Menu

Como eliminar cravos? Veja os procedimentos que podem te ajudar!

Cravos pretos e brancos representam um desconforto estético e podem dar origem a manchas e cicatrizes permanentes se não forem tratados. Veja como se livrar deles!

Imperfeições no rosto são fonte de muita frustração pelo prejuízo estético e emocional, e isso não é diferente com a acne. A boa notícia é que, se você se identifica com essa situação, hoje você vai descobrir como eliminar cravos e recuperar sua pele.

Os cravos são um problema comum na adolescência que pode persistir na vida adulta, especialmente entre as mulheres. Embora seja mais comum na face, ela também pode surgir em outros locais da pele, incluindo costas e ombros.

Enquanto a espinha é uma lesão inflamatória e forma uma pústula avermelhada e dolorida que pode apresentar pus, o cravo é formado a partir de uma alteração no processo de queratinização dos folículos pilosos.

Com isso, a queratina e a gordura se acumulam nesses poros. Quando o poro permanece aberto, a gordura oxida e forma um pontinho preto. Quando ele é fechado por uma camada muito fina de pele, o cravo será branco.

Além disso, se houver algum tipo de inflamação ou o contato de uma bactéria nesse local, o cravo pode dar origem a uma espinha, a qual pode causar danos permanentes como manchas e cicatrizes.

Como eliminar cravos

Embora os cravos pareçam um problema “menor” e até mesmo “coisa da idade”, esperar que eles desapareçam sozinhos não é uma escolha recomendada. Afinal, o prejuízo estético é real e pode levar a problemas psicológicos, pois a pessoa pode se isolar ou ficar deprimida.

Além disso, procurar formas de como eliminar cravos é essencial para a saúde da pele, pois há uma grande tendência a “cutucar” e “espremer” essas lesões, podendo resultar em inflamação, infecção, evolução para espinha e formação de cicatrizes permanentes.

Felizmente, existem alternativas eficazes de procedimentos estéticos para eliminar os cravos e prevenir o surgimento de novas lesões. Conheça os principais tratamentos:

close em um nariz mostrando os cravos
  1. Limpeza de pele profissional

Quem tem tendência a apresentar acne precisa ter uma rotina ainda mais rigorosa de higienização da pele, que consiste em lavar o rosto com produtos específicos de manhã e à noite para remover o excesso de óleo, os resíduos de maquiagem e outras impurezas.

Além disso, quando buscamos formas de como eliminar cravos, a higienização feita em casa deve ser associada com a limpeza de pele profissional, que é capaz de promover efeitos mais profundos por usar ativos e técnicas disponíveis apenas nas clínicas.

Como a pele já é mais suscetível a apresentar lesões, a limpeza de pele profunda deve ser feita apenas em clínicas de confiança e por profissionais devidamente habilitados. Do contrário, esse procedimento pode agravar a situação e causar manchas e cicatrizes.

Em geral, a limpeza profissional começa com a aplicação de produtos que agem profundamente para remover as impurezas, seguida pelo uso do vapor d’água, ozônio ou máscaras que estimulam a abertura dos poros.

Depois disso, é feita uma esfoliação para eliminar células mortas e sujeitas localizadas em camadas mais inteiras. Em seguida, há a etapa de extração dos cravos, que é feita com o auxílio de gazes para não machucar a pele.

Posteriormente, aplicam-se loções ou máscaras cicatrizantes e calmantes para reduzir a vermelhidão e evitar qualquer inflamação. Por fim, a pele recebe o protetor solar, pois ela estará mais sensível.

  1. Peeling superficial

Outro tratamento ideal para quem busca formas de como eliminar cravos é o peeling químico superficial, que consiste na aplicação de substâncias ácidas para promover uma leve descamação da pele e, assim, melhorar a qualidade e as condições do tecido.

O peeling superficial atinge apenas a camada mais externa da pele, conhecida como epiderme. Por isso, esse procedimento não causa dores e desconfortos e não requer o afastamento das atividades do dia a dia, pois a descamação é muito suave, sem formar crostas escuras.

Para obter esse efeito, são utilizadas concentrações muito bem controladas de ativos como os ácidos retinoico e salicílico, entre outros, que agem sobre a pele sobre um tempo predeterminado e possibilitam a extração dos cravos pretos e brancos.

Dessa forma, os benefícios desse tratamento incluem a eliminação dos cravos e a prevenção de novas lesões, pois ele ajuda no controle da oleosidade da pele e suaviza os poros dilatados. Aproveite para saber mais sobre os benefícios do peeling superficial.

  1. Microdermoabrasão

Também conhecida como peeling de cristal, a microdermoabrasão é uma boa solução para quem procura formas de como eliminar cravos sem ter que se afastar do trabalho ou adiar compromissos sociais.

Assim como o peeling químico, esse procedimento estético também consiste em promover uma leve descamação da pele, mas, neste caso, isso é feito mecanicamente por meio de uma esfoliação, e não pelo uso de substâncias ácidas.

Para isso, é utilizado um aparelho que lança um jato com pequenos cristais em profundidades controladas. Dessa forma, a pele passa por uma esfoliação que remove os cravos, além de eliminar células mortas e partículas de poluição, entre outras impurezas.

Outra vantagem da microdermoabrasão é que, logo depois do jato de cristais, a pele fica mais propensa a receber ativos, como substâncias hidratantes, vitamina C e ácido retinoico, de modo que eles penetram mais profundamente e têm seus efeitos potencializados.

mulher com as mãos no rosto sorrindo

 

Leia também – Quais são as diferenças de cuidados com a pele do rosto no verão?

Como descobrir o melhor tratamento para você

A escolha pela melhor maneira de como eliminar cravos depende das condições da pele de cada pessoa. Dessa forma, pode ser recomendado combinar duas técnicas ou, ainda, associá-las com medicamentos tópicos ou orais para obter os melhores resultados.

Por isso, o tratamento dos cravos sempre deve ser feito com acompanhamento médico. Agende uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir quais são os melhores procedimentos para você e aproveite para conhecer as opções de cirurgia plástica que a clínica oferece!

 

Agende agora a sua consulta!

  • 17
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).