Fuja da rotina com uma massagem relaxante! Ela faz muito mais do que você pensa!

itens para fazer massagem relaxante profissional

Combate às tensões musculares, alívio da ansiedade e redução das dores: fique por dentro dos benefícios que uma massagem relaxante traz para a sua vida!

Reservar alguns minutos apenas para cuidar de você mesma, equilibrando e reconectando corpo e mente pode parecer: é isso que acontece em uma sessão de massagem relaxante, uma técnica que traz benefícios para a saúde, a beleza e o espírito.

Em meio a uma rotina cheia de demandas do trabalho, eventos sociais e compromissos familiares, pode ser mesmo difícil deixar de lado a irritação que passamos no trânsito, a sobrecarga das cobranças e as preocupações do dia a dia.

Porém, quando não conseguimos nos desligar um pouco do que se passa ao nosso redor, estamos abrindo caminho para a instalação de problemas como estresse, ansiedade e depressão, que prejudicam ainda mais nossa saúde.

Dessa forma, recorrer a uma técnica terapêutica como a massagem não é um luxo, e sim uma forma de manter sua energia, sua vitalidade e sua capacidade de raciocínio para tomar as melhores decisões e manter a disposição para as demais atividades.

Conheça a massagem relaxante

Esta técnica terapêutica se trata da aplicação de uma pressão controlada e ritmada em todo o corpo ou em partes específicas dele, incluindo movimentos como deslizamento, fricção, pinçamento, vibração, amassamento etc.

Por meio dos movimentos típicos da massagem relaxante, é possível impactar de forma positiva os músculos, a circulação, o sistema nervoso e os canais de energia, promovendo o reequilíbrio entre corpo e mente e levando a um relaxamento.

Para deixar a massagem mais confortável, o profissional pode utilizar óleos e cremes que facilitam o deslizar das mãos. Além disso, esses produtos podem estimular benefícios com base na aromaterapia, potencializando os efeitos da técnica de massagem.

massagista profissional

Muito mais do que relaxar: conheça os benefícios dessa massagem

Como o próprio nome da técnica nos diz, a massagem relaxante tem como objetivo principal a promoção do relaxamento e do bem-estar do paciente. Contudo, ela traz outros efeitos muito interessantes, que beneficiam a saúde e a beleza de foram geral. Saiba mais sobre eles:

  1. Redução da ansiedade e do estresse

A massagem relaxante é uma das melhores formas de melhorar sua saúde mental em dias especialmente estressantes, quando temos que lidar com novas preocupações e problemas além daqueles que nos afligem no cotidiano.

Isso acontece devido ao próprio toque no corpo, que ajuda a pessoa a se desconectar um pouco da confusão que se passa em sua mente. Além disso, a massagem estimula a liberação de serotonina e endorfina, substâncias que promovem a sensação de bem-estar.

  1. Sono com mais qualidade

Ao combater a ansiedade, a massagem relaxante reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse. Como ele funciona em ciclo com a melatonina (hormônio do sono), o equilíbrio entre eles faz com que você durma melhor e tenha um sono de mais qualidade.

Os benefícios da regulação dos níveis de cortisol se somam ao aumento das taxas de serotonina e endorfina, potencializando a sensação de relaxamento e bem-estar e ajudando no combate à insônia.

  1. Alívio das dores e tensões musculares

Este é um dos benefícios mais diretos dessa técnica terapêutica: com os movimentos, é possível trabalhar os músculos para “soltar” os pontos de tensão, contribuindo para o alívio das dores causadas por exercícios físicos ou pela tensão do dia a dia.

Dessa forma, a massagem relaxante tem muito a nos ajudar em casos de torcicolo, por exemplo, e de dores musculares que atingem pescoço, ombros, costas, lombar, coxas, panturrilhas, entre outros.

  1. Melhora da circulação sanguínea

Os movimentos da massagem estimulam a liberação de substâncias que aumentam o diâmetro dos vasos sanguíneos, permitindo uma melhor no fluxo. Com isso, o sangue circula com mais facilidade e consegue abastecer os tecidos periféricos com oxigênio e nutrientes.

Essa é uma consequência que inclusive traz benefícios para a beleza, pois a melhora na circulação contribui para a oxigenação da pele e para o processo de renovação celular, prevenindo os sinais do envelhecimento.

  1. Eliminação das toxinas

Embora não ofereça os mesmos benefícios da drenagem linfática, a massagem relaxante também estimula a circulação da linfa, da mesma forma que acontece com a circulação sanguínea, mesmo que em um nível menor.

Dessa forma, essa técnica contribui para a remoção das toxinas dos tecidos por meio do sistema linfático e possibilita que essas substâncias prejudiciais sejam eliminadas do organismo.

  1. Reforço da imunidade

Outro benefício dessa terapia é um estímulo na produção das nossas células de defesa, deixando o sistema imunológico mais alerta e preparado para combater microrganismos e outros tipos de germes que causam doenças.

Em consequência, o corpo fica menos suscetível a infecções como gripes e resfriados e a episódios de herpes, que são mais frequentes quando passamos por períodos de queda na imunidade.

  1. Fortalecimento emocional

A massagem não evita os problemas do dia a dia, mas ela permite que você restabeleça a conexão entre corpo e mente, o que nos ajuda a ter mais clareza de pensamento e controle emocional para lidar com os obstáculos e dificuldades.

Além disso, essa técnica contribui para o alívio e a prevenção de condições que estão intimamente associadas ao emocional, como enxaqueca, hipertensão, psoríase, TPM, ansiedade, fibromialgia e depressão.

massagista profissional atendendo cliente

Veja mais – Yoga para iniciantes: encontre equilíbrio e melhore a qualidade de vida!

A massagem relaxante exige cuidados

Embora seja vista como uma técnica simples, a massagem relaxante deve seguir alguns critérios para realmente trazer benefícios e manter a segurança dos pacientes. Por isso, ela deve ser feita por profissionais experientes e habilitados.

Esta massagem não pode causar nenhum tipo de dor ou desconforto, pois todos os seus movimentos são suaves. Se houver algum incômodo, isso significa que a técnica pode estar sendo aplicada incorretamente.

Além disso, é preciso observar algumas contraindicações desta terapia, como problemas de circulação, de pele e cardíacos não estabilizados e inflamações agudas. As gestantes podem fazer massagens relaxantes, desde que não haja movimentos na região da barriga.

Se você ficou interessada nos benefícios dessa massagem, entre em contato com a clínica da Dra. Luciana Pepino para agendar uma avaliação e permita-se desfrutar de alguns momentos dedicados apenas a você mesma. Você merece!

Aproveite também para conferir os procedimentos estéticos e cirurgia plásticas que a clínica oferece!

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).
  1. María Cristina disse:

    Preciso saber valores do sculptra facial

    • Dra. Luciana Pepino disse:

      Olá Maria Cristina.
      Para definir os valores é necessário que você passe por uma avaliação pessoalmente, somente assim poderei opinar sobre qual a melhor indicação para você. Após a primeira avaliação é possível definirmos valores e formas de pagamento.

      Entre em contato conosco, se quiser, para agendar sua primeira consulta. No link estão nossos telefones: https://goo.gl/nvCFzz
      Obrigada.