Conheça quais são os benefícios da hidroginástica para o corpo e a mente e por que incorporar essa atividade física na sua rotina.
Os benefícios da hidroginástica são muito destacados principalmente entre a terceira idade, que é o principal público a buscar esse tipo de exercício físico.
Entretanto, apesar de ser sim particularmente benéfica aos idosos, a hidroginástica também oferece ganhos físicos e mentais para pessoas de todas as faixas de idade. Conheça mais a seguir!
A hidroginástica consiste na realização de exercícios aeróbicos dentro da piscina.
A água na altura no peito faz com que as práticas tenham menos impacto nas articulações e, ao mesmo tempo, demandem força para romper a resistência da água. Essa combinação especifica que está associada aos muitos benefícios da hidroginástica.
A hidroginástica consiste na realização de atividades aeróbicas com natação, duas práticas favoráveis à perda e controle de peso devido à intensa queima calórica durante a aula, a depender da intensidade.
Assim, quando somada a uma alimentação balanceada e outros hábitos saudáveis, a hidroginástica contribui com o emagrecimento rápido.
O ganho e manutenção de massa magra – músculos – pode ser desafiador para muitas pessoas e a hidroginástica é uma das formas de fortalecimento sem musculação.
O ganho de força é muito importante em todas as idades, especialmente por pessoas que sofrem com dores crônicas.
Coordenação motora
Entre os benefícios da hidroginástica destaca-se a melhora da coordenação motora, pois os exercícios são realizados de forma ritmada entre membros inferiores e superiores.
Para pessoas da terceira idade, o estímulo promovido pela hidroginástica pode ajudar na mobilidade do dia a dia, como para sentar, levantar e caminhar com mais independência.
Os exercícios na água demandam práticas respiratórias diferenciadas, com maior profundidade na inspiração e expiração ritmada.
Essa característica do exercício físico na água é muito benéfica especialmente para quem tem problemas respiratórios, como bronquite e asma.
Com a prática regular da hidroginástica é possível melhorar a flexibilidade corporal devido à amplitude dos movimentos, tanto nos membros inferiores e superiores como também na coluna vertebral, sendo especialmente favorável para pessoas com problemas na cervical ou lombar.
Por estimular a contração muscular e ser uma atividade aeróbica, entre os benefícios da hidroginástica destaca-se a melhora na circulação sanguínea, controlando quadros de hipertensão, e beneficiando a saúde cardiovascular com ganhos ao funcionamento cardíaco.
Uma das principais recomendações da hidroginástica é para pessoas com problemas nas articulações, como artrite e osteoporose.
A realização de exercícios na água reduz os impactos nas articulações, de forma a ganhar fortalecimento e flexibilidade sem riscos de lesões articulares que demandam interrupção das atividades físicas.
Com os diversos benefícios da hidroginástica para o corpo, haverá ainda ganhos em qualidade de vida.
A prática regular da atividade física consegue melhorar a qualidade do sono, regular hormônios, estabilizar o apetite e promover sensação de bem-estar.
Com isso, a hidroginástica viabiliza melhora significativa no corpo, seja para quem tem objetivos estéticos – como o emagrecimento e fortalecimento muscular – como para quem visa melhorar ó quadro geral de saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física semanal com intensidade moderada.
Escolher uma prática alinhada aos seus objetivos e também que seja do seu gosto é fundamental para manter a constância e obter melhores resultados tanto estéticos como para saúde.Gostou das nossas dicas? Acesse nosso blog e saiba mais!
Saiba que todo procedimento envolve riscos. Consulte sempre um médico.
Assine e receba dicas, novidades, materiais e muito mais.