejam satisfatórios.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. joão disse:

    Parabéns Doutora Luciana, excelente artigo!
    Parabéns pelo trabalho e compromtimento!

    • Luciana Pepino disse:

      Muito obrigada, João! É muito bom receber esse carinho.
      Fica fácil trabalhar bem quando trabalhamos com amor, não é? 🙂

      Um grande beijo!

  2. natalia disse:

    dra.luciana, é verdade que quem tem pressão alta não pode faze drenagem linfática?

    • Luciana Pepino disse:

      Natalia,

      A contra-indicação da drenagem linfática para pessoas com pressão alta é relativa, e varia de caso a caso. O melhor seria consultar um especialista para avaliar o seu caso, pois não tenho como te orientar por aqui.

      Beijos

  3. karla bbrandao disse:

    oi dr.luciana pepino,ja fiz de tudo para emagrecer mas nao concigo ja fiz varias dietas mas devo estar fasendo de forma errada, minha vontade seria uma lipo mas nao tenho condissoes o que eu faço.

    • Luciana Pepino disse:

      Tudo bem, Karla?

      Infelizmente não tenho como te orientar por aqui. Como sempre digo, é de extrema importância que o paciente faça uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Abraços!

  4. MIRIAN CRISTINA MACHADO LIMA disse:

    Dra ja fiz 2 lipo mas eu não consigo ficar com abdomem por mto tempo se gordura, começei a tomar chá verde. O q posso fazer p perder essa gordura não sou de comer gorduras, frituras mas gosto de uma cervejinha será q é a cerveja q ta me dando gordura abdominal eu não entendo pq eu não como tira gosto qd eu bebo e tbm não como mto carboidrato.bjs

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Mirian.

      Infelizmente não é possível te aconselhar da melhor forma por aqui. É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Abraços!

  5. dorinha disse:

    Bom dia doutora …… Tenho hernia umbilical e sou conciderada obesa tenho 92 kilos e 1,55 de altura, gostaria de saber se eu fizesse abnoplastia resolveria o proplema de hernia e não precisaria de tela abnominal…. Pos tenho muito medo desta tela abnominal .. Obrigado

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Dorinha. Infelizmente não tenho como te orientar por aqui. Como sempre digo, é de extrema importância que o paciente faça uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos!

  6. Lia disse:

    Ola,
    Quantas sessões de drenagem seria necessarias para ver algum resultado?
    abraço

    • Luciana Pepino disse:

      Lia,
      Para um pós-operatório, é recomendada 10 sessões de drenagem. Mas a quantidade adequada vai depender muito para cada caso. O melhor seria consultar um especialista para avaliar o seu caso, pois não tenho como te orientar por aqui.

      Beijos

  7. elza alcantara da costa disse:

    gosto muito das suas publicações,m ajudam,n dia a dia,grata

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp