Menu

Mitos e verdades sobre a saúde do cabelo!

Cuidar do cabelo é uma preocupação constate de muitas mulheres. Existem, entretanto, alguns mitos que não condizem com a realidade! Conheça alguns!

O cabelo é uma das coisas mais importantes na confecção do look de qualquer mulher e, quando sua saúde está comprometida, não tem maquiagem ou vestido que se sobressaia. Um cabelo bonito, brilhoso e visivelmente saudável traz muito mais beleza e sensualidade para qualquer tipo de rosto, além de ser um sinal de saúde. Apesar de os cuidados com o cabelo não serem poucos, existem, porém, muitos mitos que são seguidos religiosamente por diversas mulheres, mas que, na verdade, não têm muito a ver com a saúde do cabelo e devem ser desmascarados. Separamos abaixo uma lista com alguns dos principais mitos e verdades!

Conheça alguns mitos e verdades sobre a saúde de seu cabelo:

Lavar o cabelo diariamente influencia na queda

Isso é mito. Os cabelos mais oleosos precisam, sim, ser lavados diariamente para que o sebo seja retirado do couro cabeludo. Em cabelos mais oleosos, é preciso usar menos xampu, condicionadores e cremes de cabelo. O ideal é aplicar apenas um pouquinho do produto e fazer espalhar pelas mãos antes de aplicar no cabelo.

A alimentação tem influência direta nos fios

Com toda certeza! A alimentação influencia em nosso corpo como um todo, não só nos fios de cabelo. Uma pessoa que dispõe de uma alimentação mais calórica e menos nutritiva, por exemplo, fica vulnerável a sofrer com problemas capilares, queda e quebra de fios. Já uma alimentação mais saudável, rica em nutrientes, antioxidantes, vitaminas, ferro, proteínas e zinco, deixa os fios mais fortes e contribui para um cabelo muito mais resistente e reluzente.

Caspa no couro cabeludo é sinônimo de sujeira

Não. A caspa é uma doença chamada dermatite, que pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas que é mais comum no couro cabeludo, devido à maior exposição à humidade. Algumas mulheres lavam o cabelo todos os dias, mas ainda assim apresentam quadros graves de seborreia. Portanto, isso não tem muito a ver com questões de higiene. A seborreia precisa ser tratada com medicamentos e produtos apropriados como loção, xampus, cremes ou até mesmo remédios.

Dormir sem enxugar direito os cabelos faz mal

Sim. Dormir com o cabelo faz mal para o couro cabeludo, especialmente para cabelos mais oleosos, uma vez que estimula a formação de sebo, além de ajudar na queda dos fios e provocar caspa. O mais recomendável é levar o cabelo, no mínimo, duas horas antes de ir deitar-se para dormir. Com o cabelo mais seco, você fica menos propenso a apresentar proliferações de fungos ou crises de seborreia.

Pintar os cabelos demais aumenta a quantidade de fios brancos

Não necessariamente. Nada que for feito com a haste dos fios irá modificar sua formação a partir da raiz. É uma questão de lógica. Quem geralmente começa a tingir os cabelos mais cedo, é porque já sofre com o aparecimento de fios brancos e não o contrário. Isso está mais ligado a questões de genética ou orgânica mesmo.

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).