Menu

Tipos de corpo feminino: não existe um padrão, e sim o que te faz bem. Veja agora qual é o seu

Seu corpo é do tipo ampulheta, retângulo, triângulo, triângulo invertido ou oval? Conheça as características de cada um e saiba como valorizá-lo.

Mais curvas, menos curvas, bumbum generoso, seios volumosos, silhueta mignon… Existe uma infinidade de tipos de corpo feminino, e não podemos dizer que um deles é mais bonito do que o outro.

Em um país tão miscigenado como o nosso, é mais do que natural que tenhamos diferentes características físicas. Por isso, embora haja algumas tendências principalmente no que diz respeito à mídia, saiba que você não precisa se adequar a um padrão para ser bonita.

Considerando esse cenário, hoje nós vamos conversar sobre os formatos de corpo feminino mais comuns e entender como cada um deles pode ser valorizado.

Tipos de corpo feminino

A população brasileira foi formada por uma riquíssima mistura de pessoas das mais diversas origens, incluindo índios, europeus, africanos, japoneses, árabes e mais uma infinidade de povos – e cada um contribuiu com determinadas características.

Além disso, os hábitos de vida de cada pessoa também podem influenciar em como os tipos de corpo feminino se apresentam, ressaltando ou diminuindo seus traços. 

A partir disso, podemos definir cinco tipos de corpo feminino principais, com base no formato da silhueta exibida por cada um. Saiba quais são eles e identifique o seu:

  1. Tipo ampulheta

Esse é um dos tipos de corpo feminino mais valorizados entre as celebridades e as tendências da moda. Também conhecido como “corpo violão”, o tipo ampulheta se caracteriza por ter ombros e quadris da mesma largura, complementados por uma cintura fina.

Em geral, a mulher com esse tipo de corpo tem a medida do busto igual ou muito parecida com a do quadril, com no máximo 5 cm de diferença. A cintura, por sua vez, costuma ser cerca de 20 cm menor. Dois exemplos são as atrizes Juliana Paes e Sheron Menezzes.

Quem tem essa silhueta pode valorizar ainda mais suas curvas naturais deixando o colo à mostra e optando por tecidos leves e maleáveis, com estampas médias ou peças monocromáticas.

tipos de corpo feminino
fonte: pinterest

 

  1. Tipo retangular

Este tipo de corpo é caracterizado por exibir as mesmas medidas nos ombros e nos quadris, mas, diferente do tipo ampulheta, aqui a cintura é reta, com medidas muito semelhantes às das demais partes.

No corpo retangular, o busto tem de 1 a 5 cm a mais que a cintura, enquanto o quadril tem de 1 a 10 cm a mais. Esse biótipo costuma aparecer em mulheres altas e magras, como a top model Gisele Bündchen e a atriz Letícia Birkheuer.

Para valorizar o corpo, você pode optar por peças que deixem a cintura bem marcada, como saia evasê e casaco acinturado. Você também pode dar mais volume ao quadril e ao busto com estampas ou texturas.

Não deixe de ver – Medidas da Mulher Brasileira, Diversidade e Beleza

tipos de corpo feminino
fonte: pinterest
  1. Tipo triângulo ou pêra

Com o quadril, os culotes e a região dos glúteos mais largos que a cintura e os ombros, este é um dos tipos de corpo feminino mais encontrados no Brasil. A diferença é de cerca de 8 cm entre o busto e a cintura, e os ombros são mais estreitos do que no tipo ampulheta.

Quem tem esse biótipo também tende a apresentar coxas mais grossas e o quadril mais largo, características que se mantêm mesmo que a mulher seja magra. Entre as celebridades com essa silhueta, podemos destacar Paola Oliveira e Camila Pitanga.

Para quem tem o corpo tipo triângulo e quer ostentar um visual mais sensual, a dica é investir em peças como saias e vestidos do tipo sereia bem ajustados.

Já para quem prefere disfarçar o quadril, o truque é optar por peças um pouco mais soltas, como saia evasê, vestidos retos, calça flare e calça slim. Você também pode apostar em camisas com decote em V, ombreiras, estampas na parte de cima e maxi colares.

tipos de corpo feminino

 

fonte: pinterest

Confira também – Tipos de Nariz: conheça os formatos de nariz mais encontrados no Brasil

  1. Tipo triângulo invertido

Como o próprio nome indica, esse formato tem proporções contrárias às do tipo triângulo, ou seja, a região dos ombros e busto é mais larga que a parte inferior do corpo. Nesse caso, o busto pode ter até 10 cm a mais que a cintura, que costuma ser igual ao quadril.

Além disso, as mulheres com esse tipo de corpo costumam ter as pernas alongadas e esguias, como a apresentadora Fernanda Lima.

Para valorizar o tipo triângulo invertido, a dica é apostar em peças que chamam atenção para o quadril e a região do colo e pescoço, como saia godê, saia evasê, blazer aberto e blusas com decote em V. Brilhos e estampas na parte de baixo também são bem-vindos.

tipos de corpo feminino
fonte: pinterest
  1. Tipo oval ou maçã

Este tipo de corpo é caracterizado por ter as mesmas medidas no busto e no quadril, mas com a cintura até 10 cm maior do que as outras regiões. Assim, quando a mulher está acima do peso, a barriga acaba ficando muito em evidência.

Outras características que acompanham o tipo oval são o pescoço mais curto, braços com tendência a ser mais grossos, seios volumosos e pernas um pouco mais finas do que o restante do corpo. Entre as famosas com esse corpo, temos Fabiana Karla e Preta Gil.

Para quem tem essa silhueta, uma boa forma de valorizar o corpo é apostar em peças que marquem a cintura, tenham tons mais escuros e não contrastem entre si. Vestido com decote império, saias retas, decote V e máxi colares também são favoráveis para o tipo oval.

tipos de corpo feminino
fonte: pinterest

 

Não existe um único padrão de beleza

Todos os tipos de corpo feminino são belos e você não precisa se encaixar em um biótipo que não é o seu para se sentir bem. Todas as silhuetas podem ser valorizadas com alguns truques de moda – e todas podem ser prejudicadas por algumas peças também. Veja mais – Aceitação do corpo: o que é beleza?

Contudo, caso você se sinta insegura por considerar que uma parte do seu corpo é desproporcional às demais, saiba que você tem todo o direito de buscar soluções para isso.

Se esse é o seu caso, agende uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para descobrir os melhores tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para se sentir ainda mais bonita, independente do seu tipo de corpo.

  • 32
    Shares