11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Como se preparar para a abdominoplastia?

Saiba mais sobre a abdominoplastia

Entenda como é feita a abdominoplastia e o que fazer no pré-operatório

A abdominoplastia é uma das cirurgias plásticas mais conhecidas no Brasil e no mundo.  Este procedimento é realizado com a intenção de eliminar o excesso de pele da região abdominal, além de retirar gordura localizada e estimular a firmeza muscular do local. Não podendo ser considerado um tratamento para a obesidade, o procedimento é realizado em pacientes que já tenham uma dieta saudável e boa forma física. 

Com uma avaliação do médico cirurgião, o profissional analisa se o paciente precisará se submeter a uma abdominoplastia clássica ou a miniabsominoplastia, quando a extensão do procedimento é menor, assim como a necessidade de retirada de acúmulo de gordura. É comum que esta técnica venha acompanhada com a lipoaspiração, procurando melhorar ainda mais a silhueta dos pacientes. 

Como é feita a abdominoplastia?

Com apenas duas incisões principais, uma horizontal que tem como objetivo a retirada da pele e uma vertical, onde os músculos abdominais são modificados para promover uma cintura mais definia e uma barriga plana. Depois destes dois procedimentos, o excesso de pele é esticado e reposicionado na região, dando o acabamento necessário para finalizar a abdominoplastia

Todo o procedimento precisa ser realizado de acordo com a real situação de cada paciente, por isso a importância de uma análise médica minuciosa e a escolha de um profissional qualificado. Esta intervenção cirúrgica é geralmente procurada por pessoas que se incomodam com a flacidez, com a gordura localizada, com estrias ou com a disposição muscular da região. A cirurgia dura aproximadamente três horas, dependendo da extensão do tratamento.

Mulher com a barriga sarada

Como se preparar para este procedimento?

A preparação para a abdominoplastia precisa ser realizada de acordo com os direcionamentos médicos, mas alguns processos são comuns a todos que recorrem à técnica. Suspender o uso de medicamentos, não fumar durante as duas semanas anteriores à cirurgia e organizar os compromissos marcados após o procedimento é essencial. É preciso higienizar o local com muita atenção e produtos certos no dia anterior, além de praticar um jejum de 8 horas e não consumir bebidas alcoólicas.

No dia da cirurgia o banho precisa ser tomado com sabonete antisséptico, ok? E não é recomendável que o paciente utilize cremes, maquiagem ou esmalte. Separe peças leves de roupa para o dia da abdominoplastia e tenha consigo todos os resultados dos exames pedidos no pré-operatório. Outro direcionamento comum é o de suspender o uso de anticoncepcional ou medicamentos para emagrecer ao menos 15 dias antes da internação.

Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).