11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Principais cuidados com a barriga na gravidez

Dicas de cuidados com a barriga na gravidez

Manter os cuidados com a barriga na gravidez é benéfico à saúde da gestante e do bebê, além de melhorar a estética abdominal durante e depois da gestação

Os cuidados com a barriga na gravidez estão entre as principais preocupações das gestantes que almejam curtir essa fase única da vida ao mesmo tempo em que querem garantir a estética da barriga.

Durante a gestação, o crescimento da barriga faz com que a pele se estique rapidamente, o que pode resultar no surgimento de estrias que não desaparecem posteriormente.

Além disso, os cuidados com a barriga na gravidez também são importantes para mitigar as chances de flacidez após o parto. Saiba mais quais são eles a seguir!

5 cuidados com a barriga na gravidez

É muito importante que as gestantes informem-se sobre os cuidados com a barriga na gravidez com os médicos que a acompanham, como obstetra, ou mesmo dermatologista.

Adotar os diferentes cuidados é importante para resultados mais satisfatórios posteriormente.

1. Limpeza

Muitas gestantes preocupam-se com a frequência de banhos e, em diversos casos, aumentam a rotina de limpeza. No entanto, não há necessidade de tomar mais banhos do que em outras épocas.

Na verdade, recomenda-se que a gestante não exagere nos banhos e que eles sejam mornos, pois o excesso de água, principalmente se ela for quente, pode remover os óleos saudáveis da pele e facilitar irritações dermatológicas e estrias.

2. Hidratação

A hidratação da pele está entre os cuidados com a barriga na gravidez mais importantes. Recomenda-se hidratá-la duas vezes ao dia.

Uma recomendação é que sejam utilizados cremes específicos para gestantes, uma vez que na gravidez algumas substâncias são contraindicadas, como a ureia, que é muito comum em formulações de hidratantes.

Além da hidratação do abdômen, recomenda-se hidratar também os seios que também crescem nessa fase e podem ficar mais suscetíveis ao surgimento de estrias.

Além dos cremes hidratantes pós-banho, pode-se usar ainda óleos corporais como amêndoas, girassol e uva que contribuem na hidratação da pele.

3. Alimentação

Alimentação é um dos cuidados com a barriga na gravidez

 

A hidratação não é mantida apenas com o uso de hidratantes e óleos, de forma que a alimentação é uma grande aliada entre os cuidados com a barriga na gravidez.

O consumo adequado de água, podendo variar entre 2 e 3 litros por dia de acordo com o peso corporal, é fundamental para hidratar de dentro para fora.

Além disso, prefira alimentos naturais como legumes, verduras, hortaliças e frutas que também são ricos em água e nutrientes.

A redução do consumo de sal, açúcar e gorduras é importante, pois eles aumentam o peso corporal, podem influenciar quadros de hipertensão e diabetes e também prejudicam a hidratação do organismo.

4. Controle do peso

O controle de peso também é importante, mas ele deve ser responsável e com acompanhamento médico especializado, como do obstetra e de um nutricionista.

O ganho excessivo de peso vai resultar no crescimento maior da barriga e também predispõe a gestante a problemas de saúde durante a gravidez.

5. Atividades físicas

As atividades físicas são benéficas em todas as fases da vida e durante a gestação contribuem no controle hormonal, disposição da gestante, controle de peso e melhor funcionamento metabólico, o que certamente influencia na saúde da pele.

O ideal é que as atividades físicas sejam acompanhadas por um especialista e respeitando o condicionamento físico da gestante.

Portanto, os cuidados com a barriga na gravidez contribuem na estética abdominal durante e depois da gestação e também na própria saúde da gestante e do bebê.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).