Menu

Cirurgia plástica: descubra o que você precisa levar em consideração antes de tomar sua decisão!

Conhecer suas motivações, escolher o médico ideal e saber o que esperar do procedimento são alguns dos fatores que você deve ter em mente antes de marcar a data da cirurgia

Uma cirurgia plástica é muito mais simples que uma cirurgia cardíaca, mas isso não significa que você possa operar sem refletir a fundo sobre alguns aspectos essenciais para que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.

Conheça alguns assuntos sobre os quais você deve ponderar:

  1. Os motivos pelos quais você deseja modificar o seu corpo

Até existem algumas formas de corrigir uma cirurgia da qual você tenha se arrependido ou cujo resultado não tenha ficado conforme você esperava, mas nem sempre é possível “apagar” totalmente as modificações.

Além disso, toda cirurgia plástica exige um tempo de recuperação, e esse período pode trazer alguns incômodos. Por isso, você precisa ter muita certeza de que o desejo de mudar o seu corpo partiu de você, e não de qualquer outra pessoa.

Se você vai se sentir mais confiante e mais bonita ao corrigir a imperfeição, vá em frente. Porém, se você sente que faria a cirurgia muito mais para agradar ao parceiro ou por sugestão de outra pessoa, é melhor refletir por mais um tempo.

mulher sentada pensando dicas de cirurgia plástica
  1. A escolha do cirurgião ideal para você

Para obter um bom resultado na sua cirurgia, você deve optar por um médico devidamente habilitado nessa área. Para isso, sempre verifique se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pesquise sobre a reputação da clínica.

É importante saber que não existe uma especialização médica em “estética”, por isso é essencial verificar os cursos e os títulos do médico em questão.

Checar a parte técnica é fundamental, mas você também deve avaliar como você se sentiu em relação ao profissional. Para que você se sinta segura e confortável para expor suas queixas e ouvir as sugestões, é preciso que haja uma empatia entre vocês.

Peça recomendações para pessoas próximas que já tenham operado e esteja aberta a fazer novas avaliações caso você não se identifique com o cirurgião plástico.

Veja mais – Saiba porque você deve confiar na Dra. Luciana Pepino!

  1. Tenha muito claro como serão os resultados da cirurgia

Durante as consultas, não tenha receio de perguntar ao cirurgião quais resultados você pode esperar, pois você precisa ter muito claro qual será a nova aparência da parte do corpo a ser trabalhada.

Pergunte qual será o grau de melhora da sua queixa, onde ficarão as cicatrizes e em quanto tempo os resultados finais vão aparecer (para que você não fique frustrada antes da hora).

Não deixe de esclarecer também qual será a aparência imediata da região operada logo depois da cirurgia, pois é comum apresentar inchaço, assimetrias e manchas arroxeadas nos primeiros dias, o que pode deixar um paciente desesperado sem motivo.

  1. Saiba como é o pós-operatório e os cuidados que você deverá seguir

A cirurgia plástica trabalha com a estética, mas isso não quer dizer que você não vai precisar adotar alguns cuidados nos primeiros dias ou semanas depois do seu procedimento, inclusive fazendo repouso por algum tempo.

Organize-se para que uma pessoa de confiança possa te acompanhar desde a saída da sala de cirurgia e durante o período em que você vai permanecer internada. Também deve haver uma pessoa disponível para levar você para casa quando você receber alta.

Saiba quantos dias você deverá se afastar do trabalho e da academia e se haverá alguma restrição para as suas atividades do dia a dia, como dirigir, pegar seu filho no colo ou mesmo lavar o cabelo (pois em algumas cirurgias não se deve erguer os braços acima dos ombros).

Pergunte ao cirurgião sobre os desconfortos esperados no pós-operatório, como o nível de dor, o inchaço e a falta de sensibilidade. Dessa forma, você estará mais preparada para saber se o que você está sentindo é normal e o que fazer para aliviar os incômodos.

Cirurgias como a lipoaspiração e a abdominoplastia exigem que os pacientes utilizem uma cinta compressora por 30 dias, enquanto a mamoplastia necessita do uso de um sutiã pós-cirúrgico. Informe-se com o médico sobre a necessidade de adquirir esses e outros produtos.

  1. Organize-se financeiramente para a sua cirurgia plástica

Fazer uma cirurgia pode ser o seu maior sonho, mas ela só valerá a pena se você não comprometer todo o seu orçamento para realizá-la. Por isso, é necessário fazer um planejamento financeiro para que todos os gastos caibam no seu bolso.

O preço de uma cirurgia plástica pode variar muito de uma clínica para outra e mesmo de um paciente para o outro, portanto você não deve se basear no valor investido por uma amiga que fez o mesmo procedimento.

Para que o preço de cirurgia e os gastos com anestesia, internamento, instrumentação e medicamentos não se tornem impeditivos, você não precisa necessariamente recorrer à clínica com o menor valor, mas sim encontrar a melhor forma de pagamento.

mulher pensativa dicas de cirurgia plástica

Conhecendo o valor total, pergunte sobre as condições de pagamento parcelado no cartão de crédito, em cheque, por boleto, à vista e até mesmo o consórcio e o financiamento de cirurgia.

Lembre-se de que o serviço mais caro nem sempre é sinônimo de maior qualidade, assim como o mais barato não significa que os resultados serão insatisfatórios. Contudo, sempre desconfie ao se deparar com valores muito acima ou abaixo da média do mercado.

  1. Tome as decisões com calma

Na maior parte das vezes, uma cirurgia plástica não é um procedimento de emergência. Dessa forma, permita-se refletir sobre o que essa mudança vai significar para você e a sua vida, sem agir por impulso.

Essa é uma recomendação que vale para todos os aspectos que você deve levar em consideração antes de fazer uma cirurgia, incluindo suas motivações, a escolha do médico, a forma de pagamento e até mesmo a data do procedimento.

Se você sentir que precisa de mais orientações, nossa dica é agendar uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para que ela possa te ajudar a refletir melhor sobre todas as possibilidades que a cirurgia plástica oferece para você.

  • 26
    Shares