Menu

Limpeza de pele profunda: o que ela pode fazer pelo seu rosto?

Rugas, flacidez e manchas são sinais do envelhecimento intimamente ligados à ação dos radicais livres. Descubra como a limpeza de pele ajuda você a combater esses danos!

A higienização correta do rosto é fundamental para controlar o excesso de oleosidade e evitar o surgimento de cravos e espinhas, mas você sabia que a limpeza de pele profunda também contribui para manter a pele jovem e bonita por mais tempo?

Esses benefícios são possíveis porque, quando feita em uma clínica especializada, a limpeza de pele pode associada com outros recursos e tratamentos, promovendo um resultado muito mais interessante no combate aos sinais do envelhecimento.

O que são radicais livres?

Radicais livres são átomos ou moléculas altamente reativos que interagem com o material genético das células (DNA) e causam diversos prejuízos. Na pele, a ação dos radicais livres leva à destruição das fibras de colágeno e elastina, provocando o envelhecimento.

Essas moléculas são originadas pelas nossas próprias células durante o processo que gasta oxigênio para produzir energia, e seus efeitos prejudiciais são neutralizados naturalmente por enzimas existentes em nosso organismo.

Entretanto, fatores externos como a exposição desprotegida ao sol, a poluição, o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, uma dieta rica em açúcar e o estresse favorecem a produção de radicais livres, de modo que o organismo não consegue mais combatê-los totalmente.

radicais livres limpeza de pele profunda

Além disso, nossa capacidade natural de neutralização dos radicais livres diminui com o passar do tempo, fazendo com que um estilo de vida pouco saudável acelere ainda mais o surgimento de sinais do envelhecimento como manchas, rugas e flacidez.

Limpeza de pele profunda: uma aliada no combate aos radicais livres

A limpeza diária facial, feita de manhã e à noite, é essencial para controlar a produção de óleo e remover os resíduos de poluição e maquiagem. Porém, a rotina de cuidados básicos precisa de outras medidas, como a limpeza de pele profunda.

Muitas pessoas gostam de fazer esse procedimento em casa, com frequência de uma vez por semana para peles oleosas ou uma vez a cada 15 dias para peles secas. Confira aqui 09 dicas para fazer uma limpeza de pele caseira.

Esse cuidado realmente ajuda a prevenir a acne por promover um melhor controle da oleosidade e promove uma remoção mais profunda das impurezas, contribuindo muito para a prevenção contra o envelhecimento.

Contudo, quando fazemos uma limpeza de pele profissional, os benefícios são ainda maiores. Nas clínicas especializadas, mais do que higienizar a pele, esse procedimento conta com recursos mais poderosos para combater os radicais livres. Conheça os principais:

  1. Peeling químico

A limpeza de pele profunda profissional pode incluir o peeling químico superficial, indicado para peles ressecadas e sem brilho – características que acentuam o envelhecimento.

Por meio da aplicação de substâncias ácidas, o peeling promove uma descamação leve que estimula a regeneração da epiderme, removendo impurezas e clareando manchas e melasmas.

Veja mais detalhes – Você sabe o que é peeling artificial? A gente conta a mágica que ele faz!

  1. Aplicação de ozônio ou vapor-d’água

O ozônio e o vapor- d’água deixam os poros mais abertos, o que facilita a extração de cravos e espinhas com a técnica correta, sem agredir a pele nem deixá-la toda marcada.

Enquanto os cravos e espinhas são removidos com o auxílio de gazes, utiliza-se uma micro agulha para fazer remoção dos miliuns – pequenas bolinhas esbranquiçadas de sebo.

  1. Aparelho de ultrassom

As ondas mecânicas emitidas pelo aparelho de ultrassom são capazes de atingir camadas mais profundas da pele, o que facilita a remoção de cravos, espinhas, toxinas e outras substâncias incrustadas.

Com esse recurso, a limpeza de pele permite remover ainda mais as impurezas, deixando a pele mais uniforme e menos sujeita à ação dos resíduos prejudiciais que aceleram o envelhecimento.

  1. Drenagem facial

Quando feita em uma clínica, a limpeza de pele pode ser acompanhada por uma drenagem linfática facial, uma técnica de massagem que direciona a linfa para os gânglios e facilita sua eliminação.

Como resultado, a drenagem combate a retenção de líquidos no rosto e elimina o inchaço. Além disso, por estimular a microcirculação local, essa técnica ajuda a pele a se livrar de toxinas, radicais livres e outras substâncias prejudiciais que aceleram o envelhecimento.

  1. Aplicação de ativos antioxidantes

A limpeza de pele profissional pode ser complementada com a aplicação de ingredientes ativos, aproveitando o momento em que os poros estão mais abertos para que sua absorção aconteça de forma mais eficiente e os resultados sejam potencializados.

Esses ativos podem conter substâncias hidratantes, que ajudam a repor o conteúdo de água da pele e, assim, previnem o ressecamento e as rugas. Além disso, os produtos podem conter substâncias antioxidantes, que neutralizam os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Esse é o caso da vitamina C, um antioxidante poderoso que protege contra os danos causados pelos radicais livres, especialmente aqueles que se formam devido à exposição ao sol. Dessa forma, esse composto contribui para a prevenção do envelhecimento.

Vale lembrar, porém, que a vitamina C não oferece proteção contra as queimaduras solares, por isso a limpeza de pele profunda, seja profissional ou caseira, deve ser finalizada com a aplicação do protetor solar com FPS 30 ou superior.

Não deixe de ver também – Tratamento para linhas de expressão: como acabar com esse incômodo?

limpeza de pele profunda
  1. Aparelho de alta frequência

Outro recurso disponível na limpeza de pele profissional é o aparelho de alta frequência, que tem efeito calmante, previne infecções e contribui para a cicatrização das microlesões que possam ter acontecido durante o procedimento.

Além disso, por ter propriedades anti-inflamatórias, o aparelho de alta frequência previne a formação de radicais livres resultantes das inflamações. Com isso, essa técnica ajuda a preservar as fibras de colágeno, mantendo a pele mais firme e jovem por mais tempo.

Ficou interessada por todos esses benefícios que a limpeza de pele oferece? Então entre em contato para agendar sua avaliação presencial na Clínica da Dra. Luciana Pepino e aproveite para descobrir os demais procedimentos estéticos e opções de cirurgias plásticas!

  • 49
    Shares