Quais os cremes pós-parto mais utilizados pelas mamães

A imagem mostra uma mulher, sentada no gramado em ambiente externo, segurando o filho suspenso e sorrindo

A chegada do bebê é um momento de muita felicidade, mas também de muitas mudanças no corpo. Conheça os cremes mais utilizados no pós-parto e recupere sua autoestima!

Dar à luz um bebê é uma das experiências mais emocionantes que uma mulher pode experimentar. Porém, junto com a chegada do novo membro da família, surgem também muitas mudanças indesejáveis no corpo. Por isso, entram em cena os cremes pós-parto.

Duas das principais queixas das mamães são as estrias e a flacidez, que surgem com mais intensidade nos seios e na barriga – duas regiões que aumentam de volume durante a gestação, causando o estiramento da pele e o rompimento das fibras de colágeno.

Além disso, as próprias alterações hormonais da gravidez, como o aumento dos níveis de progesterona, interferem na produção de novas fibras, facilitando o surgimento dessas imperfeições.

Cremes pós-parto: conheça os preferidos das mamães

Diante dessas mudanças indesejáveis no corpo depois de dar à luz, muitas mães recorrem aos famosos cremes pós-parto no intuito de tratar as estrias e combater a flacidez. Conheça os produtos preferidos e saiba um pouco mais sobre eles:

A imagem mostra as duas pernas de uma mulher, vistas de cima, passando creme
  1. Velastisa Antiestrias Refirmante Pós-Parto – Isdin®

O Velastisa é indicado para dar mais firmeza e elasticidade à pele distendida e combater as estrias recentes (avermelhadas). Sua fórmula contém:

  • Triterpenos de centelha asiática 0,1%: estimulação da síntese de colágeno;
  • Óleo de rosa-mosqueta: fornece ácidos graxos linoleico e linolênico;
  • Hidroxiprosilano CN: promove a reorganização das fibras de colágeno e elastina;
  • Proteosilano C: firmador da pele;
  • Vitamina E: antioxidante.
  1. Umiditá Mamãe Loção Hidratante Pós-Parto – Libbs®

O Umiditá é um hidratante corporal desenvolvido especialmente para restaurar a pele no período pós-parto, corrigindo os danos causados pelo estiramento.

Esse creme é formulado com componentes lipídicos semelhantes àqueles presentes no corpo humano, os quais ajudam a restaurar a barreira de proteção e a preservar o conteúdo de água da pele. Ele também contém vitamina E e alantoína, que estimula a renovação celular.

  1. Maternité Sérum Corretor de Estrias – Mustela®

Um dos cremes pós-parto mais famosos, o Maternité, da Mustela, combina ingredientes ativos naturais para promover sua ação suavizadora de estrias. O fabricante informa que o produto é compatível com a amamentação. Sua fórmula contém:

  • Peptídeos de abacate: favorecem elasticidade e suavidade à pele, reduzindo a sensação de repuxamento;
  • Oligoelementos: contêm propriedades reparadoras que estimulam a regeneração cutânea e reduzem as estrias já instaladas;
  • Elastorregulador: trata-se de um ingrediente desenvolvido pela Mustela que atua no reparo dos danos às fibras de colágeno e elastina.
  1. Gel de Corpo de Maternidade – Mustela®

Também fabricado pela Mustela, este gel promete firmar e tonificar a pele, de forma a combater a flacidez que surge durante a gestação e promover a remodelação da silhueta.

Além dos peptídeos de abacate, também utilizados no sérum da mesma marca, este gel contém centelha asiática (confere ação firmadora) e sófora-japônica (atua na remodelação da silhueta).

  1. Manteiga De Cacau Fórmula Pós Natal – Palmer’s®

Esta loção firmadora ajuda a manter a pele hidratada e fornece vitaminas e nutrientes que contribuem na recuperação da beleza e da saúde do tecido. Seus ingredientes ativos são:

  • Manteiga de cacau: promove hidratação profunda, conserva a elasticidade e contribui para a suavização das marcas e cicatrizes;
  • Vitamina E: é antioxidante e estimula a produção de colágeno;
  • Colágeno: atua no combate à flacidez e dá mais firmeza ao tecido;
  • Coenzima Q10: tem ação antioxidante e estimula a revitalização da pele.
  1. Mama Creme Firmador Pós-Parto – Perfecta®

O firmador da Perfecta contém ingredientes comuns a outros cremes pós-parto, como a centelha asiática e a vitamina E. Além desses ativos, sua fórmula traz extrato de darutoside e vitamina F, que suavizam a pele e combatem as inflamações.

A ação firmadora desse produto também é resultado do seu conteúdo de vitamina C, um poderoso antioxidante que participa da síntese do colágeno, e do óleo de amêndoas-doces, que favorece a elasticidade e a resistência da pele.

  1. Loção Hidratante Hidramamy – Mantecorp®

O Hidramamy é um hidratante que pode ser utilizado desde durante a gestação para prevenir o aparecimento das estrias e dar mais elasticidade à pele. No pós-parto, ele continua estimulando a produção das fibras para manter o tecido firme e com a textura suave.

Sua fórmula contém óleo de amêndoas e D-pantenol, que melhoram a qualidade da pele, ajudam a restabelecer a barreira cutânea e evitam a descamação.

  1. Cremes com ácido retinoico

O ácido retinoico é utilizado em fórmulas manipuladas de cremes no pós-parto para promover uma descamação da pele, o que remove as células antigas e estimula a sua renovação.

Apesar de oferecer bons resultados, é importante saber que essa substância não deve ser utilizada na gravidez e durante a amamentação, pois ela pode causar malformações ao feto e afetar o desenvolvimento do bebê ao passar para o leite.

Tratamentos estéticos no pós-parto

Embora os cremes pós-parto possam deixar a pele mais firme e hidratada e suavizar as estrias, nem sempre eles oferecem resultados totalmente satisfatórios, especialmente para quem desenvolveu muitas marcas ou um alto grau de flacidez.

Nesses casos, saiba que existem procedimentos estéticos capazes de melhorar a qualidade da pele e devolver a sua autoestima. Conheça os principais:

  • Peeling superficial: aplicação de substâncias ácidas para promover uma descamação suave e estimular a regeneração e a firmeza da pele;
  • Peeling de cristal: utiliza jatos de microcristais para fazer uma esfoliação e promover a descamação e a regeneração da pele por meio da ação mecânica;
  • Carboxiterapia: consiste em injeções de gás carbônico medicinal diretamente nas estrias;
  • Microagulhamento: tratamento que utiliza um rolo com cerca de 200 microagulhas que ativam o processo de cicatrização e estimulam o colágeno;
  • Subincisão: técnica mais invasiva indicada para tratar estrias mais antigas por meio do rompimento de fibras subcutâneas;
  • Drenagem linfática: é uma massagem suave que ajuda a eliminar o excesso de líquidos e a reduzir o inchaço no pós-parto;
  • Radiofrequência: técnica indolor que estimula a produção de colágeno, aumenta a firmeza da pele e ajuda a combater as estrias por meio do calor.

Como alguns cremes e procedimentos são contraindicados durante o período da amamentação, todos os tratamentos devem ser feitos com orientação médica. Agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino e consulte os procedimentos estéticos que melhor atendem a suas necessidade!

 

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).