Olhar no espelho e notar irregularidades na pele pode gerar dúvidas: será que é celulite ou flacidez?
Embora muitas pessoas confundam as duas condições, elas têm origens diferentes e, por isso, exigem abordagens específicas. A boa notícia é que ambas têm tratamento, e identificar corretamente cada uma é o primeiro passo para conquistar uma pele mais firme e uniforme.
Aprenda como identificar celulite, entenda o que caracteriza a flacidez e descubra as melhores opções de tratamento para cada situação abaixo.
A celulite é caracterizada pelo aspecto ondulado ou “casca de laranja” na pele, causado pelo acúmulo de gordura entre os septos fibrosos que ligam a pele aos músculos. Essa condição gera retrações e elevações visíveis, principalmente em regiões como glúteos, coxas, abdômen e braços.
Ela afeta cerca de 90% das mulheres após a puberdade, mesmo aquelas que estão no peso ideal. Fatores como genética, sedentarismo, alimentação rica em gordura e açúcar, retenção de líquidos e alterações hormonais favorecem seu surgimento.
A celulite segue classificação em graus que vão de 1 a 4, sendo:
Entender esses níveis ajuda a saber como tratar celulite de maneira mais eficaz.
A flacidez é a perda de firmeza da pele ou dos músculos, geralmente causada pela diminuição da produção de colágeno e elastina — proteínas que garantem sustentação e elasticidade à pele. Ela pode ser cutânea (na pele) ou muscular (nos tecidos mais profundos).
Entre os principais fatores que agravam a flacidez, estão:
Ao contrário da celulite, a flacidez não causa ondulações ou furinhos, mas sim um aspecto de pele frouxa e caída, principalmente em áreas como braços, abdômen, glúteos, coxas e rosto.
O tratamento da celulite deve ser personalizado de acordo com o grau da condição. Entre os métodos mais eficazes estão:
O tratamento para flacidez também depende do grau de comprometimento da pele e da musculatura. Veja algumas opções:
Os resultados variam conforme o tratamento escolhido, a regularidade das sessões e os hábitos de vida da paciente. Geralmente, é possível observar melhorias significativas após algumas semanas, especialmente quando há mudança no estilo de vida e adesão às recomendações médicas.
Portanto, além dos aspectos estéticos, combater celulite ou flacidez também contribui para o bem-estar emocional, autoestima e disposição para atividades do dia a dia.
Na Clínica Dra. Luciana Pepino, oferecemos tratamentos personalizados com tecnologias avançadas e acompanhamento completo para garantir segurança e eficácia. Agende sua avaliação e descubra qual o melhor caminho para sua pele.
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.