Consórcio De Cirurgia Plástica: Como Funciona E O Que É Necessário

Conheça essa modalidade que cada vez vem ganhando mais adeptos no Brasil e pode ser a solução para encaixar a cirurgia plástica no seu orçamento

Quando uma paciente busca um cirurgião plástico, nem sempre ela tem ideia de quais procedimentos serão necessários e de qual é o custo de uma cirurgia.

Os valores variam bastante de acordo com a complexidade do procedimento, de forma que não é possível apontar uma base de preços. Contudo, em muitas situações é comum que a paciente não disponha de imediato de toda a quantia necessária para o pagamento da cirurgia.

Como cirurgias plásticas em sua maioria não são decisões que se tomam da noite para o dia, há tempo para se planejar de forma a conseguir o valor do investimento.

As instituições financeiras sabem muito bem disso, e é por essa razão que uma modalidade vem ganhando corpo nos últimos anos. Trata-se do consórcio de cirurgia plástica, uma solução inteligente que pode ajudar você a poupar para alcançar a realização desse sonho.

Consórcio de cirurgia plástica: como funciona?

Esse é o plano de investimento que funciona como qualquer outro consórcio. Em linhas gerais, você define o valor total que deseja pagar – que pode ser baseado no valor de uma cirurgia plástica futura ou em um valor à sua escolha que seja suficiente para suprir suas necessidades.

Na maioria dos casos, você escolhe quanto pode pagar por mês. A empresa que administra o consórcio abre um grupo para os interessados e cuida dos sorteios e da administração dos depósitos, cobrando uma taxa administrativa para isso.

Dessa maneira, é importante escolher uma empresa idônea e com bom histórico de transações. Todos os meses alguém é sorteado. A felizarda recebe uma carta de crédito com o valor total a ser pago via consórcio e, a partir desse momento, já pode utilizá-lo.

Em outras palavras, isso significa que você tem duas oportunidades: resgatar o valor total a partir do momento em que for sorteada ou ao fim do pagamento de todas as parcelas. A vantagem de ser sorteada é a de poder usar o crédito antes do fim do pagamento das parcelas.

Por exemplo: vamos supor que o seu contrato seja de 24 meses, mas já no terceiro mês sua carta é contemplada. Isso quer dizer que em pouco mais de 90 dias você estará apta a pagar pela sua cirurgia.

Da mesma forma, caso você não seja contemplada, basta seguir pagando normalmente as parcelas mensais que, ao fim do período de vigência do contrato, você receberá uma carta de crédito com o valor integral mais os juros acrescidos no período. Falando em novidade, conheça as inovações na área de cirurgia plástica

Uma ampla variedade no mercado

À primeira vista você pode até achar ou pouco estranho um consórcio de cirurgia plástica. Porém, trata-se de uma alternativa mais comum do que você imagina e, devido aos valores serem altos em alguns procedimentos, a modalidade está se popularizando.

Para as operadoras de serviços financeiros, todo item que tenha um valor significativo e que seja passível de ser pago em médio e longo prazo pode ser contemplado com um consórcio próprio.

Consórcios para automóveis e imóveis são os mais comuns, mas isso não significa que eles sejam os únicos. Portanto, o primeiro passo é procurar uma administradora de consórcios renomada e com bom histórico e descobrir se existe a modalidade para a cirurgia plástica.

Depois, basta firmar o seu contrato em um dos muitos grupos existentes e torcer para ser sorteada. No final, a carta de crédito é o seu prêmio e você poderá quitar o seu procedimento.

Vale lembrar que nem sempre o consórcio precisa ser específico para cirurgias plásticas. Há instituições que montam grupos baseados unicamente no valor da carta de crédito a ser obtida no final, independente do uso que será feito dessa quantia.

Encontre um consórcio que caiba no seu bolso

Os consórcios surgiram como uma oportunidade de investimento para aquelas pessoas que têm dificuldade em poupar todos os meses.

Ao criar uma espécie de obrigação a partir do valor da parcela e condicionar os pagamentos a um prêmio, a antecipação do recebimento do valor em caso de sorteio, a modalidade vira um estímulo para muita gente.

O tempo de duração de um consórcio varia bastante. Os planos, em geral, vão de 12 a 60 meses, portanto de 1 a 5 anos. Assim, é importante que você observe dois fatores na hora de se programar: o número de parcelas e o valor das parcelas.

Quanto menor o número de parcelas, maior o valor de cada uma delas. É preciso encontrar um equilíbrio para que o pagamento caiba dentro do seu orçamento e para que o prazo total de pagamento seja razoável para a cirurgia em questão.

Contudo, no caso de um consórcio de cirurgia plástica não é muito conveniente escolher opções que durem mais do que dois anos.

Após esse prazo, pode ser que muitas coisas mudem – desde os valores a serem pagos pela cirurgia até mesmo as necessidades indicadas pelo seu cirurgião a partir da avaliação presencial. Aproveite para conferir como a abdominoplastia elimina a flacidez

Foi sorteada? Aproveite a sorte e antecipe o procedimento

A partir do momento que você for sorteada, isso significa que você já terá em mãos o valor necessário para realizar a cirurgia. Ou seja, você pode antecipar o procedimento.

Para aproveitar a sorte, porém, é preciso que você esteja com o pagamento das parcelas em dia ou, caso contrário, não terá direito à antecipação do valor.

Por fim, não se esqueça que mesmo após o sorteio você precisa continuar pagando as mensalidades. O prêmio, nesse caso, é a antecipação do crédito, que pode ser gasto posteriormente da maneira que você bem entender. 

Gostou das nossas dicas? Não perca tempo e agende sua consulta com a Dr. Luciana Pepino agora!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp