11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Quais os riscos de aplicações de botox na adolescência?

Resultados do botox facial

Descubra as contra indicações na aplicação de botox na adolescência

A toxina botulínica, mais conhecida como Botox nada mais é do que uma proteína que já é produzida pelo nosso organismo chamada Clostridium botulinum. Justamente por ser uma toxina já encontrada no corpo, o Botox possui baixíssimos níveis de rejeição do organismo e é considerado um procedimento estético pouco invasivo. Contudo, suas indicações são bastante específicas e a não é recomendável a utilização de botox na adolescência.

Com as redes sociais e a constante comparação entre a sua aparência e a de famosos ou influencers ao redor do mundo, os adolescentes são expostos diariamente a padrões de beleza e de vida irreais. As intervenções estéticas ou cirúrgicas, muitas vezes, aparecem como uma solução mágica para este tipo de problema, mesmo nas primeiras décadas de vida e meninos e meninas. Veja as contra indicações da aplicação da toxina botulínica em adolescentes a seguir:

Análise da necessidade

É preciso, inicialmente, analisar e entender se a aplicação do botox na adolescência é uma necessidade real do paciente ou se é apenas uma vontade passageira e superdimensionada. Esta sensibilidade deve estar a cargo tanto dos pais quanto do próprio profissional que foi procurado para aplicar a técnica. A adolescência é uma fase em que nossos desejos, sonhos e medos alternam de uma semana para outra, podendo ser o caso de se arrepender da escolha logo no ano seguinte, por exemplo.

Botox na adolescência, veja como funciona

Contudo, o botox é uma técnica que pode melhorar inúmeras doenças que afligem um número grande de jovens e crianças. Tiques, suor excessivo, estrabismo, tremores nas pálpebras ou até mesmo enxaquecas podem ser aliviados com a aplicação da toxina botulínica. O mais importante é o discernimento e a cautela para entender cada caso específico e escolher um profissional devidamente qualificado para analisá-lo. 

Os riscos da aplicação de botox na adolescência

Neste período, o corpo humano está passando por inúmeras transformações corporais e hormonais, significando que muito da aparência do adolescente ainda mudará. A aplicação do botox já nessa fase demandará a aplicação constante para manter os resultados atingidos. Isto pode causar efeitos adversos como a diminuição da capacidade de ter expressões faciais, retardando o desenvolvimento emocional.

Subestimar a capacidade de demonstrar emoções é um erro. Esta habilidade interfere na autoconfiança e na autoestima de adultos, podendo afetar profundamente a maturidade. Além disso, o jovem assumirá as possíveis sequelas temporárias da aplicação, queda da pálpebra, alteração no sorriso e flacidez das bochechas são exemplos de consequências adversas do botox na adolescência.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).