Motivos para optar pela ninfoplastia

Cirurgia íntima feminina pode atender demandas estéticas e emocionais das pacientes!
O empoderamento feminino resultou em mais autonomia e liberdade para que as mulheres decidam o que fazer com os próprios corpos e, nesse cenário, a realização da cirurgia de ninfoplastia cresceu.
A ninfoplastia, também chamada de cirurgia íntima feminina, possibilita mais conforto físico e emocional, o que justifica o crescimento da procura pela técnica em um momento de maior liberdade de decisão entre as mulheres.
A cirurgia consiste na redução do tamanho dos pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina.
A seguir saiba quais as indicações dessa cirurgia, como ela é realizada e quais os cuidados no pós-operatório. Confira!
Quando optar pela cirurgia de ninfoplastia?
A opção pela cirurgia de ninfoplastia é pessoal e pode ocorrer tanto devido a um desconforto físico e estético quanto pelo incômodo psicológico proporcionado.
No aspecto emocional, a mulher pode sentir-se constrangida durante as relações, prejudicando sua disposição e libido na tentativa de evitar à exposição das partes íntimas junto ao parceiro.
Outra ocorrência é quando o tamanho dos lábios vaginais dificulta a correta higienização da área, causando infecções recorrentes, como a candidíase.
Por fim, a cirurgia também é recomendada para mulheres que sentem dor ou desconforto no momento da relação. Isso pode ocorrer pelos lábios vaginais se dobrarem no momento da penetração causando esse incômodo e até mesmo pequenas lesões.
Quais os cuidados pré-operatórios?
Caso a mulher se identifique com essas situações e deseje realizar a cirurgia íntima para diminuição do tamanho dos pequenos lábios o primeiro passo é buscar auxílio especializado de um cirurgião plástico.
O especialista avaliará o caso para determinar se a intervenção cirúrgica é realmente necessária. Posteriormente serão solicitados exames à paciente, como de sangue, urina e cardíacos, para verificar o estado de saúde dela.
Ainda no pré-operatório o cirurgião plástico vai avaliar o quanto será removido.
A indicação é que se retire apenas a parte em excesso, que é a proporção dos pequenos lábios que se projeta além dos grandes lábios quando a mulher está em posição normal.
Para encaminhamento do procedimento cirúrgico a paciente receberá uma série de recomendações, como interromper o uso de tabaco, não fazer uso de medicamentos anticoagulantes e outras.

Como é feita a cirurgia íntima feminina?
A cirurgia íntima feminina pode ser realizada com anestesia raqui, local ou peridural com sedação simples, visando mais conforto da paciente durante a técnica.
No procedimento a parte excedente dos pequenos lábios é removida por meio de um corte cirúrgico e o cirurgião plástico reconstrói essas estruturas para deixá-las esteticamente agradáveis no novo tamanho.
Para fechamento da incisão são usados pontos absorvíveis para que não seja necessário removê-los em consultório posteriormente, o que resulta em cicatrizes discretas e quase imperceptíveis.
O procedimento também pode contemplar alterações estéticas nos grandes lábios. Pode ser realizada a redução, por meio de uma lipoaspiração na parte interna.
Além disso, pode ser feito o aumento por meio da enxertia no caso de os lábios terem “murchado” em decorrência do envelhecimento ou perda do tônus muscular.
A cirurgia de ninfoplastia é considerada de pequeno porte, sendo que a duração varia entre 40 e 60 minutos. Em geral, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.
Como é o pós-operatório e os benefícios da técnica?
Como qualquer cirurgia plástica, a ninfoplastia demanda cuidados adequados no pós-operatório para evitar complicações e garantir uma recuperação correta. Entre as recomendações destacam-se:
- a paciente deverá fazer repouso entre dois e três dias;
- a retomada das atividades cotidianas pode ocorrer no quarto dia se não demandar esforço físico. Caso desempenhe uma função exaustiva serão necessárias três semanas de afastamento;
- as relações sexuais podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após o procedimento quando os pontos estiverem mais resistentes;
- podem ser realizadas compressas frias para amenizar os edemas e inchaço;
- os exercícios físicos podem ser retomados após três semanas desde que não façam pressão na região operada, como andar de bicicleta;
- a paciente pode apresentar redução da sensibilidade por cerca de 30 dias, sendo que ela volta ao normal após esse período;
- no momento do banho a paciente deve fazer a higienização da área com água morna e sabonete neutro;
- após urinar é preciso fazer a higienização da região com sabonete e água, principalmente nas primeiras semanas;
- é recomendado que a cirurgia seja planejada para evitar que o pós-operatório coincida com o período menstrual, mas caso ocorra a recomendação é usar absorvente interno para evitar infecções e não abafar a região;
- a mulher deve usar calcinhas frouxas de algodão e evitar roupas apertadas por, pelo menos, 30 dias.
Com esses cuidados pós-operatórios a paciente poderá observar os benefícios da cirurgia de ninfoplastia em menos tempo. Eles incluem maior conforto físico e emocional no momento das relações e aumento da autoestima.
A cirurgia de ninfoplastia deve ser realizada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) que seja da confiança da paciente.
Gostaria de maiores informações sobre os procedimentos estéticos. Estou iniciando um programa p eliminar 25 kg e vou precisar de procedimentos obrigada
Tel 11 947791376
Olá, Fernanda! Você pode saber mais sobre os procedimentos realizados na clínica neste link: https://www.lucianapepino.com.br/procedimentos-esteticos/, se quiser entrar em contato, aqui estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz. Atenciosamente, Equipe Dra. Luciana Pepino.