Estética Masculina: 05 Procedimentos Que Todo Homem Deve Fazer

Cuidar da aparência é coisa de mulher? Isso já ficou no passado faz muito tempo! Conheça 5 procedimentos estéticos ideais para conservar a beleza masculina

Quando falamos em procedimentos estéticos, logo imaginamos uma mulher pronta para experimentar as últimas novidades do mercado, certo? Porém, a verdade é que os homens também se preocupam com a aparência e querem se sentir jovens e bonitos.

Por esse motivo, a estética masculina conta com tratamentos especiais para esse público, permitindo que os homens também tenham opções para resolver suas queixas relacionadas ao aspecto do rosto e do corpo.

Conheça agora 5 procedimentos estéticos que todo homem deve fazer para conservar a beleza e a saúde da pele, valorizar seus traços e conquistar uma silhueta harmônica e atraente:

  1. Limpeza de pele

A pele dos homens se diferencia da pele das mulheres por ser mais espessa, ter poros mais dilatados e apresentar uma maior concentração de glândulas sebáceas e sudoríparas.

Com isso, a pele masculina tende a produzir mais óleo e suor, o que aumenta a tendência ao surgimento de cravos e espinhas.

Dessa forma, mesmo que a limpeza de pele seja mais difundida entre as mulheres, esse procedimento também deve fazer parte de uma rotina de estética masculina. Assim, é possível ter um controle maior sobre a oleosidade, evitando a acne.

A limpeza de pele profissional para os homens é bastante parecida com o procedimento feito para as mulheres, se diferenciando principalmente pela escolha de produtos que se adaptam melhor à pele e às preferências masculinas em relação a fragrância e textura. 

    2. Depilação a laser

Já faz tempo que a depilação não é apenas exclusividade feminina! Mesmo que muitos homens adorem ostentar uma bela barba, vários deles se incomodam com a presença de pelos em regiões como peitoral, costas, barriga e axilas.

Por isso, a estética masculina também inclui a depilação a laser. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho que emite luz, a qual é absorvida pela melanina (pigmento que dá cor à pele e aos pelos).

Esse processo promove um aquecimento que danifica o pelo e atinge sua raiz. Em consequência, o pelo cai e a função de crescimento é interrompida.

Por ter seu mecanismo de ação baseado na melanina, os melhores resultados são alcançados em regiões de pelos escuros em contraste com a pele clara. É possível fazer a depilação a laser em peles escuras, mas a potência do aparelho será menor.

O procedimento pode ser feito no rosto também, principalmente no caso de homens que sofrem com foliculite (inflamação nos folículos pilosos). Essa condição é agravada pelo ato de fazer a barba, por isso a depilação a laser pode ser uma boa solução.

  1. Peeling de cristal

Os homens costumam sofrer mais do que as mulheres com as cicatrizes de acne, pois eles têm uma tendência maior a apresentar espinhas devido às características biológicas que fazem com que sua pele produza mais óleo.

Dessa maneira, um procedimento que o público masculino procura bastante é o peeling de cristal, que promove uma microdermoabrasão capaz de remover células mortas e regenerar a região tratada, ajudando a remover as manchas e cicatrizes de acne.

O procedimento é feito com um aparelho que pulveriza microcristais de óxido de alumínio sobre a pele, os quais têm um efeito abrasivo e conseguem remover a primeira barreira de proteção.

Dessa forma, é possível aplicar medicamentos tópicos que serão mais bem absorvidos e terão resultados potencializados.

A técnica não é muito dolorida – algo essencial para a maior parte dos homens –, mas pode deixar a pele um pouco avermelhada em inchada logo depois do tratamento. Essas reações regridem em pouco tempo e não é necessário se afastar do trabalho.

  1. Preenchimento com ácido hialurônico

Os preenchimentos com ácido hialurônico são famosos entre as mulheres principalmente para aumentar o tamanho dos lábios. Porém, eles também podem fazer parte da estética masculina.

Com o passar do tempo, os homens perdem volume labial, e o preenchimento é uma excelente solução para recuperar o formato mais jovem de antes. Para eles, porém, o aumento costuma ser mais discreto, de forma que os traços não fiquem femininos.

O preenchimento também é utilizado para corrigir sulcos profundos (o famoso bigode chinês) e para repor o volume do rosto, dando mais destaque para o queixo, as maçãs e as mandíbulas – regiões que costumam ser mais projetadas nos homens.

Ainda, o ácido hialurônico pode ser utilizado para corrigir pequenas imperfeições do nariz por meio da rinomodelação – principalmente porque muitos homens buscam os consultórios de cirurgia plástica relatando queixas sobre essa parte do rosto.

  1. Ultracontour

Enquanto as mulheres costumam se incomodar com gordurinhas localizadas nas coxas, quadris e flancos, a maior reclamação dos homens é sobre o depósito de gordura abdominal, formando a famosa “barriga de cerveja”.

Por isso, os procedimentos da estética masculina incluem técnicas para combater a gordura localizada, como o Ultracontour. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho de ultrassom focalizado de alta intensidade para promover a lipólise, ou quebra da célula de gordura.

O aparelho emite ondas de ultrassom que atingem a camada de gordura subcutânea, rompem a membrana das células adiposas e promovem a cavitação, que consiste na interação das ondas de ultrassom, que são mecânicas, com as bolhas de gás existentes nos tecidos.

Com isso, as bolhas de expandem e se encolhem, promovendo oscilações que culminam nas quebras da célula de gordura, permitindo que elas sejam eliminadas pelo organismo.

Dessa forma, o tratamento tem como resultado a eliminação ou suavização de pequenos depósitos de gordura localizada, a remodelação dos contornos corporais e também uma melhora na aparência da celulite.

Sentir-se bem consigo mesmo é fundamental para manter a autoconfiança e a autoestima elevadas na vida pessoal e profissional, tanto para os homens quanto para as mulheres.

Por isso, se você faz parte do público masculino e se interessou por esses procedimentos, agende sua consulta com a Dra. Luciana Pepino para conhecer as opções de tratamento mais indicadas para você. Cuidar de si mesmo é sim coisa de homem!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).