Cirurgia plástica após a gestação

Entenda qual o período ideal para realizar uma cirurgia plástica após o nascimento do seu bebê

Depois da gravidez, a maioria das mulheres não consegue pensar em outra coisa a não ser na recuperação do peso ideal. Seja antes ou depois do parto, algumas investem em dietas proibicionistas, o que pode fazer mal ao bebê, e outras correm ao consultório mais próximo com o desejo de fazer uma cirurgia plástica. O público feminino se caracteriza pela vaidade e nem todas conseguem se sentir bem com a flacidez, com as gordurinhas ganhas durante o período de gestação e com a região mamária  pouco harmoniosa.

Com esse combo, há quem não pense duas vezes em recorrer aos procedimentos estéticos que eliminem o problema que compromete a autoestima. E talvez o mais preocupante: após o parto. O desejo por resultados imediatos pode comprometer o julgamento da mulher que não está satisfeita com o que vê no espelho e quer medidas rápidas para voltar à boa forma. Mesmo com as facilidades e os resultados rápidos, saiba que não é recomendado fazer qualquer tipo de cirurgia plástica após o parto.

Entre as cirurgias mais buscadas pelas mamães estão a lipoaspiração e o implante de próteses de silicone. No caso da primeira, ela só pode ser realizada depois de 1 ano e a segunda só depois que terminar o período de amamentação. Dependendo da paciente, ela só poderá ser submetida a qualquer outra cirurgia depois de 8 meses. Essas medidas médicas acontecem por causa das mudanças no corpo feminino durante a gestação, que precisam se estabilizar para que a repetição do procedimento não seja necessária.

O corpo da gestante sofre inchaços naturais influenciados, especialmente, pelos hormônios que ficam à flor-da-pele. É preciso ter em mente que a lipoaspiração ou a abdominoplastia não são métodos que lhe farão emagrecer, pois não influenciam no peso. Sendo assim, é uma oportunidade para se organizar melhor para fazer a operação da sua escolha.

A correção de mama também entra na lista de cirurgias plásticas procuradas pelas grávidas. A flacidez na região acontece devido ao aumento brusco durante a gestação que pode acarretar na queda. Esse procedimento é o que tem mais possibilidade de ser feito em curto espaço de tempo, pois depende e muito do fim da amamentação. As gordurinhas também entram em cena, onde o pós-operatório dessas cirurgias requer um pouco mais de cuidado, pois necessita repouso e, em alguns casos, drenagem linfática.

Por isso, fazer uma cirurgia plástica após o parto é um desafio, pois compete com os cuidados que a mãe deve dar ao bebê. Quem quer uma cirurgia durante a gestação, também precisará de cuidados médicos. Contudo, o sobreaviso fica para os casos em que se precisa da toxina botulínica (Botox®), que é absorvida pelo sangue e não é recomendada durante a gravidez, pois os testes de segurança não são feitos.

Enquanto o momento para fazer a cirurgia plástica não vem, procurar um nutricionista, seja antes ou depois do parto, fará com que você mantenha o peso e engorde dentro da média. Inclusive, a prática de exercícios mais leves, como caminhar, também contribui para que o ponteiro da balança não lhe mostre quilos exorbitantes após a gestação. Não engordar muito é de grande ajuda para quem quer uma cirurgia plástica, pois muitas requerem que o paciente perca um pouco de peso.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. SIMONE disse:

    BOA TARDE DRA LUCIANA, DESDE PEQUENA SOU OBESA E TENHO GORDURA LOCALIZADA NAS COXAS, O QUE ME INCOMODA MUITO E DIFICULTA O USO DE SHORTS E SAIA PQ COM A IDADE ESTÁ FICANDO FLÁCIDO, FAÇO ACADEMIA E MUITOS EXERCICIOS LOCALIZADOS MAIS OS RESULTADOS QUASE NÃO SE PERCEBE O QUE PODERIA SER FEITO NESSE CASO?

    • Luciana Pepino disse:

      Sinceramente eu não tenho como te orientar por aqui, pois eu preciso te avaliar pessoalmente. Como sempre digo, a consulta presencial é muito importante, pois é nesse momento que o especialista fica sabendo de mais informações essenciais sobre o paciente – como o histórico médico. Assim eu consigo garantir conforto e segurança a você.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: http://goo.gl/eqc7rp

      Beijos

  2. Angélica disse:

    Dr. Luciana me chamo Angélica,ja sou mãe de uma menina e na gravidez dela engordei apenas 7 quilos e depois do parto voltei o meu peso normal até menos que eu pesava antes (fiquei muito feliz).
    E agora estou na minha segunda gravidez e estou ouvindo as pessoas falar horrores que a segunda gravidez detona a mulher e estou com muuito medo de estragar meu corpo,já estou sofrendo antes de ganhar meu bebe.
    Eu gostaria de saber Dr.Luciana quanto custa uma cirurgia Abdominoplastia.
    Obrigada.
    beijos

    • Luciana Pepino disse:

      Olá, Angélica

      Parabéns pelo segundo filho! A gestação é um momento único da vida de uma mulher, não fique preocupada com o que as pessoas dizem. Curta a sua gravidez com muita calma e sem preocupações 🙂
      Sobre os valores da abdominoplastia, eu não tenho como te informar por aqui. Como cada caso é um caso, eu preciso avaliá-la pessoalmente, pois preciso confirmar uma série de informações essenciais para garantir o seu conforto e segurança durante a cirurgia.

      Beijos e tudo de bom para você!

  3. jussara disse:

    dr.luciana meu nome é jussara e queria tirar uma duvida com vc se possível…quero muito fazer a cirurgia de prótese mamaria,mas como moro em lugar um pouco distante ñ tenho como fazer uma consulta de imediato então se puder me responda mesmo q por alto quanto ficaria uma cirurgia dessas. por favor tenho q ter uma base para saber de quanto realmente preciso.grata pela ateçao.

    • Luciana Pepino disse:

      Oi Jussara

      Entendo os seus motivos, mas não tenho como passar valores sem avaliá-la pessoalmente. Como sempre digo, é de extrema importância que o paciente faça uma avaliação pessoal. Precisamos não apenas vê-lo pessoalmente, como também saber de seu histórico médico, entre outras informações essenciais. Assim podemos garantir o conforto e segurança de nossos pacientes.

      Se desejar agendar uma consulta conosco, neste link você encontra os nossos telefones e endereço: https://www.lucianapepino.com.br/contato/
      Beijos

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp