Menu

Tratamento para linhas de expressão: como acabar com esse incômodo?

A toxina botulínica age diretamente no músculo formador da ruga, impedindo que ele se contraia e cause a dobre na pele. Veja como esse tratamento funciona.

Você se sente incomodada ao sorrir ou demonstrar qualquer sentimento porque a movimentação do seu rosto deixa algumas rugas em evidência? Então saiba que é possível recuperar uma aparência mais jovem com o tratamento para linhas de expressão.

Conforme a pele se torna mais madura, surgem alguns sinais que denotam a passagem do tempo e o avanço da idade, como as rugas. E isso, claro, pode deixar muitas pessoas insatisfeitas com o que veem no espelho.

Embora não seja possível interromper o envelhecimento, existem técnicas capazes de suavizar seus efeitos e manter um aspecto mais jovem e estético por mais tempo. Nesse caso, estamos falando da toxina botulínica, o principal recurso para combater as linhas de expressão.

O que são linhas de expressão?

As linhas de expressão são os vincos que surgem na pele devido à repetição das contrações musculares do rosto. Em outras palavras, são as marcas que aparecem quando fazemos uma expressão facial, seja para demonstrar felicidade, tristeza, preocupação, raiva etc.

Como os músculos estão ligados à pele, as contrações musculares levam à formação das rugas dinâmicas – que recebem esse nome por estarem relacionadas ao movimento da face.

Essas linhas são mais superficiais e costumam surgir no canto dos olhos (chamadas de pés de galinha) e na testa, desaparecendo quando o rosto está relaxado. Com o tempo e a repetição dos movimentos, porém, essas linhas podem se tornar mais visíveis.

Dessa forma, as linhas de expressão são diferentes das rugas estáticas, que são mais profundas e podem ser vistas independente da contração muscular. Esse é o caso do bigode chinês, que vai do nariz até os cantos da boca.

tratamento para linhas de expressão

Como o Botox® age no tratamento para linhas de expressão

Esse procedimento estético consiste em injetar a toxina botulínica diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, impedindo a sua contração e a dobra da pele.

Para que a ruga dinâmica apareça, é preciso que o cérebro envie um neurotransmissor chamado acetilcolina até as fibras musculares, dando um comando para que elas se contraiam.

Porém, com o Botox®, ocorre o bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos no local onde houve a aplicação. Assim, ele impede a contração muscular e a consequente formação das rugas que surgem quando sorrimos, apertamos os olhos, demonstramos preocupação etc.

Botox® x toxina botulínica

“Botox®” nada mais é do que o nome comercial mais famoso da toxina botulínica, uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Esse é um microrganismo encontrado em locais como florestas, águas não tratadas, sedimentos de lagos etc.

Além disso, ele pode ser encontrado no intestino de mamíferos e peixes, normalmente sem causar problemas. Porém, se houver condições que permitam sua multiplicação excessiva, essas bactérias podem causar uma doença paralisante conhecida como botulismo.

Existem pelo menos sete tipos diferentes de toxina botulínica, contudo, para os usos terapêuticos e estéticos, utiliza-se uma versão purificada e esterilizada apenas do sorotipo A, de modo a proporcionar resultados seguros e mais prolongados.

Além do uso para tratar rugas dinâmicas, o Botox® também é indicado para combater a sudorese excessiva (hiperidrose).

Como é feita a aplicação de toxina botulínica

Esse tratamento para linhas de expressão pode ser feito no próprio consultório médico. O procedimento consiste em injetar a toxina botulínica diretamente no músculo formador da ruga com o auxílio de agulhas muito finas.

Os locais exatos da aplicação variam de pessoa para pessoa, pois devem atender às necessidades e as características de cada paciente. Em geral o Botox® é feito nas rugas do canto externo dos olhos (pés de galinha), nas linhas da testa e entre as sobrancelhas.

Para aliviar o incômodo das picadas, pode ser utilizado um creme anestésico ou a aplicação de compressas geladas no local, que reduzem a sensibilidade.

Esse procedimento estético é rápido e a pessoa pode voltar ao trabalho logo depois, devendo apenas evitar fazer exercícios físicos, massagear o local tratado ou se deitar nas quatro horas depois da aplicação.

O Botox® não deixa marcar posteriores que revelem o tratamento estético, mas podem se formar pequenos nódulos nos locais das injeções, os quais desaparecem após poucos minutos. Além disso, em função das agulhas, é possível o surgimento de pequenos hematomas.

tratamento para linhas de expressão

Veja mais – Fios de Sustentação Para o Rosto: Como Funciona Este Procedimento

Os efeitos do tratamento com Botox®

Os resultados desse tratamento para linhas de expressão começam a aparecer em cerca de 48 horas depois da aplicação da toxina botulínica, atingindo sua totalidade depois de aproximadamente 15 dias. Por isso, é normal não ver diferença logo depois da sessão.

Algumas pessoas têm receio de que o Botox® possa deixar o rosto congelado e sem expressão, mas não é isso que acontece na prática. Quando é feita por um cirurgião plástico experiente, essa técnica tem um efeito discreto e natural, sem o bloqueio total dos movimentos.

Duração da toxina botulínica no combate às rugas

Assim como diversos outros procedimentos estéticos, o Botox® oferece resultados temporários, de forma que é preciso fazer uma nova sessão para manter os efeitos observados.

Em mulheres, o resultado costuma durar de 4 a 6 meses. Já para os homens, que têm a musculatura mais forte, a duração é de até 4 meses.

Como tratar outros tipos de rugas

Embora o Botox® seja o tratamento para linhas de expressão, ele não é indicado para tratar as rugas permanentes e sulcos profundos, como o bigode chinês. Isso acontece porque, nesse caso, a formação dessas marcas não depende da contração muscular.

Desse modo, é preciso recorrer a outros procedimentos estéticos, como os preenchimentos faciais com ácido hialurônico.

Quer descobrir quais tratamentos são mais indicados para você? Então agende sua avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino e aproveite para conhecer as demais opções de tratamentos estéticos e cirurgia plástica!

  • 25
    Shares