11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

É possível emagrecer em pouco tempo só com dieta?

Quando o objetivo é perder peso é normal que as pessoas se façam vários questionamentos sobre o que é preciso mudar, será que dá pra emagrecer só com dieta, é realmente necessário recorrer à academia, entre muitos outros.

Pensando nessas dúvidas comuns e muito válidas, explicamos a seguir como funciona o emagrecimento e porque ele deve ser consistente e saudável. Confira!

Afinal, dá pra emagrecer só com dieta?

Se nossa questão fosse apenas se dá pra emagrecer só com dieta a resposta seria sim, no entanto, o período influencia diretamente essa conta. Se o objetivo é perder peso entre 6 e 12 meses, tudo bem.

No entanto, se o objetivo é emagrecer em pouco tempo só com dieta a questão é mais complexa.

Se você iniciar uma dieta abruptamente amanhã cortando completamente açúcares, carboidratos, gorduras e processados em geral pode até imaginar que muito em breve vai atingir o peso ideal.

No entanto, nosso corpo é muito inteligente e a evolução fez com que ele esteja sempre atento à sobrevivência. Com uma dieta restritiva de um dia para o outro o organismo vai começar usar os depósitos de gordura (leia-se energia) para suprir o gasto energético diário.

Esse processo pode continuar por algumas semanas e você sentirá uma redução da gordura e no peso e, provavelmente, vai retomar alguns alimentos que tinham sido inicialmente cortados.

O corpo, que estava usando a reserva de emergência ficará ansioso para fazer novas reservas e o resultado é o muito falado e indesejado, efeito sanfona, ganhando rapidamente o peso que levou semanas para perder.

Esse processo orgânico do corpo explica porque não dá pra emagrecer só com dieta em pouco tempo e manter os resultados.

É possível emagrecer só com dieta

O que fazer para perder peso definitivamente?

Para perder peso de forma saudável e definitiva é importante criar metas de emagrecimento realistas. Não é possível emagrecer 10 kg em um mês só mudando a alimentação e permanecer assim no longo prazo. Confira algumas dicas a seguir!

Reeducação alimentar

E se em vez de investir tempo e esforço em uma dieta restritiva você dedicar-se a uma reeducação alimentar? Ela é mais saudável e traz resultados excelentes para a saúde e estética no longo prazo.

Diferentemente das dietas, a reeducação alimentar não inclui a retirada abrupta de grupos alimentares, mas substituindo aos poucos os itens processados, açucarados e gordurosos para opções naturais e magras.

Com essa opção o emagrecimento é mais lento, mas evita a deficiência nutricional que pode comprometer sua saúde, reduz significativamente as chances do efeito sanfona e garante uma manutenção do novo peso no longo prazo.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos funcionam como aliados de uma alimentação saudável e dificilmente vão apresentar resultados satisfatórios se o consumo de calorias não for restrito ao que é realmente necessário ao seu gasto energético diário.

No entanto, se você começou uma reeducação alimentar e está fazendo atividades físicas regularmente, especialmente se forem aeróbicas, será possível perder peso em menos tempo e com um estilo de vida mais saudável e satisfatório.

Mas lembre-se que o segredo está na continuidade, de forma que se trata de uma mudança definitiva para ter mais qualidade de vida.

Procedimentos estéticos

Nenhum procedimento estético ou cirurgia plástica promete o emagrecimento, mas se você se dedicou a perder peso com alimentação e exercícios físicos e ainda está insatisfeita com alguns depósitos de gordura ou flacidez, eles são ótimos aliados.

A lipoaspiração, por exemplo, permite a remoção de depósitos de gordura que são difíceis de queimar com atividades físicas, garantindo uma redução de medidas e um contorno corporal mais próximo do que você deseja.

Portanto, dá pra emagrecer só com dieta, mas não em pouco tempo. E se você espera resultados mais duradouros e, principalmente, com benefícios à saúde, o ideal é investir na combinação reeducação alimentar, exercícios físicos e procedimentos estéticos.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).