11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Descubra a importância de beber água no pós-cirúrgico

Principais benefícios de beber água

Benefícios de beber água após cirurgia plástica incluem hidratação e desintoxicação do organismo. Saiba mais!

O pós-cirúrgico da cirurgia plástica é um momento que demanda muita atenção da paciente visando uma melhor recuperação e cicatrização. Entre as recomendações mais acessíveis está o consumo de líquidos devido aos benefícios de beber água.

A água é um elemento essencial para manutenção da saúde em todas as épocas, mas se destaca pelos benefícios propiciados na etapa de recuperação de cirurgias ou mesmo de doenças.

Quais os benefícios de beber água após uma cirurgia?

A água é um elemento central para manutenção das reações enzimáticas do organismo e também um funcionamento metabólico adequado.

Após a cirurgia plástica, o consumo adequado de água vai ajudar a prevenir problemas tromboembólicos, que poderiam gerar complicações e também comprometer os resultados da operação.

Entre seus benefícios no pós-cirúrgico destaca-se a melhora do funcionamento dos rins, o que ajuda na eliminação de metabólicos tóxicos que estejam presentes no organismo.

Devido agir de dentro para fora, auxiliando na eliminação de impurezas do corpo, a água aumenta o bem-estar da paciente no período de recuperação, além de auxiliar em um processo de cicatrização mais rápido por contribuir na formação de novos tecidos da pele.

Ao ingeri-la em quantidade suficiente, a paciente ainda promove uma maior hidratação da pele, melhorando a elasticidade cutânea.

Por exemplo, após uma lipoaspiração, os benefícios incluem a redução de edemas e inchaços na área lipoaspirada, diminuição da dor e redução dos riscos de trombose, complicação grave que consiste na formação de coágulos de sangue principalmente nos vasos dos membros inferiores.

Portanto, na recuperação de uma lipoaspiração, uma das principais recomendações dos especialistas é o consumo adequado de água.

Mas essa indicação também é feita para tratamentos estéticos diversos por ajudar na digestão, circulação sanguínea e eliminação de gorduras.

Como deve ser o consumo de água?

É importante que o consumo de água seja adequado, não sendo nem a menos ou a mais do que o recomendado, pois a quantidade correta evita a desidratação ao mesmo tempo em que não intensifica um efeito diurético, ou seja, uma vontade anormal de urinar.

Apesar de a recomendação genérica ser de 2 litros de água por dia, o cálculo pode ser mais específico considerando o peso de cada indivíduo. Deve-se multiplicar 35 ml de água pelo peso corporal.

Dessa forma, uma pessoa de 50 kg deve consumir 1,75 litros de água por dia, enquanto uma pessoa de 80 kg deve ingerir 2,8 litros.

Benefícios da água

Apesar de ser uma recomendação simples, para muitas pessoas isso não é tão fácil assim, tanto por questão de hábito como de paladar.

Se o problema for que beber água não é um costume, ao menos no pós-operatório a paciente deve revisar esse hábito para ter um consumo mais próximo do adequado.

Já se a sua dificuldade deve-se ao paladar existem algumas alternativas, como beber água de coco. Essa solução é simples e o líquido trará os mesmos benefícios do consumo de água potável.

Outras opções que podem ser ingeridas no pós-cirúrgico incluem o consumo de chá mate e bebidas isotônicas que vão manter a hidratação e desintoxicação almejadas.

Já algumas bebidas podem atrapalhar em vez de contribuir com o processo de recuperação e cicatrização, entre elas as bebidas alcoólicas, gaseificadas como os refrigerantes e energéticos, ou que contenham muito açúcar, como os sucos artificiais.

O que é uma boa dieta pós-cirurgia plástica?

No pós-cirúrgico da cirurgia plástica o consumo de água será aliado de uma dieta balanceada, de forma que se extrapolar no que ingere não vai conseguir observar os benefícios na recuperação.

A dieta pode variar de acordo com a cirurgia realizada e também os hábitos alimentares anteriores.

No entanto, a recomendação dos especialistas é sempre optar por alimentos naturais, como legumes, vegetais e verduras, principalmente de folhas verde-escura que tem maior teor nutricional.

As frutas também são recomendadas, mas deve-se atentar ao teor de frutose para não extrapolar na quantidade de açúcares ingeridos, principalmente se tiver quadros de diabetes.

Indica-se cortar alimentos processados, com alto teor de sódio, açúcar e gordura. Os carboidratos também devem ter um consumo moderado, pois são opções pesadas e de lenta digestão.

Outra recomendação é investir em opções com alto teor de fibras, como grãos integrais, aveia, farelo de trigo e cereais. Eles vão melhorar o funcionamento intestinal, evitando a sensação de inchaço e constipação.

Apesar de a boa alimentação ser importante, os benefícios de beber água fazem com que essa seja uma das principais recomendações no pós-operatório de cirurgias. Antes de se submeter a qualquer procedimento, converse com o cirurgião plástico de confiança sobre as indicações pós-operatórias.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).