Limpeza de Pele Masculina: Tudo o que você precisa saber sobre esse cuidado

homem com mascara de hidratação no rosto para fazer uma limpeza de pele masculina

Limpeza de pele não é apenas “coisa de mulher”! Saiba como e por que os homens também precisam se preocupar com isso.

Ainda é muito comum que os cuidados com a pele sejam associados apenas às mulheres, de forma que os homens se preocupem apenas em fazer a barba com alguma frequência. Esse cuidado, porém, não é suficiente para manter a pele masculina jovem e saudável, mesmo que alguns deles torçam o nariz para a limpeza de pele masculina, esse “ritual de beleza”.

Por ter os poros mais dilatados e uma presença ainda mais forte de colágeno, elastina, glândulas sebáceas e vasos sanguíneos, a pele do homem produz mais suor e óleo do que a pele da mulher, o que torna a limpeza ainda mais necessária – mesmo que esse hábito seja pouco difundido entre os homens.

A limpeza da pele do homem segue uma sequência bem similar à limpeza da pele da mulher, com alguma diferença na escolha de produtos que agradem mais às preferências masculinas e, é claro, nos cuidados com a barba.

Veja como os homens devem realizar a limpeza da pele para garantir uma aparência saudável e jovem por mais tempo:

Primeira etapa: higienização

A chamada limpeza de pele é composta por várias etapas, começando pela higienização. As características que diferenciam a pele masculina da feminina (como a barba, a maior dilatação dos poros, a maior concentração de colágeno e elastina e a presença mais relevante de vasos sanguíneos) contribuem para que a pele dos homens produza mais suor e sebo, aumentando a necessidade de se fazer uma boa limpeza diária.

A higienização deve ser feita com produtos destinado à limpeza da pele que sejam específicos para o tipo de pele de cada pessoa, seja ela normal, seca, oleosa, mista ou sensível. A maneira mais segura de saber qual é o seu tipo de pele é fazendo uma consulta com um dermatologista, mas, em geral, as pessoas costumam ter uma ideia sobre as características da sua pele.

Um bom produto para fazer a higienização da pele é a loção adstringente, que ajuda a remover as impurezas que se acumulam na pele, principalmente a gordura produzida pelas glândulas sebáceas. O produto deve ser aplicado em todo o rosto com auxílio de um chumaço de algodão.

Os adstringentes ainda diminuir a produção dessa gordura e exercem poder cicatrizante sobre a pele, ajudando a acalmar peles irritadas. Um detalhe: quem tem a pele sensível deve evitar loções adstringentes que contenham ácido acetilsalicílico em sua formulação, pois o produto poderá causar ardência.

Outra opção bastante utilizada para a higienização da pele é o mousse de limpeza suave indicado para todos os tipos de pele. A dica é sempre optar por produtos sem perfumes, corantes e álcool para diminuir os riscos de irritação.

Homem higienizando o rosto para iniciar uma limpeza de pele masculina

Segunda etapa: esfoliação

A esfoliação consiste em aplicar um produto levemente abrasivo na pele para remover impurezas mais profundas e células mortas, resultando em uma pele com aparência mais jovem e renovada.

A esfoliação é especialmente importante para os homens porque esse processo expõe os folículos capilares do rosto, melhorando a qualidade do barbear e evitando os pelos encravados. Além disso, a esfoliação ajuda a combater a aparência ressecada e o surgimento da acne.

Apesar desses benefícios, a esfoliação nunca deve ser feita com uma frequência excessiva ou utilizando muito força a ponto de machucar a pele. Uma boa dica é fazer a etapa da esfoliação de uma a duas vezes por semana para sentir como sua pele vai reagir.

A esfoliação deve ser feita depois da higienização da pele, podendo ser realizada com produtos industrializados ou caseiros que sejam específicos para o rosto – utilizar um esfoliante para o corpo pode machucar a pele mais sensível da região.

Para peles com muitos cravos, uma dica caseira é utilizar uma mistura de uma colher de sopa de açúcar cristal com uma colher de sopa de mel e espalhar pelo rosto com movimentos circulares, removendo todo o produto com bastante água. Se a sua pele for mais sensível ou seca, opte por uma mistura de duas colheres de sopa de aveia com duas colheres de sopa de mel e realize o mesmo procedimento.

O momento ideal para fazer a barba é logo depois da esfoliação, pois a pele estará bem limpa e a lâmina não vai “empurrar” impurezas para dentro da pele.

Homem fazendo uma esfoliação na pele do rosto

Terceira etapa: hidratação

Ar-condicionado direto, poluição e condições climáticas como vento e frio são alguns dos fatores que contribuem para o ressecamento da pele, o que propicia o surgimento de rugas e linhas finas. Por isso, os homens também devem utilizar cremes hidratantes específicos para o seu tipo de pele.

Algumas loções pós-barba já possuem propriedades hidratantes, ajudando a recuperar a pele depois do barbear. De preferência, evite produtos que contenham perfume e álcool, pois eles podem causar irritação.

Mesmo os homens que têm pele oleosa podem utilizar um hidratante, devendo optar pelas versões não oleosas, específicas para esse tipo de pele.

Homem fazendo uma hidratação na pele do rosto

Quarta etapa: proteção solar

Depois de remover todas as impurezas e células mortas e deixar sua pele lisa e macia com o hidratante, é essencial incluir a etapa de proteção contra os efeitos nocivos do sol. As mulheres já estão mais habituadas a utilizar o protetor solar diariamente, mas os homens ainda apresentam certa resistência.

O protetor solar deve ser utilizado mesmo em ambientes fechados ou em dias nublados, pois as radiações solares que causam prejuízos à pele atravessam janelas e nuvens. Os malefícios da exposição solar desprotegida vão desde o envelhecimento precoce até o câncer de pele, então vale muito a pena fazer um esforço para incluir o protetor na sua rotina.

Caso você se incomode com a textura dos cremes, saiba que existem no mercado diversas opções de protetor solar em gel com toque refrescante e que costumam agradar o público masculino.

Homem aplicando protetor solar no rosto após uma limpeza de pele masculina

Você também pode gostar de: Cirurgia plástica entre homens: quais são as mais comuns?

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp