Drenagem linfática e desintoxicação

Drenagem Linfática e Desintoxicação

Além de contribuir para aliviar a retenção de líquido, ela também manda embora as toxinas do organismo

A drenagem linfática é uma parte essencial da recuperação pós-operatória de cirurgias plásticas voltadas para o abdome, como a lipoaspiração e a abdominoplastia. Ela tem como principal objetivo aliviar inchaços e edemas na região operada por meio de uma massagem indolor que elimina a retenção de líquidos dentro dos vasos linfáticos. Além disso, ela ajuda a evitar o aparecimento de fibroses, comumentes após a realização de uma cirurgia plástica. Porém, esse método estético também tem o papel importante de desintoxicar o organismo.

O sistema linfático precisa funcionar bem para manter o organismo saudável e longe de infecções. A drenagem linfática entra com o papel não só estético, como também terapêutico, pois alivia sintomas negativos que podem afligir a saúde, tais como inchaços, gordura localizada, celulite, má circulação, etc. Ela também contribui para aliviar os sintomas da depressão, que ajudam a acumular as toxinas do organismo. Esse procedimento tem um poder incrível sobre o humor das pessoas, especialmente entre aquelas que são muito estressadas.

A principal função da drenagem linfática é fazer com que o corpo se recupere melhor após uma cirurgia plástica e precisa ser feita por inteiro, com mais atenção para a região operada, a fim de incitar a circulação. Na barriga, por exemplo, a massagem deve ser feita de maneira lenta e cuidadosa, em movimentos circulares, para diminuir o risco de inflamação após a operação. Por isso, ela é totalmente imprescindível para quem faz cirurgia no abdome (ou qualquer outra em que esse método for solicitado), por eliminar os incômodos.

As vantagens da drenagem linfática

Por meio do estímulo correto, a drenagem linfática melhora os contornos corporais, justamente pelo papel importante em eliminar o excesso de líquidos e de toxinas do organismo. Assim, dá a impressão que o procedimento emagrece sendo que, na verdade, ele reduz medidas que aumentam por causa do inchaço. Associada a hábitos alimentares saudáveis, os resultados são compensatórios, assim como a prática de atividades físicas, essencial para quem fez lipoaspiração ou outro procedimento onde há sucção de gordura.

A drenagem linfática também auxilia na remoção de hematomas e acelera o processo de cicatrização. Sem contar que melhora o aspecto da pele. Por ajudar na desintoxicação do organismo, ela também ativa o sistema imunológico, sendo indicada para pessoas de qualquer idade. Quem sofre com as alterações hormonais e tende a ter aquela TPM que deixa todos os ânimos à flor da pele, ela também é bastante recomendada, especialmente para as gestantes que ficam muito sensíveis durante a gravidez.

Ao consultar um especialista, ele lhe informará quantas sessões de drenagem linfática serão necessárias.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp