11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Truques caseiros para remover manchas na pele

Mulher removendo manchas da pele

Uso do protetor solar é principal estratégia para prevenir o surgimento de manchas no rosto!

Devido ao incômodo estético, muitas pessoas pesquisam como tirar manchas do rosto tentando inicialmente soluções caseiras antes de buscar auxílio profissional.

As opções de tratamentos para manchas na pele são variadas, no entanto, a eficácia da solução vai depender do tipo de mancha e da intensidade com que ela se manifesta. Saiba mais a seguir!

Como surgem as manchas na pele?

Algumas manchas e pintas nascem com a gente e permanecem quase imutáveis durante a vida, no entanto, outras surgem com o decorrer dos anos e essas exigem uma atenção adicional.

Normalmente as manchas são resultado de processos inflamatórios, como acnes, machucados, queimaduras, exposição solar excessiva, procedimentos ou reações adversas causadas por produtos.

Esse processo é mais comum em fototipos de pele com melanina mais ativa, como a pele morena, que bronzeia mais fácil, e também a pele negra.

O que ocorre é que após uma lesão na pele ocorre um processo inflamatório que estimula a produção local de melanócitos (responsável pela produção de melanina). Esse processo resulta no surgimento da mancha.

Apesar de parecer tudo igual, existem diversos tipos de manchas o que também demanda cuidados específicos e altera a forma como tirar manchas do rosto. As principais são:

  • melanoses: são manchas escuras e arredondadas que surgem em decorrência da exposição prolongada ao sol. Quanto mais sol a pessoa tomar sem proteção, mais intensas serão essas manchas;
  • efélides ou sardas: ocorrem ainda na infância em fototipos de pele mais clara devido à exposição solar;
  • melasmas: surgem com mais intensidade nas maçãs do rosto, buço e testa, sendo causados por alterações hormonais o que justifica serem mais comuns em gestantes e mulheres que fazem uso da pílula anticoncepcional. Também são influenciados pela exposição ao sol;
  • manchas de pós-acne: ocorrem quando o processo inflamatório da acne não cicatriza corretamente. Inicialmente são avermelhadas adquirindo um tom mais amarronzado posteriormente.

A identificação do tipo de mancha na pele influencia como removê-la e os produtos mais adequados ao caso.

Como prevenir as manchas?

Antes de saber como tirar manchas do rosto é precisa tentar adotar hábitos que permitam preveni-las, afinal, nada garante que o tratamento entregará um resultado 100% satisfatório à paciente.

Como visto, diversas manchas no rosto são causadas pela exposição excessiva ao sol, de forma que o uso do protetor solar é a primeiro e principal recomendação para evitar esses sinais incômodos.

Mesmo ao ficar em ambientes internos é importante usar o protetor solar, pois ele promove uma camada de proteção contra a poluição e também protege dos danos causados pela luz artificial interna (lâmpadas, computadores, celulares etc.).

Para potencializar os efeitos do protetor solar a recomendação é associá-lo ao uso de um antioxidante, como a vitamina C.

A vitamina C ajuda a prevenir e amenizar manchas na pele, deixando o rosto mais iluminado e revitalizado. Além disso, ela amplia a proteção contra a radiação solar.

Outra dica é que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 3 horas para garantir a proteção almejada.

Como tirar manchas do rosto?

Saber como tirar manchas do rosto é essencial para não tentar receitas malucas que podem irritar ainda mais a pele causando a intensificação da mancha ou surgimento de novos sinais indesejados.

É sim possível adotar cuidados caseiros, mas eles devem ser tomados com precaução.  Além disso, existem os tratamentos profissionais. Saiba mais a seguir!

Mulher com manchas na pele

Cuidados caseiros

Entre os cuidados caseiros de como tirar manchas do rosto destaca-se o uso de dermocosméticos clareadores. A boa notícia é que eles realmente funcionam e são considerados a primeira opção de tratamento.

O destaque é que muitos desses cosméticos contêm ácidos na composição, sendo que a recomendação é aplicá-los antes de dormir e remover pela manhã.

Além disso, o uso do protetor solar facial é essencial durante o tratamento, pois a pele fica mais sensível e exposta.

Enquanto as manchas no rosto não amenizam uma dica é usar base ou pó com coloração que uniformizam o tom da pele e disfarçam os sinais indesejados.

Peeling com ácidos

Já entre os tratamentos estéticos profissionais está o peeling com ácidos, uma das principais recomendações para amenizar as manchas no rosto.

Nesse tratamento é realizada uma limpeza e, em seguida, a aplicação de ácidos que agem por alguns minutos na pele, dependendo do tipo.

Esses produtos causam a descamação da camada mais externa da pele, promovendo a renovação da pele e eliminação de manchas. Essa técnica não pode ser realizada caso haja processos inflamatórios ativos, como acne.

Tratamento com laser ou luz pulsada

Os tratamentos para manchas com laser ou luz pulsada são recomendados para manchas mais persistentes.

A técnica promove um aquecimento da pele, mas simultaneamente ocorre o controle dos depósitos de melanina para que não haja uma atuação descontrolada dos melanócitos.

O resultado é um tom de pele mais uniformizado e a amenização das manchas no rosto.

Microdermoabrasão

O tratamento com microdermoabrasão promove uma esfoliação superficial com aparelhos que ‘lixam’ a pele. Essa técnica remove as células mais superficiais, incentivando a formação de uma nova camada, no entanto, só apresenta resultados para manchas menores e superficiais.

Microagulhamento

O microagulhamento é uma técnica que estimula a produção de colágeno devido causar uma lesão controlada na pele em decorrência do uso de agulhas que podem perfurar a pele entre 0,3 e 1 milímetro.

Além de ajudar a amenizar manchas mais profundas, o tratamento promove a renovação da pele e suavização de cicatrizes de acne.

Mesmo sabendo como tirar manchas do rosto com truques caseiros, a recomendação é sempre buscar por um auxílio especializado para garantir um resultado mais satisfatório e evitar complicações.

A prescrição de dermocosméticos, assim como as indicações de uso, deve ser realizada por um profissional. Os tratamentos estéticos também exigem especialização.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).