Menu

Massagem relaxante: além de acalmar, proporciona vários benefícios!

Alívio das dores, oxigenação da pele, redução da ansiedade e controle das emoções: conheça esses e outros benefícios que a massagem relaxante oferece para você

Um momento só para você se reconectar com seu corpo e sua mente, aliviar as tensões e ainda proporcionar vários benefícios para a saúde e a beleza: esta é a massagem relaxante, uma técnica terapêutica que ajuda a dar vida nova ao seu dia a dia.

Afinal, em meio a tantos compromissos profissionais, pessoais e familiares, o trânsito, as cobranças, as preocupações e todas as notícias que nos levam a desacreditar no mundo, não é difícil começar a apresentar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.

O fato de não conseguirmos nos desconectar do mundo externo contribui em grande parte para o surgimento desses problemas. Felizmente, a massagem relaxante aparece com um recurso excelente para nos reequilibrarmos física e mentalmente.

O que é massagem relaxante?

A massagem relaxante é uma técnica terapêutica baseada na aplicação de pressão ritmada e metódica no corpo ou em uma parte específica. Os movimentos têm intensidades diferentes e incluem deslizamento, amassamento, fricção, pinçamento, vibração e percussão, entre outros.

Para isso, p profissional pode utilizar cremes ou óleos essenciais que facilitam o trabalho no corpo do paciente e ainda promovem efeitos com base na aromaterapia, favorecendo a sensação de bem-estar.

Por meio desses movimentos, o massoterapeuta consegue trabalhar os músculos, o sistema circulatório, o sistema nervoso e os canais de energia do paciente, de modo a promover um estado de relaxamento e o reequilíbrio do corpo e da mente.

Veja mais – Para fazer em casa: aromaterapia.

velas, pedras e toalhas massagem relaxante

Benefícios da massagem relaxante

Como o próprio nome indica, essa técnica de massagem promove um estado de relaxamento e bem-estar, mas ela também oferece diversos outros benefícios ao corpo, contribuindo para a saúde e a beleza. Conheça os principais:

– Alívio de dores e tensões musculares

Este, provavelmente, é o benefício mais conhecido desta massagem. Por trabalhar os músculos e soltar pontos de tensão, esta técnica ajuda a aliviar dores causadas pelo estresse do dia a dia ou por uma carga excessiva na academia, por exemplo.

Assim, a massagem relaxante contribui para o alívio de dores nas costas, nos ombros, na panturrilha, nas coxas etc. e também para o alívio do torcicolo.

– Combate ao estresse e à ansiedade

O próprio toque no corpo tem um efeito terapêutico de aliviar dores e tensões, o que já contribui para reduzir a irritação causada por esses problemas e deixar qualquer pessoa mais tranquila.

Além disso, a massagem relaxante estimula a liberação de substâncias que ajudam a melhorar o humor e promovem o bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Dessa forma, a técnica é uma boa forma de combater o estresse e a ansiedade do dia a dia.

– Melhora do sono e combate à insônia

Outro benefício dessa técnica de massagem é a redução dos níveis de cortisol, conhecido como hormônio do estresse – uma vantagem que se soma à liberação da serotonina e da endorfina para criar o efeito de bem-estar.

A diminuição do cortisol ainda nos ajuda a dormir melhor, pois ele funciona em um ciclo com a melatonina – o hormônio do sono. Dessa maneira, a massagem favorece o equilíbrio entre essas duas substâncias, nos deixando menos ansiosos e irritados e combatendo a insônia.

– Estimulação da circulação sanguínea

A massagem relaxante promove a liberação da histamina, uma substância que aumenta o calibre dos vasos e, em consequência, melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue viaja mais facilmente pelo corpo, levando mais oxigênio e nutrientes aos tecidos.

Uma consequência desse efeito é que a pele passa a ser mais bem abastecida com essas substâncias, ajudando a manter os processos de nutrição e renovação celular necessários para que ela permaneça bonita, jovem e saudável por mais tempo.

– Eliminação das toxinas

Da mesma forma que a massagem relaxante estimula a circulação sanguínea, ela também melhora a circulação linfática, responsável pela eliminação das toxinas que se acumulam no organismo.

O benefício não é tão intenso quanto aquele promovido pela drenagem linfática, mas não deixa de ser uma vantagem desse tipo de massagem também.

– Fortalecimento do sistema imunológico

A massagem também tem como efeito um aumento do número de células de defesa que circulam pelo corpo, o que promove o fortalecimento do sistema imunológico contra agentes invasores que causam doenças infecciosas.

Em consequência, seu organismo se torna mais resistente a doenças como resfriados e gripes, comuns quando sofremos uma queda de imunidade.

– Reequilíbrio emocional

Separar um tempo de qualidade para cuidar de si mesma é uma excelente forma de renovar as energias, se afastar das tensões e trabalhar o lado psicológico, o que resulta em um maior controle das emoções.

Claro que os problemas continuarão existindo, mas a massagem relaxante ajuda você a ter uma clareza maior de pensamento e a analisar as situações de forma mais objetiva, pois você estará menos sujeita às influências da ansiedade e da irritação.

mulher feliz após massagem relaxante

– Prevenção de doenças de fundo emocional

Por meio do reforço do controle das emoções, essa técnica ajuda a prevenir e a aliviar problemas de saúde que estão relacionados ao bem-estar psicológico, como TPM, fibromialgia, enxaqueca, hipertensão, psoríase, dores e a própria ansiedade, entre outros.

Além disso, esse é mais um benefício em favor do sistema imunológico – pois, como você já sabe, períodos de estresse aumentam as chances de sofrermos uma queda nas nossas defesas naturais, ficando mais suscetíveis a doenças infecciosas.

Não deixe de ver – Confira 09 mitos e verdades sobre celulites e estrias!

Cuidados ao fazer a massagem relaxante

A massagem relaxante é uma técnica muito conhecida e segura, mas devem ser observados alguns cuidados. Os movimentos nunca devem causar dor, por exemplo, pois isso indica que o corpo não foi trabalhado corretamente.

Pessoas com problemas de circulação, inflamações agudas, problemas de pele e condições cardíacas não estabilizadas devem passar por uma avaliação médica antes de fazer a sessão, enquanto as gestantes não devem receber a massagem na barriga.

Quando feita de forma regular, essa técnica tem muitos benefícios a oferecer ao corpo e a mente, e seus efeitos vão muito além do bem-estar.

Você já fez alguma sessão de massagem relaxante? Conte para a gente nos comentários e aproveite para conhecer os demais procedimentos estéticos e opções de cirurgias plásticas realizadas pela Dra. Luciana Pepino!

  • 14
    Shares

Deixe aqui seu comentário

*