Depilação a Laser, saiba como acabar com os pelos indesejados!

Depilação a Laser para acabar com os pelos indesejados

Sabia que existe uma forma de acabar de uma vez com os pelos indesejados? Saiba sobre a depilação a laser, a solução de longo prazo

Para exemplificar uma das várias situações em que a depilação a laser mudaria tudo, vamos pensar em uma manhã de domingo. É um daqueles dias em que ficar de bom humor é fácil só de olhar pela janela e imaginar como você vai aproveitar aquele belo sol.

Enquanto imagina quantas coisas você pode fazer num dia ensolarado, você se lembra daquele biquíni que ainda está no armário. Você caminha até o guarda-roupa pensando que finalmente chegou o momento, mas percebe que nem tudo está como você queria.

Afinal, o que você queria mesmo era estar sem pelos, porque eles ficam muito evidentes com qualquer uma das suas roupas de verão, principalmente com aquele biquíni. Infelizmente, seus pelos são escuros, grossos e abundantes, e isso deixa você muito incomodada.

O incômodo dos pelos e da depilação

Esse é apenas um exemplo, porém para muitas pessoas é realmente complicado lidar com os pelos, e a sensação de que eles sempre voltam mais rápido e mais grossos vira parte da rotina. Principalmente para as mulheres, isso pode ser motivo de muita insegurança.

Quando nos depilamos com alguns dos métodos convencionais como cera, creme depilatório ou até mesmo gilete, arrancamos apenas a parte do pelo que está na superfície, por isso algumas vezes isso pode resultar em pelos encravados, alergias entre outras reações na pele.

O processo da depilação a laser consiste em lidar diretamente com os bulbos capilares, que é onde os pelos nascem, resolvendo a situação pela raiz. Conheça mais sobre esse procedimento e se livre daquela preocupação constante com pelos:

Posso fazer a depilação a laser em que partes do corpo?

Apesar de geralmente falarmos de depilação em áreas como axila, virilha e pernas com mais frequência, a depilação a laser pode ser realizada em quase todas as partes do corpo. Esse procedimento só não é recomendado para a área próxima aos olhos.

Depilação a Laser nas axilas

 

Como o laser funciona?

O disparo do aparelho a laser emite um feixe de luz cuja energia é capturada pela melanina. Essa energia esquenta o interior dos folículos capilares, eliminando os pelos ou reduzindo a velocidade do seu crescimento. Por isso, o laser funciona melhor para pelos escuros.

Eu vou sentir muita dor?

A resposta depende da sua sensibilidade. Em comparação com a cera, a depilação a laser não é tão dolorida. Porém, realmente existe uma sensação de ardor ou dormência quando o laser entra em contato com a pele, que felizmente é suportável para a maioria das pessoas.

Em geral, o leve desconforto durante a sessão não é suficiente para fazer o paciente desistir dessa técnica. Em áreas mais sensíveis, como o buço, pode ser feito o uso de anestésicos tópicos para tornar o procedimento mais tranquilo. Se você já tem uma boa alimentação e deseja retirar uma quantidade de gordura de alguma região específica do seu corpo, a melhor solução é a Lipoaspiração, entenda melhor sobre este procedimento.

Será que a depilação a laser serve para o meu tom de pele?

Até algum tempo atrás, a depilação a laser não era recomendada para tons de pele mais escuros, pois, como os aparelhos disponíveis encontravam o pelo por meio da melanina, havia um risco maior de o procedimento provocar manchas.

Hoje, porém, existem aparelhos seguros para todos os tons de pele, proporcionando bons resultados para pessoas tanto de pele clara quanto escura.

Quantas sessões são necessárias?

Em média, um tratamento dura 6 sessões. Isso acontece porque, para que ocorra a destruição dos pelos, o laser precisa atingi-los na fase de crescimento. Contudo, nossos pelos não estão todos na mesma fase do ciclo, sendo necessário fazer mais sessões para destruí-los.

Em geral, as sessões são feitas a cada 30 dias, de forma que aqueles pelos que “escaparam” por estar em repouso possam ser destruídos nas próximas sessões. Conforme você realiza as aplicações, menos pelos sobrevivem, até que eles quase desaparecem.

Quais são os cuidados antes da sessão?

Depilação a Laser para ficar de bom humor e aproveitar o sol

Para evitar uma maior sensibilidade ou mesmo a necessidade de se regular o aparelho para baixo, pessoas de pele clara devem evitar o sol pelo menos 3 semanas antes do procedimento. Além disso, o uso de ácidos na pele também deve ser suspenso pelo menos 3 meses antes.

Como o laser precisa chegar ao bulbo piloso para funcionar, a pessoa não deve se depilar com pinça, cera e outros métodos que arranquem os pelos pela raiz entre 4 a 6 meses antes da sessão. Em geral, costuma ser permitido o uso de lâmina e creme depilatório.

Quais são os cuidados depois da sessão?

Como a pele estará muito sensível, você deve utilizar protetor solar e evitar a exposição direta ao sol, principalmente nas primeiras 48 horas. Do contrário, poderá haver o surgimento de manchas.

Até existem aparelhos que permitem que a pessoa tome sol depois do procedimento, mas a aplicação do laser costuma mais dolorida. Por isso, o melhor mesmo é usar protetor e ficar na sombra por alguns dias.

Caso seja necessário remover algum pelo entre uma sessão e outra, recomenda-se usar apenas lâmina e creme depilatório, para não comprometer os resultados da próxima aplicação.

Se você faz uso de dermocosméticos, sempre converse com o profissional para saber se você deve suspender o uso por alguns dias, evitando irritações em uma pele que já estará sensibilizada. Mas se você se incomoda com a gordura abdominal, a melhor solução para você é a Abdominoplastia, faça sua consulta e entenda melhor sobre o procedimento.

A depilação a laser dura para sempre?

Infelizmente não. Na verdade, nossa pele abriga folículos pilosos imaturos, que podem se desenvolver meses ou anos depois da sua última sessão. Por isso, é necessário fazer uma sessão de manutenção pelo menos uma vez ao ano.

Apesar disso, os efeitos da depilação a laser são muito mais duradouros do que qualquer método tradicional. Dessa forma, você estará praticamente livre dos pelos indesejados por muito mais tempo, podendo aproveitar seus dias de sol com mais liberdade.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).