11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira das 8h às 21h
Sábados das 10h às 14h

Benefícios da ginecomastia para os homens

Homem com autoestima após cirurgia de ginecomastia

Descubra quais são os benefícios da cirurgia de ginecomastia para os homens e como ela tem grande impacto na autoestima

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento bem comum para tratar o crescimento inapropriado das mamas em homens, que acabam sofrendo por esse distúrbio causado, na maioria dos casos, pela desregulagem de hormônios.

Apesar de alguns tratamentos surtirem efeito para esse problema, nem sempre os métodos naturais serão eficientes contra a ginecomastia. Portanto, o procedimento cirúrgico surge como solução para esses casos específicos.

O que é ginecomastia e por que ela acontece?

A ginecomastia é um distúrbio das glândulas da mama, que crescem de forma anormal nos homens, causando constrangimentos, baixa autoestima, além de dor física pelo inchaço em alguns casos.

Seja pelo excesso nas glândulas mamárias ou de gordura, a boa notícia é que esse problema tem solução, que podem variar de abordagens naturais – exercícios físicos localizados – e cirúrgicas, como é o caso da cirurgia de ginecomastia e lipoaspiração.

Outro caso que pode levar ao aumento das mamas, além do que mencionamos anteriormente, é o uso de medicamentos, doenças, tumores e até o uso de drogas. Então, essa condição vai muito além da obesidade e alterações hormonais.

Dito isso, há dois tipos principais de ginecomastia, conforme veremos abaixo:

  • Ginecomastia puberal: acontece pelo desequilíbrio dos hormônios, onde a testosterona baixa e o estrogênio alto resultam em um aumento considerável das mamas;
  • Ginecomastia unilateral: aqui, vemos o crescimento de apenas uma mama, o que resulta em um desequilíbrio visual no corpo. No entanto, essa condição é bem rara de acontecer.

Graus da ginecomastia

Outra característica importante da ginecomastia é que ela pode ocorrer em quatro graus diferentes. Cada grau possui uma característica específica e, da mesma forma, uma necessidade de preocupação maior.

Confira cada grau da ginecomastia em detalhes:

  • Grau 1: acontece um pequeno aumento das mamas, principalmente na região das aréolas. Para homens que usam camisas mais justas, o pequeno inchaço pode incomodar bastante visualmente;
  • Grau 2A: além do aumento das mamas na região das aréolas, também é possível perceber um aumento na região do tórax, indo bem além do seio;
  • Grau 2B: nesse grau é possível perceber um excesso de pele, além de um aumento moderado das mamas, mesmo quando roupas mais largas são vestidas.
  • Grau 3: a mais complicada condição de ginecomastia ocorre quando há um grande aumento dos seios, onde é possível perceber um grande excesso de pele e também uma grande dificuldade de esconder o aumento da mama, mesmo com roupas largas.
Homem com crescimento das mamas

Quando a cirurgia de ginecomastia é indicada?

Em algumas situações, conforme os graus que a ginecomastia pode apresentar, o excesso de mama não poderá ser tratada por meios naturais. Assim, mesmo com exercícios específicos para contornar o problema, ainda veremos o volume na mama nos homens.

Desse modo, a técnica é a solução ideal para a questão, já que vai garantir que qualquer excesso, de glândula ou gordura, seja removido. Após a remoção e o período de pós-operatório da ginecomastia, o paciente poderá voltar normalmente para sua rotina.

Quais os benefícios da cirurgia de ginecomastia?

O principal benefício da ginecomastia diz respeito à qualidade de vida e autoestima do homem, que pode voltar a viver uma vida tranquila e sem preocupações com sua aparência física.

Mesmo que, tradicionalmente, o homem não fale abertamente ou assuma sua vaidade, sabemos que a ginecomastia é um problema grave em qualquer faixa etária, seja em adolescentes, grupos de meia idade ou idosos.

Assim, a recuperação de uma condição estética normalizada faz com que o indivíduo possa voltar a sentir amor pelo seu corpo, retornando a convivência social e mantendo a saúde psicológica em dia.

Portanto, a cirurgia de ginecomastia vai muito além da resolução de problemas no visual: ela proporciona uma verdadeira transformação e permite a redescoberta do homem, esteja ele iniciando sua vida como indivíduo ou já em fase de envelhecimento.

 

Agende agora a sua consulta!

 

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).