11 3285-6412
Dra. Luciana L. Pepino / Diretora Técnica Médica
CRM/SP: 106.491 RQE: 25827
Segunda a Sexta-Feira
das 10h às 19h

Rugas: conheça os músculos do seu rosto que as causam

Rugas

Saiba quais são as estruturas que estão abaixo da pele e qual é o papel delas na formação das rugas com o passar dos anos.

Um dos primeiros sinais que fazem com que percebamos a passagem do tempo é o surgimento das rugas – afinal, elas aparecem no nosso rosto e acabamos dando de cara com elas quando nos observamos no espelho. Maior órgão do nosso corpo e correspondente a aproximadamente 16% do nosso peso. A pele é uma barreira que protege o organismo das ameaças do meio externo.

Justamente por isso, é a pele que mais sofre com a radiação ultravioleta e a poluição ambiental. Fatores que somados ao consumo excessivo de álcool e tabaco contribuem para o envelhecimento cutâneo precoce.

Para entender como essas marcas aparecem. É necessário conhecer as estruturas que compõem nosso rosto e estão abaixo de nossa pele visível. Conhecendo seu papel no envelhecimento.

Rugas dinâmicas e estáticas

As rugas que surgem em nossa face não são todas iguais, dividindo-se em dois tipos: as dinâmicas e as estáticas. As rugas dinâmicas são causadas pelas subsequentes contrações dos músculos faciais e só aparecem quando eles estão tensionados. Ou seja, quando estamos exibindo uma expressão facial. Esse tipo de ruga é mais comum entre as sobrancelhas, na testa e nos cantos dos olhos, podendo ser tratado com a aplicação da toxina botulínica.

As rugas estáticas, por sua vez, são as marcas permanentes, que podem ser vistas mesmo quando os músculos estão relaxados. Elas surgem com o passar dos anos e as repetidas contrações musculares associados com fatores como exposição desprotegida ao sol, consumo de tabaco, abuso de álcool e contato com a poluição. Como essas rugas não dependem mais da contração muscular para aparecer. O tratamento com a toxina botulínica não é indicado. Os melhores resultados costumam aparecer com o preenchimento, peelings e lasers.

Estrutura da pele

A pele é formada por três camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme. A camada mais externa da pele é a epiderme, cujas principais funções são impedir a saída de água do organismo (desidratação) e a entrada de substâncias nocivas e micro-organismos.

A derme, por sua vez, está logo abaixo da epiderme, sendo composta por elastina, fibras de colágeno e gel coloidal, as substâncias responsáveis pela elasticidade e o tônus da pele. A camada mais inferior da pele é a hipoderme, composta principalmente por células de gordura.

camadas da pele

A pele é formada por três camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme.

Abaixo dessas três camadas da pele estão os músculos faciais. Que possibilitam a expressão de sentimentos e diversos movimentos do nosso rosto. Além de serem responsáveis pelas contrações que originam as rugas dinâmicas.

Saiba quais são os músculos responsáveis pelo surgimento das rugas

As emoções que sentimos, seja alegria, tristeza, raiva ou preocupação, refletem diretamente em nossa face por meio da contração de determinados músculos, que resulta nas dobras que surgem na nossa pele. Conheça agora os músculos responsáveis por pelas principais rugas que aparecem no nosso rosto:

Rugas entre as sobrancelhas

As rugas que surgem na área entre as sobrancelhas, conhecida como região da glabela, são resultado da contração de um conjunto de músculos. O músculo corrugador do supercílio é responsável por tracionar a sobrancelha para baixo e medialmente, sendo conhecido como o músculo da expressão facial de sofrimento.

Os músculos prócero e depressor do supercílio, por sua vez, tracionam a sobrancelha para baixo.

O tratamento das rugas entre os supercílios pode envolver a paralisia de um ou de todos estes grupos musculares.

creme anti rugas

As rugas que surgem na área entre as sobrancelhas são resultado da contração dos de músculos.

Pés de galinha

Os famosos pés de galinha, rugas que surgem ao redor dos olhos, são resultado da contração do músculo orbicular do olho. A função desse músculo é permitir o fechamento ativo das pálpebras, agindo como um esfíncter. Para o tratamento com a toxina, basta a paralisia de apenas parte deste músculo.

creme para rugas

Os pés de galinha são rugas que surgem ao redor dos olhos.

Rugas horizontais na testa

Os sulcos que aparecem na fronte com orientação horizontal são resultado das contrações do músculo frontal. Responsável por erguer a testa e elevar as sobrancelhas.

A paralisia total do músculo frontal pode gerar o efeito de falta de expressão. Por isso a injeção de toxina botulínica pode ser feita apenas para suavizar as rugas da testa, e não eliminá-las completamente, bloqueando apenas parte deste músculo.

Combater Rugas

Essas rugas são resultado das contrações do músculo responsável por erguer a testa e elevar as sobrancelhas.

Rugas ao redor da boca

As rugas ao redor da boca, também conhecidas como periorais, dão a aparência de “código de barras” ao redor dos lábios e são motivo de muita insatisfação com a aparência. Esses sulcos são originados pelas repetidas contrações do músculo orbicular da boca, responsável pelo fechamento dos lábios.

anti rugas

As rugas ao redor da boca dão a aparência de “código de barras”.

Rugas do nariz

Essas marcas são originadas pela contração repetida do músculo prócero e elevador da asa nasal.

Lábios caídos

Quando o canto dos lábios se volta para baixo, o rosto fica com uma aparência de tristeza e aborrecimento. Esse efeito acontece devido às repetidas contrações do músculo depressor do ângulo da boca.

como eliminar rugas

Lábios caídos são quando o canto dos lábios se volta para baixo.

Bigode chinês

Os sulcos nasogenianos, conhecidos popularmente como bigode chinês. São as rugas que aparecem da lateral do nariz até o canto da boca. Essas marcas surgem quando sorrimos, inclusive nas pessoas jovens, mas podem aparecer mesmo com a face relaxada, acentuando a aparência envelhecida.

O bigode chinês é acentuado pela contração dos músculos levantador do ângulo da boca e zigomático menor, assim como pela queda progressiva dos tecidos das face e bochecha. Porém nesse caso o mais indicado ainda é o preenchimento do sulco e não a paralisia dos músculos responsáveis pelo sorriso.

melhor creme para rugas

O bigode chinês são as rugas que aparecem da lateral do nariz até o canto da boca.

Rugas no queixo

O enrugamento da pele do queixo surge com as contrações do músculo mentoniano. Junto com o músculo orbicular da boca, o músculo mentoniano é responsável pelo famoso beicinho, que indica uma expressão de descontentamento.

Você também pode gostar de: Ruga no rosto. Veja o que fazer quando encontrar a primeira

Conheça os tratamentos na Clínica de Cirurgia Plástica

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


CRM-SP 106.491 | RQE: 25827

  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).