Menu

Cirurgia Plástica: saiba o que você deve ou não acreditar

A celulite desaparece após a lipoaspiração? É possível reconstruir a mama depois de um acidente ou de uma doença? Estas são algumas das muitas dúvidas sobre cirurgia plástica e que geram mitos e verdades sobre o assunto.

Para esclarecer alguns aspectos sobre o assunto, preparamos um guia para esclarecer os principais mitos e verdades sobre cirurgia plástica:

1. Antes de mudar o contorno corporal com cirurgia plástica, é preciso emagrecer.

Mentira. O ideal é que o IMC (índice de massa corporal obtido pela relação de peso/altura) esteja no máximo em 27. Também é recomendado que o paciente tenha o peso que consiga manter. A cirurgia apenas melhora a aparência e não emagrece.

2. Depois da lipoaspiração a região aspirada não volta a crescer.

Verdade. Depois da cirurgia as células adiposas, ou seja, de gordura, não se formam mais. No entanto, se houver ganho de peso, o local aumenta de tamanho e isso não afeta o local aspirado. É recomendado que a lipoaspiração seja feita apenas em gorduras localizadas.

3. A cada 10 anos, a prótese de mama deve ser trocada.

Mentira. Atualmente, as próteses são mais resistentes e exames como Ressonância Magnética e Ultrassom, utilizados para o acompanhamento nos casos de câncer de mama, são usados para verificar a situação dos implantes. Caso não haja nenhuma alteração, não existe necessidade de trocá-los.

4. Não consigo perder os pneuzinhos, mesmo fazendo ginástica.

Verdade. A gordura localizada não desaparece com os exercícios físicos, mas ela diminui bastante. O ideal para quem quer perder os pneuzinhos é fazer muita atividade física, manter uma alimentação saudável, para só depois fazer lipoaspiração.

5. O inverno é melhor época para cirurgia.

Mentira. A cicatrização e recuperação acontecem em qualquer época do ano. O que pode acontecer é um desconforto no uso de cinta modeladora, no caso de serem realizadas lipoaspirações no calor.

6. Existe risco maior de necrose com o fumo.

Verdade. Quando são realizadas cirurgias, alguns vasos são afetados, enquanto outros devem estar em perfeita ordem para vascularização da pele. Os fumantes têm problemas com a cicatrização e necrose (morte dos tecidos), porque a nicotina diminui o calibre dos vasos sanguíneos.

Gostou? Então, confira mais informações sobre o assunto na clínica de cirurgia plástica da Dra. Luciana Pepino.

  1. Norma cristina de sousa disse:

    é muito importante tirarmos nossas duvidas muito obrigado. tenho uma avaliação marcada com a doutora,meu sonho é fazer uma abdominoplastia colocar silicone. tenho alguns medo mas acho que é normal ate logo.

  2. ALUSKA MACEDO disse:

    bom dia,acompanho tudo que vc coloca no site.tenho uma dúvida,quero fazer uma hidrolipo,e não sei se essa seca legal a barriga,e se esse procedimento pode fazer em uma clinica??

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Aluska!

      Fico feliz que esteja gostando dos nossos posts! Sobre a sua dúvida, nós preferimos realizar o procedimento em ambiente hospitalar, com sedação – para maior segurança. Eu só não consigo dizer se essa cirurgia é a mais adequada para o seu caso. O ideal é que você passe por uma avaliação pessoal, pois precisamos saber de informações do paciente, como o histórico médico por exemplo.

      Entre em contato conosco, caso deseje agendar a sua consulta. No link abaixo você encontra o nosso contato: https://www.lucianapepino.com.br/contato/

      Beijos!

  3. Tatiane disse:

    Olá Dra, Tudo bem?
    Estou adorando o Blog, sempre acompanho, mas estou com uma duvida,tenho 25 anos, e operei em janeiro, fiz lipo nas pernas, abdomen, costas, e fiz mamoplastia, só q as manchas roxas internas da lipo até hoje não sumiram, isso é normal? Demora muito pra essas manchas sumirem, ou elas ficarão definitivas?

    Grata;

    • Luciana Pepino disse:

      Tatiane,

      É importante que você procure e converse com o médico que te operou, pois ele é a melhor pessoa para te orientar sobre todas as suas dúvidas. Seria anti-ético de nossa parte, dar orientações e informações sobre um caso que não foi feito conosco. Tenho certeza que entenderá nossa posição.

      Um grande beijo!

  4. Ana Elodia disse:

    Boa tarde,gostaria que me falassem um pouco sobre preenchimento labial, sobre o famoso bigode chines, como é feito, qto tempo dura esse procedimento?Me falaram 3 anos a 4 anos! é verdade? gostaria de saber tambem sobre lazer?

  5. brenda disse:

    ola. gostaria de saber se colocar silicone nas mamas, atrapalha o crescimento quando se tem 18 anos ? e se é recomendável fazer.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi, Brenda! Tudo bem?

      A cirurgia só causa problemas ao crescimento das mamas se for feita antes do desenvolvimento completo delas. E isso varia em cada paciente.

      Em todo caso, você deve ir à consulta acompanhada de sua mãe ou responsável. Depois da avaliação, caso tenha sido indicado algum tipo de cirurgia ou tratamento o seu responsável deverá assinar antes.

      Inclusive, participei de uma reportagem no “Fantástico” falando sobre o assunto. Você pode conferir neste link: https://www.lucianapepino.com.br/midia-tv-globo.asp 🙂

      Caso queira entrar em contato conosco, aqui está o link com nossos contatos: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Beijos!

  6. adriana disse:

    gostaria de saber sobre tratamento atual para olheiras, e se o preenchimento ameniza ou resolve o problema. obrigada

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Adriana!

      O problema das olheiras é multifatorial, isto quer dizer que são diversas as causas que levam às olheiras.
      O preenchimento é um dos tratamentos. Mas, o tratamento, que vai de produtos de uso domiciliar à cirurgia, realmente vai depender de cada caso.

      Nos ligue, se desejar, para agendar sua primeira consulta. Neste link estão nossos telefones: https://www.lucianapepino.com.br/contato

      Abraços!

  7. ELISANDRA SOUSA disse:

    Dr luciana gostaria de saber se e possivel fazer uma reduçao de seio e uma abdominoplastia num mesmo dia!quero fazer em janeiro proximo!!!gostaria muito de marcar uma consulta!!!

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Elisandra!
      Sim, é muito comum associação de dois ou mais procedimentos numa mesma cirurgia. No entanto, é necessário que eu te avalie antes, pois apenas dessa forma podemos definir qual o melhor procedimento ao seu caso. A avaliação é essencial, pois cada paciente tem uma necessidade específica que deve ser analisada.

      Ligue-nos, se desejar, para marcar a sua avaliação presencial. Nossos contatos estão nesse link: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Abraços!

  8. camila disse:

    dr, gostaria de saber qual tipo de anestesia é dado numa cirurgia de redução da aoreola com implantação de silicone e abdominoplastia td juntos, como são feitas a retirada dos pontos, é que nem o de cesaria?falo isso pois qdo tive minha 2ª gestação minha filha foi gerada td do meu lado esquerdo fazendo com que esse lado ficasse caido nitidamente, nessa cesaria tve queda de pressão o q me causou um panico na hora, nesse caso poderia ser uma anestesia geral?desde já te agradeço camila melo!

    • Luciana Pepino disse:

      Bom dia, Camila!

      Primeiro é importante saber que toda indicação de anestesia depende da avaliação de uma série de fatores, desde as áreas que serão operadas, a experiência do cirurgião e até o histórico do paciente, como você mesma relatou.
      A anestesia geral pode ser usada, mas em conversa com seu cirurgião relate sua experiência, desta forma ele poderá indicar a anestesia mais adequada para o seu caso em específico.

      Abraços!

  9. MAGNA SILVA disse:

    DR.QERO MUITO FASER UM PREENCHIMENTO ENTRE A TESTA TO ME SENTINDO MUITO VELHA SO Q MINHA CONDIÇAÕ FINANCERA NAUM DA QE POSSO FASER PRA AMENISAR…DEVE SE CARO NEH…TO COM MUITOS PES DE GALINHA EM BAIXO DOS OLHOS ME SINTO MUITO FEIA …..AIAIAIAI

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Magna! Tudo bem?

      Só teria como te responder te avaliando pessoalmente, pois cada paciente tem uma necessidade e diagnóstico diferente. De qualquer forma, é importante que você saiba que hoje em dia as cirurgias plásticas ou tratamentos estéticos podem ser parcelados e por isto, estão bem mais acessíveis. 🙂
      Se tiver interesse, ligue aqui na clínica para marcar uma avaliação, será um prazer atendê-la e tirar suas dúvidas. Neste link estão os telefones: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Beijos!

  10. Vanessa disse:

    Olá Dr amei o site,eu tenho 32 anos,sou mãe de 3 filhos,sendo uma com 15 anos,outro com 10 anos e um nenem de 1 ano e 3meses,estou querendo muito fazer Abdoplastia,pois engordei muito e meu sonho…atualmente estou pesando 78 kilos…..uma barriga enorme….nossa eu sonho em fazer essa cirugia,eu sou de Vitória Es…indicaria alguém aqui?
    Essas cirugia os valores são caro,então ate agora não fiz por dificuldades financeira,mas sonho em fazer,e quero fazer…..tenho fé em Deus que vou realizar esse sonho,não sei se esse ano ainda,pois esse ano foi niver dam inha filha 15 anos,gastei muito,mas ano que vem sim quero muito….a Dr podia me avialiar por MSN….web…pois e de SP???

    Atencosamente,
    Vanessa.
    Aguardo resposta tbém por e-mail.
    bjos

    • Luciana Pepino disse:

      Boa tarde, Vanessa!

      A avaliação pessoal é muito importante para que eu possa verificar qual o melhor procedimento para o seu caso, já que cada paciente tem um diagnóstico específico. Desta forma, não é possível realizar uma avaliação via web por MSN. Uma avaliação presencial é fundamental.
      Por isso, orientamos que procure um cirurgião plástico de confiança em sua cidade. Procure saber se o médico é realmente um Cirurgião Plástico e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois isto é uma confirmação de que, antes de tudo, o profissional é também Cirurgião Geral, tendo prestado uma prova para conseguir ser membro desta importante sociedade.
      Infelizmente não conhecemos nenhum em Vitória/ES para indicar, mas estamos à disposição se preferir vir consultar conosco em São Paulo.

      Abraços!