9 aplicativos de meditação para te ajudar a manter o equilíbrio

menina sentada usando o celular

Aproveite os recursos do seu celular para dedicar alguns minutos a você mesma, combater a ansiedade e melhorar sua saúde mental.

Você já tentou meditar e não sabia muito bem como começar? Ficou se sentindo meio sem jeito e logo perdia a concentração? Então você pode experimentar alguns aplicativos de meditação para ajudar você nessa jornada.

Reservar um tempo para si mesma e fazer uma massagem relaxante, praticar yoga ou meditação são excelentes formas de aliviar o estresse e restabelecer seu equilíbrio interior em dias cheios de tensão e ansiedade.

Embora uma das primeiras dicas para aprender a meditar seja eliminar distrações como o celular, esse aparelho pode ser de grande ajuda quando bem utilizado, principalmente para os iniciantes, pois possibilita o acesso a diversos apps que conduzem você nesse processo.

Conheça os principais aplicativos de meditação

Existem dezenas de opções pagas e gratuitas disponíveis tanto para iPhone quanto para celulares Android. Na lista abaixo, você encontra 9 aplicativos de meditação em português e em outros idiomas para testar na sua casa. Experimente!

  1. 5 Minutos, Eu Medito

Este app é ideal para quem quer meditar e não encontra tempo, pois ele requer apenas 5 minutos do seu dia – acredite, mesmo parecendo pouco, concentrar-se apenas em você mesma durante esse intervalo já pode trazer benefícios.

O aplicativo ajuda você a dar seus primeiros passos e, quando você estiver mais confiante, poderá aumentar o tempo de meditação se desejar. O 5 Minutos, Eu Medito está em português.

  1. Calm

O Calm é um dos mais conhecidos aplicativos de meditação e melhora da qualidade do sono. Ele conta com programas de respiração, meditações guiadas, músicas relaxantes e narrativas que ajudam você a dormir melhor.

As sessões de meditação estão disponíveis em 3, 5, 10, 15, 20 e 25 minutos, de modo que o app pode ser utilizado por usuários iniciantes ou avançados.

mulher respirando fundo em frente a um muro de plantas

Veja também – Quer aprender a meditar? Confira 5 passos indispensáveis.

  1. Lojong

Este app se descreve como uma “academia para a mente” na qual você pode desenvolver seus pensamentos, treinar o mindfulness (atenção plena) e aprender a lidar melhor com o estresse e a ansiedade.

Para isso, o Lojong oferece um caminho dividido em 10 etapas de introdução à meditação, incluindo vídeos animados que ajudam você a incorporar os conceitos dessa prática na sua vida.

  1. Medite.se

Desenvolvido com uma bela combinação de cores, este aplicativo se dedica a divulgar a meditação para todas as pessoas, disponibilizando sessões de introdução à prática para os iniciantes.

Ele também oferece sessões de meditação avançada e registra seu progresso com dados como número total de sessões e por quantos dias você já meditou. O app está disponível em português.

  1. Mindfulness App

Na versão gratuita, o Mindfulness App oferece cinco dias de meditação guiada e introdução à prática de mindfulness, sessões de 3 a 30 minutos, lembretes e estatísticas para acompanhar sua jornada.

Se você gostar do aplicativo, poderá adquirir a versão paga e ter acesso a mais de 200 meditações e cursos, incluindo sessões temáticas para estresse, sono, foco, emoções, mindfulness do trabalho e outros assuntos.

  1. Sattva

O Sattva funciona como uma espécie de coach de meditação, pois ele permite medir seu progresso nessa prática de diversas formas. Assim, você pode perceber de forma clara em quais pontos você já evoluiu e em quais você precisa trabalhar mais.

Para isso, o app disponibiliza ferramentas como o timer que registra a duração da sessão, o monitor de frequência cardíaca, o rastreador de humor e a máquina de insights, que mostra de forma clara como a meditação está melhorando o seu dia a dia.

  1. Spiritual Me

Este aplicativo oferece uma plataforma completa para restabelecer seu equilíbrio. Para isso, o Spiritual Me se divide em seções como meditação guiada, livros espirituais e gráfico de bem-estar, que mostra sua evolução com o uso do app.

Além disso, o Spiritual Me disponibiliza alguns exercícios que lembram joguinhos de celular, mas com foco em reenergizar sua mente, combater o estresse e expressar seus sentimentos por meio da arte e da criatividade.

  1. Vivo Meditação

O Vivo Meditação permite que você escolha diferentes objetivos para a sua meditação, como dormir melhor, reencontrar seu equilíbrio e melhorar seu foco no trabalho, além de oferecer uma sessão de meditação para crianças.

O app conta com vídeos e animações narradas em português, trilhas sonoras relaxantes e técnicas que ajudam você a desenvolver sua respiração, a atenção plena e a consciência corporal. A versão grátis traz os fundamentos da meditação e alguns exercícios.

mulher sentada em posição de meditação

Confira mais – Fuja da rotina com uma massagem relaxante! Ela faz muito mais do que você pensa.

  1. Zen

O Zen é atualizado semanalmente com sessões de meditação guiada para relaxamento, sono profundo, melhora do humor, alívio da ansiedade, combate ao estresse, aumento da produtividade e outros temas importantes para ter uma vida mais equilibrada.

Além disso, ele oferece trilhas sonoras para ajudar você a dormir e acordar e sons binaurais com frequências especiais para curar os chakras, estimular a liberação de endorfina e induzir um estado de relaxamento.

Você já conhecia algum desses aplicativos para medicação? Eles estão ajudando você a combater a ansiedade? Se o estresse está tomando conta da sua rotina, aproveite para agendar uma massagem relaxante na clínica da Dra. Luciana Pepino. Você merece!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
WhatsApp Clique aqui e fale conosco via WhatsApp