11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Botox e exercícios físicos: quais os principais cuidados?

O que preciso saber sobre toxina botulínica

Descubra a toxina botulínica e quais as recomendações depois da realização do procedimento

Desenvolvido a partir de uma bactéria natural do nosso organismo, a Clostridium Botulinum, a toxina botulínica pode ser utilizada de diversas maneiras e com objetivos completamente diferentes. 

A abrangência dos efeitos conseguidos pelo Botox faz com que ele seja amplamente utilizado tanto na medicina tradicional, quanto na medicina focada nas transformações estéticas dos pacientes.

Sua aplicação mais famosa é na prevenção de rugas e linhas de expressão, podendo ser igualmente utilizado, por exemplo, na cura de condições que estimulam a transpiração excessiva ou, até mesmo, no combate ao bruxismo. 

A recomendação geral, contudo, é que se espere até a idade de, ao menos, 25 anos para iniciar as aplicações da toxina botulínica. Antes disso, o organismo ainda passa por transformações na sua composição que podem resolver as condições que causaram a procura pelo Botox.

Por sua durabilidade não ser considerada longa – aproximadamente de 5 a 6 meses e meio de duração -, existem alguns cuidados específicos com o Botox que, ao serem implementados na sua rotina, podem fazer com que a duração das aplicações seja maior do que a esperada em média. 

Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra as principais recomendações:

Os cuidados na pós aplicação da toxina botulínica

Dicas para manter os cuidados pós toxina botulínica

 

Um dos principais questionamentos de quem opta por fazer aplicações da toxina botulínica estão relacionados com a prática de exercícios físicos após a ida ao esteticista ou cirurgião plástico. 

A recomendação é a de não se exercitar por ao menos 48 horas após a aplicação do Botox na pele, evitando que a toxina mude de lugar ou que cause algum efeito adverso na região da aplicação. 

O repouso de exercícios físicos ajudará na aceitação da toxina pelo organismo e o espalhamento do Botox e torno do músculo. O metabolismo mais acelerado de quem pratica esportes, vai à academia ou tem uma vida bastante ativa fisicamente costuma interferir na duração da toxina no corpo. 

Pessoas que praticam exercício físico regularmente tendem a necessitar de um menor tempo no intervalo de aplicações, já que seus corpos possuem uma alta renovação de fluidos e metabolismo acelerado.

Outras recomendações importantes, por exemplo, é evitar deitar-se por pelo menos 4 horas após a aplicação para estimular uma distribuição adequada do produto. 

Procure não massagear ou limpar a pele com produtos de beleza nas primeiras 24 horas e nem pense em passar maquiagem ou qualquer cosméticos no dia que aplicar a toxina botulínica, ok? 

É importante realizar todas as recomendações e cuidados à risca para evitar qualquer tipo de desdobramento não esperado ou de diminuição da durabilidade do produto.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).