Você não precisa ter preconceito com ninfoplastia

Brasil é o país que mais realiza procedimentos de cirurgia íntima. Conheça as recomendações da técnica!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) o Brasil é o país que mais realiza a cirurgia íntima, sendo que só em 2016 foram feitos mais de 25 mil procedimentos, indicando uma superação do antigo preconceito com a técnica.

A ninfoplastia, outro nome do procedimento, tem como objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, que são as estruturas que protegem tanto a entrada da vagina como ela em si.

Durante muitos anos a realização da cirurgia íntima foi cercada de preconceitos, no entanto essa percepção foi superada devido aos benefícios estéticos e emocionais relacionados ao procedimento.

A seguir conheça quais as indicações da ninfoplastia, como ela é realizada e quais os cuidados pós-operatórios que devem ser adotados pelas mulheres.

Para quem a cirurgia íntima é indicada?

Antes de procurar ajuda médica é importante conhecer quais são as principais indicações da ninfoplastia e se o procedimento tem potencial para ajudá-la na superação de um problema ou insatisfação.

Uma das principais recomendações da cirurgia íntima é para casos estéticos nos quais a mulher sente-se incomodada com a aparência dos lábios vaginais diante do parceiro ou na relação sexual.

Apesar de menos comuns, outra ocorrência é a dificuldade de higienização devido ao tamanho dos lábios, causando acúmulo de secreções e urina que pode ocasionar infecções frequentes, como por exemplo a candidíase.

Outra indicação da ninfoplastia são os casos nos quais o tamanho dos lábios vaginais prejudica ou causa dor durante as relações sexuais. Eles podem dobrar-se para dentro da vagina durante a penetração e, inclusive, causar pequenas lesões.

Portanto, existem recomendações estéticas relacionadas à cirurgia íntima, entretanto, também existem indicações devido às questões físicas e relacionadas à saúde da mulher.

Como é realizada a ninfoplastia?

Caso você identifique que a ninfoplastia é um procedimento indicado para o seu caso, o passo seguinte é conhecer como a técnica é realizada.

Em geral utiliza-se a anestesia raqui ou peridural com sedação para que a paciente fique desacordada durante a cirurgia. No procedimento, o cirurgião plástico retira parte dos pequenos lábios e reconstrói as estruturas com um tamanho mais adequado.

A quantidade retirada depende da avaliação prévia do médico, visto que ele balanceará entre um resultado esteticamente agradável, mas preservando as funções dos pequenos lábios para proteção da vagina.

Finalizada a reconstituição são dados os pontos absorvíveis, de forma que eles não precisam ser retirados posteriormente. A técnica pode ser realizada em cerca de 40 minutos e a paciente recebe alta no mesmo dia.

Como é o pós-operatório da cirurgia?

Mulher de perfil em paisagem natureza

Apesar de não ser um procedimento complexo, permitindo alta hospitalar no mesmo dia e uma discreta cicatriz, existem diversos cuidados que devem ser adotados no pós-operatório da cirurgia íntima para minimizar riscos. Conheça eles a seguir!

Relações sexuais

As relações sexuais só podem ser retomadas entre 30 e 45 dias após o procedimento que é quando os pontos já estão mais resistentes e a região cicatrizada, evitando o rompimento.

Repouso e retorno das atividades

A paciente deve ficar de repouso entre dois e três depois da cirurgia, podendo retomar o trabalho desde que não exija esforço físico. No entanto, pacientes que precisam fazer esforço nas atividades cotidianas devem aguardar três semanas para retomar a rotina.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos podem ser realizados três semanas após o procedimento, no entanto, devem ser evitadas atividades que pressionam a região, como a bicicleta, por exemplo.

Sensibilidade

No período de 30 dias após a cirurgia a mulher terá diminuição da sensibilidade, no entanto, após esse período de cicatrização a sensibilidade durante as relações é normalizado.

Higienização

Durante o banho a mulher pode fazer a limpeza da região íntima apenas com água morna e sabonete, não sendo necessário o uso de produtos antissépticos.

Após o uso do banheiro também é recomendado que a mulher faça a limpeza utilizando água e sabonete para evitar infecções. Nos casos em que os médicos utilizam cola cirúrgica impermeabilizante esse cuidado é dispensado.

Menstruação

A menstruação atrapalha os cuidados com higienização necessários, de forma que o recomendado é realizar a cirurgia logo após a última menstruação. Caso ela ocorra, indica-se utilizar o absorvente interno.

Vestuário

Durante cerca de 30 dias a mulher deve usar calcinhas largas e de algodão, juntamente com roupas confortáveis que mantenham a região íntima arejada para favorecer a cicatrização.

Dor e inflamação

Em geral, a cirurgia íntima não provoca dor, no entanto, o inchaço dos lábios em algumas circunstâncias pode contribuir para essa sensação. Para evitar o desconforto é indicado:

  • fazer repouso entre dois e três dias;
  • colocar compressas frias na região;
  • evitar esfregar o local da cirurgia causando atrito;
  • não fazer exercícios físicos ou esforço;
  • usar roupas leves;
  • tomar banhos mornos;
  • tomar antibióticos e anti-inflamatórios recomendados pelo médico.

Com esses cuidados a expectativa é que a ninfoplastia cicatrize melhor e em menos tempo, reduzindo as chances de adversidades e incômodos relacionados com o pós-operatório do procedimento.

É essencial que ao optar por uma cirurgia íntima escolha-se um cirurgião plástico membro da SBCP e de confiança para conduzir o procedimento, garantindo mais qualidade e profissionalismo.

Agende agora a sua consulta!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Elisabeth disse:

    Com a idade a vulva perde a gordura, deixando uma aspecto murcho e “maior”.
    Qual procedimento realizado para recuperar essa parte do corpo?
    Obrigada por responder.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Elisabeth! Tudo bem? Sinceramente só tenho como responder te vendo e avaliando pessoalmente, uma vez que cada caso é um caso e que tem um diagnóstico específico. Se desejar, ligue para nós e agende sua consulta sem compromisso, pois a avaliação é essencial, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você e lhe mostrar alguns resultados de outros pacientes.

      Neste link estão os telefones da clínica, caso queira nos ligar: https://www.lucianapepino.com.br/contato.asp

      Estamos à disposição para ajudá-la da melhor forma.

  2. Maria Lucia matos disse:

    Bom dia, eu gostaria de fazer cirurgia íntima q além da redução dos grandes lábios Também reconstrução do perinio até mesmo da vulva , pois tive parto normal e problemas na cicatrização da mesma , mais não tenho muitas informações sobre período de repouso ,valores etc..

  3. MARCIA THOMAZ disse:

    Qual o valor da Ninfoplastia

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá, Marcia!Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz
      Beijos!

WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp