Envelhecimento precoce: como combater?

Mulher segurando flor com as duas mãos

Manter hábitos saudáveis e realizar tratamentos estéticos ajudam a minimizar sinais de envelhecimento!

A pele, inevitavelmente, envelhece com o passar dos anos. No entanto, os hábitos ruins podem intensificar esses problemas causando o envelhecimento precoce.

As soluções para minimizar os efeitos do envelhecimento incluem desde hábitos mais saudáveis até a realização de tratamentos estéticos que ajudam a minimizar os efeitos do tempo.

A seguir explicamos as principais causas para o problema, como combatê-lo e opções de procedimentos estéticos mais recomendados. Confira!

O que causa o envelhecimento precoce?

O envelhecimento precoce é resultado da soma do processo natural causado pela idade mais hábitos que causam a aceleração dos efeitos do tempo, como manchas, flacidez e rugas.

Entre os hábitos associados ao envelhecimento acelerado da pele destacam-se o tabagismo, má alimentação, poluição, exposição solar sem proteção, estresse e outros. Portanto, são fatores ambientais e também pessoais.

Para evitar o envelhecimento antes da hora, é recomendado adotar bons cuidados e práticas saudáveis. Elas aumentam os níveis de antioxidantes na pele, que são os nutrientes responsáveis por neutralizar os radicais livres e combater os efeitos do envelhecimento.

Como combater o envelhecimento precoce?

Não é possível evitar os efeitos do envelhecimento natural da pele, no entanto, os cuidados adequados minimizam os efeitos relacionados aos fatores externos e ambientais que podem acelerar o processo.

Confira algumas dicas de cuidados que reduzem o envelhecimento da pele mantendo-a saudável e bonita por mais tempo.

Use protetor solar

Um cuidado indispensável é o uso do protetor solar. Ele deve ser usado diariamente, mesmo quando permanecer em ambientes internos e em dias nublados.

A radiação solar causa alterações no DNA das células. Os danos se acumulam e causam uma pele flácida, manchada e sem viço. Estima-se que 80% dos prejuízos à pele sejam causados por esse fator.

Beba muita água

A hidratação do corpo é um aspecto essencial para garantir uma pele mais hidratada e saudável.

Um dos motivos da importância do consumo de água é a sustentação da pele com a ajuda do líquido intersticial que fica entre as células e cumpre essa função. Quando a pessoa está desidratada essa reserva diminui.

O consumo de água deve ser distribuído durante o dia e ser de acordo com o peso corporal. A recomendação é de 35ml por kg. Dessa forma, uma pessoa com 60kg deverá beber 2,1 litros de água por dia.

Adote uma rotina de cuidados

Existem diversos cuidados com a pele que devem ser repetidos diariamente para que os efeitos sejam satisfatórios no longo prazo evitando o envelhecimento da pele.

Entre esses hábitos destaca-se uma rotina que envolve limpeza, tonificação e hidratação do rosto. Esses cuidados devem ser realizados todos os dias antes de dormir.

Também é importante lavar o rosto todos os dias ao acordar e fazer a limpeza noturna. Assim, eliminam-se as sujeiras concentradas, sejam resíduos de maquiagem, poluição e outros.

Mulher passando creme nas mãos

Alimente-se bem

Uma alimentação balanceada é fundamental para beleza e saúde. Invista em vegetais, frutas, legumes, cereais e hortaliças. Esses alimentos possuem nutrientes que combatem os radicais livres, principais inimigos da pele. A dieta deve incluir:

  • vitamina C: laranja, limão, lima, acerola, couve, brócolis e tomate;
  • vitamina E: amêndoas, nozes, castanha do Pará e vegetais folhosos;
  • vitamina A: cenoura, abóbora, batata doce, damasco seco e  melão;
  • bioflavonoides: frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas.

Além de ingerir mais opções frescas evite os processados, principalmente aqueles com alto teor de açúcares, gordura e sódio que são alimentos prejudiciais à pele.

Evite estresse

O estresse é um vilão no que diz respeito à saúde e beleza da pele. Ele altera a produção de hormônios e eleva a presença de corticoide endógeno e adrenalina no organismo.

Como resultado a pele torna-se mais oleosa e com propensão à acne. Invista, portanto, em atividades relaxantes, como exercícios físicos, yoga, massagens, além de uma rotina mais tranquila e descongestionada.

Pratique atividades físicas

A realização de exercícios físicos regularmente ajuda a aliviar o estresse, que como visto também é responsável pelo envelhecimento precoce.

Mas, além disso, os exercícios melhoram a circulação sanguínea e o metabolismo e ajudam a ter um sono de mais qualidade, o que também é importante para uma pele mais bonita.

Quais as opções de tratamentos estéticos?

Além dos cuidados diários que são fundamentais para minimizar efeitos nocivos sobre a pele é essencial investir em tratamentos estéticos específicos para combater o envelhecimento facial.

Eles ajudam a combater justamente os danos mais comuns à pele como flacidez, rugas, perda de volume, manchas e linhas de expressão facial acentuadas. Entre os procedimentos estéticos estão:

  • Botox: com o uso da toxina botulínica é possível neutralizar sinais neuromusculares que são responsáveis pela contração muscular na face. Devido menos movimentos, a face torna-se menos enrugada com o tempo;
  • Preenchimento facial: ajuda principalmente a devolver volume para áreas nas quais a perda é mais intensa, como lábios, bochecha e contorno facial. Melhora também a hidratação da pele por atrair água aos pontos de aplicação;
  • Sculptra: tratamento que utiliza ácido poli-L-láctico visando à redução da flacidez facial e melhora do contorno da face. Ajuda a amenizar sulcos, rugas e linhas de expressão;
  • Peeling: um tratamento focado no combate às manchas faciais resultantes de uma exposição solar inadequada. Pode afetar diferentes camadas da derme, sendo mais superficial ou profunda, de acordo com as demandas da paciente.

Ao somar cuidados básicos em casa com tratamentos estéticos confiáveis, você garante o combate mais eficaz às causas do envelhecimento precoce e uma pele bonita por mais tempo!

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. EUNICE SILVA BORGES disse:

    gostaria de saber se a minha consulta esta agendada

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp