11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Qual a diferença entre toxina botulínica e Botox?

Entenda mais sobre toxina botulínica e botox

Entenda o que é a toxina botulínica e qual a sua diferença para o Botox

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual é a diferença prática entre o Botox e a toxina botulínica. Na realidade, a palavra Botox é apenas uma nomenclatura mais popular e abreviada da toxina botulínica

O Botox é uma das marcas mais famosas e utilizadas em todo o mundo. Sendo responsável pelo processamento do princípio ativo que tem origem orgânica e é capaz de atenuar rugas e linhas de expressão.

A utilização do Botox no Brasil foi aprovada pela Vigilância Sanitária em 1992 e, a partir daí, tornou-se um dos procedimentos estéticos mais procurados em todo o território nacional. 

Na prática, a toxina botulínica é uma substância retirada de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Quando aplicada por profissionais em partes específicas do corpo, promove a paralisação temporária do músculo e, por consequência, suaviza marcas faciais. 

Acompanhe mais sobre a aplicação do Botox, como ele age no organismo e quais são as suas principais indicações a seguir. 

Os efeitos da toxina botulínica no corpo humano

É bom ressaltar que apenas profissionais devidamente especializados podem realizar a aplicação do Botox em pacientes. Mesmo parecendo ser uma técnica simples e acessível, a utilização da toxina necessita de estudos característicos. 

A toxina botulínica age como bloqueador neuromuscular do local onde foi aplicado, fazendo com que o organismo seja impedido de transmitir estímulos e promovendo a inibição da contração muscular.

Os efeitos da toxina botulínica no organismo são temporários. Isso acontece porque, ao identificar o bloqueio promovido pela substância, o organismo começa a produzir novas vias de transmissão para estes músculos. 

Com o tempo, os efeitos causados pela aplicação da toxina se enfraquecem e os processos precisam ser atualizados depois de aproximadamente 6 meses.

Principais indicações do Botox

Reações da toxina botulínica no organismo

 

Dentre as linhas de expressão e rugas mais escolhidas para a aplicação do Botox, estão as rugas da testa, da sobrancelha, pés de galinha e o bigode chinês – linha que se forma com o tempo entre o nariz e o canto da boca. 

Os resultados podem ser vistos 48 horas após a aplicação, não sendo necessário repouso depois da saída da clínica estética. Entretanto, nas primeiras horas, é importante relaxar e não fazer uma mistura entre exercícios físicos e Botox.

A recomendação é que haja um intervalo de ao menos 3 meses entre os retoques e aplicações da toxina botulínica nos pacientes. 

Isso acontece porque quando há um exagero no número de vezes em que se recorre ao procedimento, o organismo começa a desenvolver resistência à substância, fazendo com que o efeito seja cada vez menor e ativo por menos tempo. 

Vale lembrar que é necessária uma análise individual de cada caso com um profissional qualificado para entender e indicar o que é recomendado.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).