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Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
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É possível perder peso enquanto dorme?

Dicas para perder peso dormindo

Saber como perder peso dormindo é o primeiro passo, mas deve ser unido a uma rotina saudável durante o dia. Saiba como!

Manter o corpo do jeito desejado nem sempre é fácil, mas pode ser menos difícil seguindo as dicas de como perder peso dormindo.

Sim, é verdade que é possível perder peso dormindo de acordo com algumas pesquisas norte-americanas, no entanto, não adianta dormir 16 horas por dia e achar que só isso vai funcionar, combinado?

A seguir conheça as particularidades do nosso organismo que faz com que dormir seja bom à saúde e à estética.

Como perder peso dormindo?

A proposta de substituir dietas por boas noites de sono e descobrir como perder peso dormindo surgiu no livro The Sleep Doctor’s Diet Plan do médico americano Michael Breus.

De acordo com ele, boas noites de sono podem ajudar a perder até 7kg em um mês, mas destacamos que a questão não é só dormir, deve-se atentar à qualidade e quantidade de sono.

O que ocorre é que durante o sono as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente, o que acelera o metabolismo e ajuda na perda de gordura corporal.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, concluiu que adultos que dormem bem têm até 20% a menos de gordura na barriga.

Além do metabolismo, isso é influenciado pela produção hormonal que está diretamente relacionada ao sono.

É importante que o sono seja restaurador. Para isso, a recomendação é dormir, ao menos, 7h30, pois precisamos passar por 5 estágios do sono e cada um dura, em média, 90 minutos.

Mesmo com o número adequado de horas de sono existem alguns problemas que diminuem a qualidade dele, inviabilizando os benefícios almejados. Entre as situações que comprometem a qualidade do sono destaca-se a apneia, por exemplo.

Essa condição causa repetidas interrupções na respiração e ruídos que atrapalham a qualidade do sono. Esse problema é mais comum em pessoas com sobrepeso e gera sintomas como fadiga, sonolência e cansaço durante o dia.

Produção hormonal durante o sono

Outro aspecto que será influenciado pela qualidade e duração do sono é a produção hormonal, pois diversos hormônios são produzidos pelo organismo durante a noite. São eles:

  • Leptina: ajuda a manter o corpo satisfeito, e quando em falta prejudica a sensação de saciedade e aumenta a fome ao acordar;
  • Grelina: mantém a fome normal, mas ela pode aumentar em 20% quando esse hormônio não é produzido suficientemente após uma noite de sono ruim;
  • Cortisol: é um regulador do apetite e, quando tem a produção diminuída, causa aumento do apetite e acúmulo de gordura na barriga;
  • hormônio do crescimento (HGH): em quantidades normais reduz a gordura corporal, mas com noites ruins de sono ele transforma calorias em gordura.

Portanto, os hormônios produzidos durante a noite tem relação direta com o apetite que vai influenciar a perda de peso.

5 dicas para perder peso dormindo

Para saber como perder peso dormindo e conquistar esse objetivo é preciso ter alguns cuidados na rotina, como:

  1. ter um horário regular para dormir, indo para cama no horário habitual e dormindo a mesma quantidade de horas todos os dias – inclusive aos finais de semana;
  2. reduzir o consumo de café principalmente após as 14 horas, pois a cafeína demora até 10 horas para sair do organismo e vai afetar a quantidade e qualidade do sono. A dica também inclui outras bebidas com a substância, como refrigerante, energético e chá mate;
  3. ter uma alimentação com bastante ingestão de fibras e proteínas, pois elas ajudam a estabilizar o açúcar no sangue, aumentando a energia e reduzindo a gula. As fibras ainda ajudam para o funcionamento intestinal adequado;
  4. mantenha os exercícios físicos pela manhã ou tarde, evitando atividades muito intensas, ao menos, 4 horas antes de ir dormir;
  5. tome sol pela manhã por, ao menos, 15 minutos, pois esse hábito ajudará a regular o sono e manter os estágios do sono adequados.

Com essas dicas é possível ver que como perder peso dormindo não é difícil, mas exige disciplina e cuidados adicionais para que a tática realmente funcione.

Perder peso dormindo dicas

Quais cuidados adotar para perder peso?

Ainda que dormir bem possa te ajudar a perder peso e reduzir o acúmulo de gordura na barriga, algumas outras dicas podem ser indispensáveis para controlar o peso corporal e manter a saúde. Confira!

Reeducação alimentar

Em vez de investir em dietas restritivas ou mesmo prejudiciais à saúde, aposte em uma reeducação alimentar, transformando sua relação com a comida e levando isso para a vida.

A dica é diversificar ao máximo a composição das refeições e apostar sempre em opções naturais, por exemplo, vegetais, legumes, oleaginosas, grãos, verduras e frutas.

Reduza opções com muito sódio, açúcar e gorduras, como os processados e embutidos.

Lembre-se também que o consumo adequado de água é essencial para manter a hidratação interna e externa, eliminar toxinas e perder peso.

Prática de exercícios físicos

Para emagrecer não é necessário ir à academia todos os dias e passar horas lá. O mais indicado é ter uma rotina ativa e regular de exercícios. Por exemplo, três vezes na semana por uma hora cada.

Caso o objetivo seja perder gordura, invista em exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, bicicleta, natação, dança e outros que contribuam para uma queima mais intensa de calorias.

Se o objetivo é definir os músculos e trabalhar áreas específicas, invista em musculação e localizada.

Evitar maus hábitos

Os maus hábitos são prejudiciais à saúde e à estética, inviabilizando benefícios que seriam possíveis com boas noites de sono.

Entre as práticas mais prejudiciais à qualidade do sono destaca-se o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e também o tabaco.

Aposte em procedimentos estéticos

Aliar essas dicas a procedimentos estéticos, como a drenagem linfática, também contribuem positivamente para a perda de peso.

Portanto, saber como perder peso dormindo é o primeiro passo, mas é fundamental unir boas noites de sono com boas práticas no dia a dia, como alimentação balanceada e exercícios.

 

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Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).