11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Qual a diferença da lipo normal para a lipo HD?

Principais diferenças entre lipo hd e lipo normal

Entender as diferenças entre procedimentos permite definir o mais adequado para o seu caso

Conquistar um contorno corporal definitivo e sem as gordurinhas é o objetivo de muitas pessoas, principalmente aquelas que buscam pela lipoaspiração.

Entender a diferença entre lipo normal e lipo HD é um passo importante para escolher o procedimento mais adequado.

Ambas as técnicas visam a remoção da gordura localizada, mas as diferenças na execução e tecnologia fazem com que proporcionem resultados diferentes. Saiba mais a seguir!

Como funciona a lipo normal?

A lipoaspiração tradicional é realizada para eliminar depósitos de gordura localizada.

São utilizadas cânulas de sucção e uma solução Klein (soro fisiológico com adrenalina) aplicada no tecido adiposo para reduzir o sangramento e facilitar a aspiração das células de gordura.

Esse tipo de procedimento é recomendado quando a paciente está insatisfeita com depósitos de gordura localizada em regiões como no abdômen, coxas, lateral das mamas, braços, glúteos, dorso, joelhos e outras.

A indicação é que a lipo normal não seja realizada em pacientes que estejam muito acima do peso ideal, pois há um limite de remoção de gordura, sendo até 5% do volume no caso de técnicas não infiltrativas e 7% do peso corporal para técnicas infiltrativas.

As cicatrizes da lipoaspiração tradicional são discretas, ficando com cerca de um centímetro, o que garante um resultado final natural.

Como funciona a lipo HD?

A lipoaspiração HD é uma técnica relativamente mais moderna, sendo que o procedimento começou a ser realizado no Brasil em 2015.

A lipo DH (High Definition ou alta definição) utiliza aparelhos mais modernos para um contorno corporal mais esculpido.

A diferença entre lipo normal e lipo HD é que essa última consiste em um tipo de lipoescultura pela qual o cirurgião plástico consegue remover depósitos de gordura localizada e utilizar as células de gordura autógena para destacar os músculos.

Na lipoaspiração HD são usadas cânulas mais finas e que dão um controle maior ao especialista no momento da aspiração da gordura, o que viabiliza um procedimento mais detalhista e que consegue esculpir melhor os contornos dos músculos.

Dessa forma, o objetivo dessa cirurgia plástica é não apenas remover depósitos de gordura localizada como também definir os músculos da região trabalhada, garantindo um contorno corporal mais próximo do desejado e remodelando a silhueta.

Principais diferenças lipo hd e lipo normal

Por essa razão, uma das principais aplicações da lipo HD é na região abdominal para alcançar a chamada “barriga tanquinho”, na qual o contorno dos músculos do abdômen fica mais evidente.

Essa é uma diferença entre lipo normal e lipo HD crucial, pois consiste em uma evolução em relação às cirurgias de lipoaspiração e lipoescultura que não viabilizam um desenho corporal tão minucioso e evidenciando a musculatura.

Ainda que o procedimento seja frequentemente direcionado à região abdominal, outras áreas que podem passar pelo tratamento incluem quadris, peitoral, costas, glúteos, braços e pernas.

Essas características da lipo HD fazem com que o público que procura pelo procedimento seja diferente. Em geral, são pacientes já inseridos no universo fitness, mas que desejam aperfeiçoar ainda mais o contorno corporal.

Qual a diferença entre lipo normal e lipo HD?

Portanto, a diferença entre lipo normal e lipo HD é que a primeira é focada em pessoas que querem eliminar depósitos de gordura apenas.

Já a segunda é direcionada a pacientes com pouca gordura, mas que querem evidenciar ainda mais a musculatura.

Com isso, os resultados alcançados em cada procedimento são diferentes, assim como as indicações da técnica.

Uma paciente com depósitos de gordura acentuados não terá resultados tão definidos se fizer uma lipo HD como uma paciente com pouco gordura que está em busca apenas de uma melhora do contorno dos músculos.

Um aspecto semelhante dos procedimentos é a recuperação, pois ambos demandam um repouso de 7 a 10 dias, uso da malha compressora, sessões de drenagem linfática e evitar atividades físicas por, pelo menos, um mês.

Os resultados dos dois procedimentos podem ser melhorados se a paciente seguir uma dieta saudável focada no controle de peso e também realizar atividades físicas regulares depois do pós-operatório.

Após entender a diferença entre lipo normal e lipo HD é fundamental que a decisão sobre qual o procedimento mais adequado seja tomada em conjunto com um cirurgião plástico de confiança que vai avaliar seu quadro de saúde e objetivos com a intervenção estética.

Destaca-se que a lipoaspiração é uma cirurgia plástica complexa, o que demanda planejamento pré-operatório, seguimento correto das recomendações pós-cirúrgicas e execução do procedimento por um cirurgião plástico especializado.

No caso da lipo HD que é consideravelmente mais recente é essencial buscar um especialista que já executou a técnica anteriormente e que dispõe dos equipamentos e infraestrutura adequados.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Conceição de Maria Carvalho disse:

    Como proceder quando se quer fazer uma plástica no rosto?
    Ou como proceder para eliminar rugas e expressões no rosto provocadas pela idade?