11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Motivos para optar pela ninfoplastia

Benefícios e resultados da ninfoplastia

Cirurgia íntima feminina pode atender demandas estéticas e emocionais das pacientes!

O empoderamento feminino resultou em mais autonomia e liberdade para que as mulheres decidam o que fazer com os próprios corpos e, nesse cenário, a realização da cirurgia de ninfoplastia cresceu.

A ninfoplastia, também chamada de cirurgia íntima feminina, possibilita mais conforto físico e emocional, o que justifica o crescimento da procura pela técnica em um momento de maior liberdade de decisão entre as mulheres.

A cirurgia consiste na redução do tamanho dos pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina.

A seguir saiba quais as indicações dessa cirurgia, como ela é realizada e quais os cuidados no pós-operatório. Confira!

Quando optar pela cirurgia de ninfoplastia?

A opção pela cirurgia de ninfoplastia é pessoal e pode ocorrer tanto devido a um desconforto físico e estético quanto pelo incômodo psicológico proporcionado.

No aspecto emocional, a mulher pode sentir-se constrangida durante as relações, prejudicando sua disposição e libido na tentativa de evitar à exposição das partes íntimas junto ao parceiro.

Outra ocorrência é quando o tamanho dos lábios vaginais dificulta a correta higienização da área, causando infecções recorrentes, como a candidíase.

Por fim, a cirurgia também é recomendada para mulheres que sentem dor ou desconforto no momento da relação. Isso pode ocorrer pelos lábios vaginais se dobrarem no momento da penetração causando esse incômodo e até mesmo pequenas lesões.

Quais os cuidados pré-operatórios?

Caso a mulher se identifique com essas situações e deseje realizar a cirurgia íntima para diminuição do tamanho dos pequenos lábios o primeiro passo é buscar auxílio especializado de um cirurgião plástico.

O especialista avaliará o caso para determinar se a intervenção cirúrgica é realmente necessária. Posteriormente serão solicitados exames à paciente, como de sangue, urina e cardíacos, para verificar o estado de saúde dela.

Ainda no pré-operatório o cirurgião plástico vai avaliar o quanto será removido.

A indicação é que se retire apenas a parte em excesso, que é a proporção dos pequenos lábios que se projeta além dos grandes lábios quando a mulher está em posição normal.

Para encaminhamento do procedimento cirúrgico a paciente receberá uma série de recomendações, como interromper o uso de tabaco, não fazer uso de medicamentos anticoagulantes e outras.

Principais benefícios da ninfoplastia

Como é feita a cirurgia íntima feminina?

A cirurgia íntima feminina pode ser realizada com anestesia raqui, local ou peridural com sedação simples, visando mais conforto da paciente durante a técnica.

No procedimento a parte excedente dos pequenos lábios é removida por meio de um corte cirúrgico e o cirurgião plástico reconstrói essas estruturas para deixá-las esteticamente agradáveis no novo tamanho.

Para fechamento da incisão são usados pontos absorvíveis para que não seja necessário removê-los em consultório posteriormente, o que resulta em cicatrizes discretas e quase imperceptíveis.

O procedimento também pode contemplar alterações estéticas nos grandes lábios. Pode ser realizada a redução, por meio de uma lipoaspiração na parte interna.

Além disso, pode ser feito o aumento por meio da enxertia no caso de os lábios terem “murchado” em decorrência do envelhecimento ou perda do tônus muscular.

A cirurgia de ninfoplastia é considerada de pequeno porte, sendo que a duração varia entre 40 e 60 minutos. Em geral, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.

Como é o pós-operatório e os benefícios da técnica?

Como qualquer cirurgia plástica, a ninfoplastia demanda cuidados adequados no pós-operatório para evitar complicações e garantir uma recuperação correta. Entre as recomendações destacam-se:

  • a paciente deverá fazer repouso entre dois e três dias;
  • a retomada das atividades cotidianas pode ocorrer no quarto dia se não demandar esforço físico. Caso desempenhe uma função exaustiva serão necessárias três semanas de afastamento;
  • as relações sexuais podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após o procedimento quando os pontos estiverem mais resistentes;
  • podem ser realizadas compressas frias para amenizar os edemas e inchaço;
  • os exercícios físicos podem ser retomados após três semanas desde que não façam pressão na região operada, como andar de bicicleta;
  • a paciente pode apresentar redução da sensibilidade por cerca de 30 dias, sendo que ela volta ao normal após esse período;
  • no momento do banho a paciente deve fazer a higienização da área com água morna e sabonete neutro;
  • após urinar é preciso fazer a higienização da região com sabonete e água, principalmente nas primeiras semanas;
  • é recomendado que a cirurgia seja planejada para evitar que o pós-operatório coincida com o período menstrual, mas caso ocorra a recomendação é usar absorvente interno para evitar infecções e não abafar a região;
  • a mulher deve usar calcinhas frouxas de algodão e evitar roupas apertadas por, pelo menos, 30 dias.

Com esses cuidados pós-operatórios a paciente poderá observar os benefícios da cirurgia de ninfoplastia em menos tempo. Eles incluem maior conforto físico e emocional no momento das relações e aumento da autoestima.

A cirurgia de ninfoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que seja da confiança da paciente.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Fernanda Paula Assunção dos santos disse:

    Gostaria de maiores informações sobre os procedimentos estéticos. Estou iniciando um programa p eliminar 25 kg e vou precisar de procedimentos obrigada
    Tel 11 947791376