Menu

Pele com poros abertos: cuidados que você deve tomar

Os poros dilatados envelhecem e prejudicam a beleza da pele. Conheça os cuidados básicos que você deve seguir e os tratamentos para corrigir esse problema.

Quem tem a pele com poros abertos sabe que esse problema se agrava ainda mais no verão, apesar de também acontecer no inverno. Com o aumento das temperaturas, aumenta também a produção do suor, que sai por meio desses orifícios, e os deixa mais dilatados.

Essa condição atinge homens e mulheres, mas é mais comum entre o sexo feminino – principalmente entre as mulheres que têm a pele oleosa. Embora não seja uma ameaça à saúde, a dilatação dos poros é um inconveniente para a beleza.

Além de deixar o rosto brilhoso e com um ar de cansaço, essa condição envelhece e favorece o surgimento da acne, o que pode resultar em cicatrizes e manchas permanentes. Por isso, é essencial entender de onde vem esse problema e como combatê-lo.

Por que os poros se dilatam?

Os poros são os orifícios por onde nossa pele elimina o suor e o óleo produzidos respectivamente pelas glândulas sudoríparas e sebáceas. Além da dilatação que acontece em dias mais quentes pelo aumento do suor, eles também ficam mais abertos por outros motivos.

Quem tem a pele oleosa, por exemplo, sofre mais com esse problema devido ao excesso de produção de óleo – e a condição se agrava com o acúmulo de resíduos de maquiagem, poluição e células mortas, pois tudo isso pode entupir esses orifícios.

Ainda, a pele com poros abertos é uma consequência do próprio processo de envelhecimento, principalmente aquele causado pelo sol: com a exposição à radiação, as paredes dos poros ficam mais frágeis e eles tendem a se dilatar.

Esse feito é somado à perda do colágeno que ocorre com o avanço da idade, pois a pele perde sua firmeza e fica ainda mais suscetível à dilatação dos poros.

pele com poros abertos
fonte: pinterest

Cuidados para evitar os poros abertos

Considerando os fatores que favorecem a dilatação dos poros, existem alguns cuidados básicos que você deve seguir para evitar esse problema. Confira:

  • Lavar o rosto duas vezes por dia utilizando água fria e sabonetes com ácido salicílico, ácido glicólico, melaleuca ou hamamélis;
  • Não exagerar na limpeza do rosto e evitar produtos com álcool, pois esses hábitos podem causar efeito rebote e aumentar a produção de óleo para “compensar” o ressecamento;
  • Dar preferência a maquiagens livres de óleo e que ofereçam controle do brilho (nem sempre os produtos com efeito matte oferecem esse benefício;
  • Utilizar diariamente um protetor solar com FPS 30 ou superior que seja oil-free e tenha textura em gel ou gel-creme;

Tratamentos para quem tem a pele com poros abertos

Se você já sofre com esse problema, saiba que existem vários procedimentos estéticos para melhorar a qualidade da sua pele e renovar a sua aparência. Conheça os principais:

  1. Cremes à base de ácidos

A pele com poros abertos pode ser tratada com o uso tópico de cremes à base de ácido retinoico, ácido glicólico e alfa-hidroxiácidos, que promovem uma descamação suave, removendo as impurezas e ajudando a reduzir a dilatação.

Esses cremes costumam ser utilizados diariamente e podem ser recomendados como complemento a outros tratamentos realizados na clínica. Seu uso deve ser acompanhado pelo protetor solar, pois a pele fica mais fina e sensível.

  1. Peeling químico

O peeling químico consiste na aplicação de uma substância ácida na pele para promover a sua descamação. O tratamento é feito na clínica e, como a concentração do ácido é mais forte que a dos cremes para uso em casa, essa descamação também é bem mais acentuada.

Além disso, o ácido estimula a renovação das células, controla a produção de óleo e aumenta a produção do colágeno, combatendo o entupimento dos poros e a perda de firmeza da pele. Confira outros 5 motivos para fazer um peeling facial.

  1. Peeling de cristal

Assim como o peeling químico, o peeling de cristal também promove uma descamação da pele. Porém, neste caso, ela é produzida pela ação de pequenos cristais que são lançados sobre a área tratada para promover uma esfoliação.

Dessa forma, esse procedimento remove as células antigas das camadas mais superficiais da pele e estimula a renovação do tecido e a produção de colágeno, resultando em uma pele mais saudável e firme, com os poros mais fechados.

  1. Luz pulsada

Quem tem a pele com poros abertos e vasinhos aparentes pode encontrar um bom aliado no tratamento com a luz pulsada. Ao aquecer a região, a luz reduz a quantidade de glândulas sebáceas, diminui o diâmetro dos poros e suaviza os vasinhos visíveis.

Esse procedimento é feito em sessões de frequência mensal e requer o uso rigoroso do protetor solar para evitar o surgimento de manchas e o retorno dos poros abertos.

pele com poros abertos
  1. Laser de CO2 fracionado

Esse tratamento costuma ser indicado para quem já experimentou outros procedimentos anteriores e não teve sucesso e para pessoas que apresentam manchas, cicatrizes de acne e sinais de fotoenvelhecimento.

O laser de CO2 fracionado promove um aquecimento das células atingidas, causando a destruição da pele envelhecida e a sua substituição por um novo tecido. Além disso, o tratamento estimula a produção de colágeno e deixa a pele mais firme.

Veja mais detalhes – 05 Dicas Incríveis Para Retardar o Envelhecimento da Pele!

  1. Tratamento oral com isotretinoína

Para casos mais graves, quando os poros abertos estão associados com uma pele muito oleosa e que sofre com acne severa, o médico pode associar os tratamentos estéticos com o tratamento oral, feito com a isotretinoína.

Também conhecido como Roacutan, esse medicamento inibe a atividade das glândulas sebáceas e, dentro de 8 a 16 semanas de uso, reduz a produção de óleo na pele. O tratamento não deve ser feito por mulheres gestantes ou lactantes por causar defeitos ao feto ou bebê.

Se você sofre com os poros dilatados, agende uma avaliação presencial com a Dra. Luciana Pepino para saber mais sobre os tratamentos e conhecer outros procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para cuidar da beleza e saúde da sua pele.

  • 26
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).