11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Foxy eyes: conheça a tendência

Foxy eyes vira tendência com influencia de famosas, mas gera debate sobre padrões estéticos.

O Foxy Eyes, ou “olhos de raposa” surgiu como uma tendência estética após a adesão de celebridades como Kendall Jenner e Bella Hadid.

O “olhos de raposa” consiste em uma técnica para levantar e alongar o olhar para que o olhar fique com uma aparência de “puxado”. 

O resultado do foxy eyes pode ser obtido tanto com a maquiagem como também com procedimentos clínicos, de forma que é importante conhecer as polêmicas envolvendo essa tendência.

Quais as polêmicas envolvendo o Foxy eyes?

O foxy eyes popularizou-se recentemente, mas já tem levantado diversos debates não apenas quanto segurança e motivação da técnica, mas também quanto a padrões de beleza.

Para algumas pessoas, trata-se de uma tendência estética como qualquer outra. No entanto, a atriz Ana Hikari propôs uma reflexão mais profunda sobre o tema envolvendo padrão de beleza e apropriação cultural.

Ela explica que os “olhos puxados” característico de pessoas amarelas ou de fenótipo oriental e do leste asiático foi usado por décadas pela sociedade ocidental como fonte de insultos e preconceito estético.

A atriz levanta a importância de uma reflexão sobre o assunto e não necessariamente a extinção da tendência. Ela explica que, enquanto nas pessoas que naturalmente tem os olhos puxados essa característica é vista com estigma, nas pessoas brancas que aderem à técnica é visto como algo bonito.

Portanto, a ideia não é que as pessoas não possam aderir aos olhos de raposa, mas que haja uma reflexão sobre padrão de beleza, afinal, há anos as mulheres têm buscado desconstruir imposições e nesse momento é importante ser empático.

Você sabe o que é o Foxy Eyes?

Como aderir ao foxy eyes?

Uma vez que a ideia não é proibir o foxy eyes, mas incentivar um debate sobre padrão de beleza, pessoas brancas podem optar por seguir a tendência estética.

Aqui um aspecto importante é como isso será feito. Uma opção é uma maquiagem bem feita com delineador e sombreado que permite alongar o olhar, obtendo o efeito desejado. Existem diferentes tutoriais que ensinam a obter esse efeito.

A segunda opção são procedimentos estéticos clínicos que podem ser feitos para um resultado permanente ou temporário. Entre as técnicas incluem-se o lifting facial e a blefaroplastia.

Nesses casos, é preciso uma avaliação mais minuciosa da paciente quanto aos seus interesses. Adotar definitivamente uma mudança estética devido uma tendência (que costuma ser passageira) pode trazer arrependimentos futuros, o que deve ser ponderado de antemão.

No caso de técnicas como fios de sustentação e aplicação de toxina botulínica que também podem ser usados para alcançar o foxy eyes o efeito costuma durar alguns meses, sendo importante a reflexão sobre os anseios estéticos da paciente e se justifica uma intervenção desse porte.

Conhecendo as polêmicas envolvendo o foxy eyes e a importância da reflexão antes de aderir a uma tendência estética você pode fazer essa escolha com mais consciência.

O ideal é que no caso de qualquer procedimento estético, seja ele definitivo ou temporário, um cirurgião plástico de confiança seja consultado.

 

Faça parte do nosso grupo no Telegram e fique por dentro do dia a dia da clínica, além de informações exclusivas sobre beleza, bem-estar e eventos que só vão acontecer para este canal.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).