Menu

Os benefícios do boxe

benefícios boxe

Essa modalidade alivia as tensões e trabalha todas as partes do corpo, queimando muitas calorias

Que atividades físicas fazem bem a saúde todo mundo sabe, não é à toa que não há quem não resista a um bom exercício como o boxe, um esporte que se tornou tão popular nas academias como a prática do Muay Thai. Além de tornear o corpo e ajudar no emagrecimento, essa modalidade também contribui para mandar embora o estresse. Sem contar que exige um pouco de esforço que já começa no aquecimento, com corrida, flexões e até pular corda. Tudo para deixar você em forma e mandar embora todas as tensões da rotina.

Qualquer pessoa pode praticar boxe, desde que tenha passado por uma avaliação médica. Essa parte é essencial para avaliar o condicionamento físico do futuro praticamente e para que haja um acompanhamento, ainda mais para quem está muito acima do peso. Após isso, ingressar na atividade física não requer nenhum mistério. Independente se você é novato ou não, o instrutor terá como responsabilidade guiá-lo, respeitando os limites do corpo e oferecendo uma prática básica para depois aumentar a carga dos golpes.

O boxe é uma luta que queima muitas calorias. O pré-treino já é bastante puxado, onde as pernas saem como as grandes beneficiadas. Por meio de golpes, agachamentos, saltos e esquivas, o corpo inteiro fica em movimento, o que manda embora as gordurinhas. A movimentação durante o treino também confere benefícios para quem busca um abdome sarado e, com o passar do tempo, o aluno terá desenvolvido velocidade, melhores reflexos e resistência.

Com esse conjunto, quem sai como o grande beneficiado é o sistema cardiovascular. Ao longo da prática do boxe, será notada maior resistência e melhora do sistema respiratório. Sem contar a concentração, um item muito importante e exigido na hora de se esquivar e deferir golpes. Com tantas vantagens, há quem troque os aparelhos de ginástica pelo boxe, pois ele trabalha todas as partes do corpo e enxuga as gordurinhas.

Por se tratar de uma luta, o boxe exige disciplina. Por mais que a procura seja motivada por causa do estresse, é preciso se dedicar inteiramente para adquirir os benefícios propostos pela luta. Assim, além de ficar em forma, você também trabalhará a agilidade e a coordenação motora. Se você não tem tempo de ir à academia, ter um saco de areia em casa é o suficiente para manter o corpo em movimento. Só não faça isso sem orientação médica, pois um golpe indevido pode causar lesões, como ruptura dos tendões.

Claro que, como qualquer outra atividade física, o boxe requer uma alimentação balanceada para que os resultados apareçam com um pouco mais de rapidez. Não adianta nada se empanturrar de guloseimas e pensar que todas elas queimarão no boxe, certo? Por isso, mantenha a dieta saudável.

  • 17
    Shares