Microagulhamento (IPCA)

 

o que é microagulhamento ipca

Microagulhamento  ou também chamado de Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA®) é uma técnica que utiliza um dispositivo semelhante a um rolo com inúmeras microagulhas , ou mesmo uma caneta cuja ponta é feita destas pequenas agulhas, e que tem por objetivo tratar cicatrizes, estrias, rugas e manchas na pele.

 

Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas

 

Como funciona a IPCA

Quando acontece uma lesão puntiforme na pele, o pequeno dano causado pela agulha requer um reparo e assim o corpo inicia todo um processo de cicatrização. Com milhares de perfurações esta regeneração se estende por toda a área lesada, porém sem a desepitelização total (remoção das células superficiais) observada nas técnicas ablativas como peelings e lasers. Ele envia células, libera substâncias como fatores de crescimento, elastina… e por fim deposita colágeno. O pequeno furo também significa a abertura de microscópicas passagens para produtos tópicos que podem ser usados logo após o procedimento (Drug Delivery).

 

Como funciona Microagulhamento

 

Indicações do Microagulhamento

  • Rejuvenescimento da face, pescoço, mãos
  • Rugas
  • Cicatrizes
  • Cicatrizes de acne
  • Estrias
  • Melasma
  • Poros abertos
  • Crescimento capilar

 

 

Sobre as Agulhas da IPCA

 

Procedimento com agulhas IPCA

 

Existem agulhas que variam de 0,25mm até 3,0mm

Agulhas menores que 0,5 mm são utilizadas somente para facilitar a absorção de ativos e podem ser utilizadas por esteticistas. Não trazem nenhum resultado na produção de colágeno, que acontece somente em agulhas maiores.

Agulhas menores não causam muita dor, e utilizamos anestésicos tópicos porém as maiores requerem a anestesia local ou bloqueio.

 

 

Procedimento da IPCA

 

Dias Antes

É necessário em alguns casos para um melhor aproveitamento da técnica o preparo da pele, entre 15 a 21 dias antes do procedimento, que será recomendado pelo seu médico (cremes específicos)

 

No dia de fazer o Microagulhamento

Após a higienização da pele aplicamos uma pomada anestésica e aguardamos por 1 hora. Em casos específicos com  agulhas maiores é necessário a realização de bloqueio anestésico.

Efetuamos nova higienização e iniciamos a passada do rolo de agulhas em várias direções.

Haverá um sangramento muito leve e desejado para um melhor resultado.

Em seguida um produto tópico, específico para cada tratamento, é aplicado.

Não se deve aplicar maquiagem dentro de 24 hs do procedimento.

 

Dia Seguinte

Permitido o uso de protetor solar indicado pela médica.

Serão indicados produtos de uso domiciliar para melhoria do resultado.

 

Número de Sessões

O tratamento deve ser feito, em média, em 4 sessões, e em intervalos de 30 dias. Porém agulhas maiores, uma ou duas sessões já pode ser suficiente.

 

Contra Indicações

  • Pele com infecções
  • Herpes ativa
  • Uso de anticoagulantes
  • Uso de Isotretinoína (Roacutan®)

 

Perguntas Frequentes sobre Microagulhamento

  1. Como estará minha pele no dia seguinte? Haverá um inchaço moderado da pele, com vermelhidão que melhorará em 2 – 3 dias.
  2. Poderei usar maquiagem? A maquiagem só será liberada após 24 – 48hs
  3. Vai sangrar em casa? Não
  4. Vai descamar? Em tratamentos com agulhas maiores pode haver uma leve descamação.
  5. Qual a diferença na recuperação entre os tratamento de microagulhamento e de peeling ou laser? No peeling e no laser haverá uma lesão da epiderme (ablativos), e o reparo desta camada levará mais tempo, inclusive aumentando o risco de hiper ou hipo-pigmentação da pele. Na técnica de agulhamento não haverá lesão ou remoção da epiderme e sim apenas puncturas permeando da pele. Danos puntiformes mantem a epiderme e derme íntegras facilitando sua regeneração, com menor risco de hiperpigmentação e menor “down time” (tempo de afastamento).
  6. Quanto tempo leva o tratamento? A aplicação dura 30 minutos, porém o paciente deverá chegar em torno de 1 hora antes para a aplicação do anestésico tópico.
  7. Sentirei dor? Não. Utilizamos anestésicos tópicos que evitam a dor no tratamento. No caso de agulhas maiores realizamos anestesia local e bloqueios.
  8. Poderei praticar atividades físicas? Sim. Liberadas no dia seguinte.
  9. Posso trabalhar no dia seguinte? Sim, porém no caso de tratamentos faciais a pele estará levemente inchada e avermelhada, melhorando em 2 a 3 dias.

CTA Ainda tem duvidas