Conheça 07 tratamentos estéticos que eliminam a flacidez na barriga!

Uma barriguinha saliente pode ser resultado da gestação ou do envelhecimento e incomodar mesmo quem está dentro do peso ideal. Veja como combater a flacidez abdominal!

Pode ser que você tenha dado à luz ou emagrecido bastante e esteja muito feliz na sua condição de mamãe ou de pessoa dentro da faixa de peso saudável. Ao mesmo tempo, pode ser que você esteja incomodada com a flacidez na barriga.

A gestação, o emagrecimento, o efeito sanfona e o próprio processo de envelhecimento afetam a região abdominal, deixando-a mais saliente e com a pele e os músculos mais “moles”, com uma tendência maior a acumular gordura.

Muitas vezes, essa barriguinha extra não pode ser eliminada mesmo seguindo uma dieta equilibrada e fazendo exercícios físicos, incomodando inclusive pessoas magras. Se este é o seu caso, você precisa conhecer os procedimentos e cirurgias para se livrar desse problema.

Tratamentos estéticos para eliminar a flacidez na barriga

Quando a alimentação e os exercícios não oferecem bons resultados no combate à flacidez abdominal, é possível recorrer a procedimentos estéticos capazes de tonificar a pele e os músculos dessa região. Confira:

  1. Radiofrequência

Consiste no uso de um aparelho que produz ondas eletromagnéticas que agitam as moléculas de água dos tecidos, gerando calor. Com o aquecimento das camadas mais profundas, ocorre a contração das fibras de colágeno e elastina, conferindo mais firmeza à pele.

Além disso, por estimular a atividade dos fibroblastos, a radiofrequência promove a produção de novas fibras de colágeno. Por fim, também há o rompimento da membrana das células de gordura, facilitando sua eliminação.

mulher apertando uma gordurinha na barriga
  1. Criofrequência

Esse tratamento funciona por meio de um choque térmico. Para isso, utiliza-se uma ponteira que aplica temperaturas de até 10 graus negativos sobre a pele junto com a radiofrequência mono e multipolar, que geram calor de até 60 graus.

Dessa forma, há uma mobilização das células de gordura e a estimulação das fibras de colágeno e elastina, ajudando a combater a flacidez na barriga sem causar queimaduras na pele. Saiba mais sobre a criofrequência.

  1. Ultra Accent XL

Combina a radiofrequência com o ultrassom seletivo Shear Waves de forma a estimular o colágeno e facilitar o rompimento das células de gordura, que podem então ser eliminadas. Assim, a região tratada ganha muito mais sustentação. Saiba mais sobre o Ultra Accent.

  1. Intradermoterapia

Esse procedimento estético consiste na injeção de substâncias na camada intermediária da pele (derme) com diversos objetivos. Quando o foco é combater a flacidez na barriga, as injeções contêm substâncias como:

  • Ácido hialurônico: retém moléculas de água, deixando a pele mais hidratada e viçosa, além de estimular a produção de colágeno e promover a formação da rede de colágeno e elastina;
  • Silício e vitamina C: estimulam a atividade dos fibroblastos, células responsáveis pela produção das fibras colágenas e elásticas;
  • DMAE: age como firmador dos tecidos, proporcionando mais sustentação.
  1. Infravermelho

A luz infravermelha fracionada estimula a retração da pele e aumenta a produção de colágeno e elastina. Como o infravermelho age na camada mais superficial da pele, esse tratamento é mais indicado para pessoas que apresentam apenas flacidez, sem gordura localizada.

O procedimento é feito em cerca de quatro a seis sessões quinzenais ou mensais, com resultados perceptíveis depois da quarta sessão.

  1. Power Shape

O Power Shape é a combinação das técnicas de laser, sucção a vácuo e radiofrequência no mesmo aparelho, potencializando seus resultados. Para tratar a flacidez na barriga, costumam ser feitas cerca de 8 sessões, com mudanças visíveis a partir da quarta.

A radiofrequência e a sucção funcionam como uma espécie de pré-tratamento, preparando a pele e o tecido adiposo para a ação do laser. Assim, ocorre a quebra das células de gordura e a estimulação do colágeno, deixando a barriga mais firme.

power shape
  1. Corrente russa

A corrente russa é um procedimento indicado para combater a flacidez que tem causas musculares. Na barriga, isso acontece quando os músculos perdem o tônus e se afastam, algo comum durante a gestação.

O tratamento consiste na aplicação de uma corrente elétrica de intensidade controlada para produzir uma contração muscular, fazendo com que eles fiquem mais firmes. A corrente russa também dá mais sustentação à pele e estimula a circulação sanguínea e linfática.

Abdominoplastia: a cirurgia plástica para firmar a barriga

Quando a flacidez na barriga é muito acentuada, os tratamentos estéticos podem não ser suficientes para eliminar esse problema. Nesse caso, há a indicação da abdominoplastia, a cirurgia que remove o excesso de pele e confere um perfil mais liso e tonificado a essa região.

Essa cirurgia plástica é sempre feita em ambiente hospitalar, pois costuma-se utilizar anestesia ráqui ou peridural com sedação intravenosa para que o paciente durma ou a anestesia geral. Conheça os tipos de abdominoplastia e suas indicações:

  • Abdominoplastia clássica: corrige grandes excessos de pele e músculos que apresentam bastante afastamento;
  • Abdominoplastia extensa: proporciona os mesmos benefícios da clássica e ainda corrige imperfeições nas laterais, quadris e lombar, o que demanda uma cicatriz maior. É bastante procurada após a gestação;
  • Miniabdominoplastia: é indicada para tratar a flacidez e o excesso de pele e gordura no “pé da barriga”, trabalhando apenas a região abaixo do umbigo;
  • Lipoabdominoplastia: combina a lipoaspiração com a abdominoplastia e é indicada quando há um grande excesso de gordura na região.

A decisão pelo melhor tipo de abdominoplastia e a escolha do procedimento estético mais recomendado depende das condições da pele do paciente, da quantidade de gordura acumulada e dos resultados esperados.

Por isso, é sempre necessário fazer uma avaliação presencial com um especialista na hora de escolher o tratamento mais indicado para você. Agende sua consulta com a Dra. Luciana Pepino e fique por dentro de todas as possibilidades!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. Tatiani disse:

    Bom dia gostaria de saber qual o valor da abdomiplastia?
    A mama tambem.

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Tatiani! Tudo bem?

      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz

      Beijos!