Menu

Aprenda 07 truques de limpeza facial e saiba a hora de procurar um profissional

Fazer uma boa limpeza caseira é um cuidado muito importante, mas a limpeza facial feita em uma clínica oferece outros benefícios e resultados mais poderosos

Ter uma pele bonita e saudável depende de alguns cuidados, e um dos mais importantes é a limpeza facial no intuito de remover impurezas como resíduos de produtos cosméticos e poluição e controlar a produção de óleo.

Por isso, além de fazer higiene do rosto duas de manhã e antes de dormir, é preciso fazer uma limpeza facial mais profunda a cada 15 dias para peles secas e uma vez por semana para peles oleosas.

Pensando nisso, nós elencamos algumas dicas para você saber como limpar sua pele corretamente e também para descobrir quando e por que procurar uma limpeza profissional. Confira:

A limpeza básica é seu ponto de partida

A limpeza facial que você deve fazer todos os dias também é o primeiro passo de uma limpeza de pele mais profunda. Para isso, você deve lavar seu rosto com água morna e um sabonete específico para o seu tipo de pele, com pH fisiológico.

Em seguida, aplique um demaquilante para retirar os resíduos mais persistentes de maquiagem e poluição. No dia a dia, finalize aplicando um hidratante, o tônico ou creme antienvelhecimento e o filtro solar. Para a limpeza profunda, siga as próximas dicas.

sabonete para limpeza facial

Não exagere na esfoliação

Esfoliar a pele é importante para eliminar as células mortas e as sujidades que ficam retidas, mas esse passo deve ser feito com delicadeza e com um esfoliante suave.

Do contrário, a esfoliação pode agredir as peles mais sensíveis ou provocar um efeito rebote em peles oleosas, aumentando a produção de sebo na tentativa de “compensar” a remoção da película lipídica.

Aplique vapor para remover impurezas

Para quem sofre com cravos e espinhas, uma dica é fazer uso do vapor para dilatar os poros e facilitar a remoção dessas impurezas.

Você pode preparar 1 litro de chá de camomila, por exemplo, colocar em um recipiente e aproximar o rosto do vapor por alguns minutos. Não exagere na temperatura da água (use o chá morno) e tenha cuidado para não se queimar.

Extraia cravos e espinhas com segurança

Espremer cravos e espinhas pode machucar a pele e causar manchas e cicatrizes permanentes, por isso é preciso ter muito cuidado para extrair essas impurezas. Por isso, lave muito bem as mãos e sempre cubra os dedos com uma gaze esterilizada para não causar uma infecção.

É possível apertar delicadamente os cravos e as espinhas mais superficiais (que têm a ponta esbranquiçada, indicando que o pus está quase saindo). Porém, se eles não saírem com uma leve compressão, não insista – é melhor procurar um profissional.

Não aperte espinhas avermelhadas

Mesmo usando o truque do vapor e envolvendo os dedos com uma gaze, você não deve espremer espinhas avermelhadas, que não tenham a pontinha branca bem visível.

Nesse caso, a inflamação está localizada mais profundamente na pele, e ao apertá-la você pode fazer com que o pus se espalhe, piorando o quadro. Quem tem muitas espinhas ou sofre com acne deve procurar um tratamento dermatológico e fazer uma limpeza profissional.

Confira mais: O que fazer para diminuir as manchas de espinha no rosto.

Aplique os produtos certos para recuperar a sua pele

Depois de esfoliar a remover cravos e espinhas, chegou a hora de aplicar os produtos certos e na ordem certa para limpar a pele e ajudá-la a se recuperar.

Para limpar: aplique um sabonete, gel, tônico ou loção de limpeza específico para o seu tipo de pele. Se você retirou cravos e espinhas, utilize um produto com propriedades antissépticas para evitar infecções;

Para recuperar: aplique água termal ou um hidrante com substâncias calmantes (camomila, aquaporine e alfabisabolol, por exemplo) para ajudar peles avermelhadas e sensíveis a se recuperar depois da limpeza;

Para preservar: utilize um tônico firmador para combater a flacidez e ajudar a pele a manter seu conteúdo de água, evitando que ela fique ressecada. Você pode utilizar esse produto diariamente depois da limpeza básica.

Capriche no protetor solar

O protetor solar é necessário todos os dias, mas ele se torna ainda mais importante depois da limpeza facial, pois sua pele estará mais sensível aos danos causados pela radiação ultravioleta devido à remoção da camada de óleo e à esfoliação.

Dessa forma, tanto a limpeza do dia a dia quanto a limpeza mais profunda devem ser seguidas pela aplicação de um protetor solar com FPS 30 ou superior, mesmo que você fique dentro de casa ou que o dia esteja nublado, pois a radiação atravessa janelas e nuvens.

Além de acelerar o envelhecimento cutâneo por causar manchas e destruir as fibras de colágeno (facilitando as rugas e a flacidez), a exposição desprotegida ao sol é a principal causa do câncer de pele. Por isso, você só pode dispensar o protetor solar à noite.

Veja também: Como retardar a perda de colágeno.

protetor solar dicas limpeza facial

Quando procurar um profissional para fazer a limpeza de pele

A limpeza facial diária é um cuidado essencial, mas a limpeza de pele profissional oferece benefícios que vão muito além e é a alternativa mais adequada para quem tem a pele sensível ou sofre com acne.

Nos casos de acne mais severos, pode ser indicado fazer um tratamento com o dermatologista e somente depois fazer a limpeza de pele – e isso é algo que uma clínica séria sempre vai deixar claro, pois o procedimento pode agravar o quadro.

Ao fazer a limpeza em uma clínica, é possível fazer extração dos milliuns (protuberâncias de cor branco-amarelada) com segurança. Para isso, o profissional vai utilizar microagulhas esterilizadas e seguir técnicas para removê-los sem machucar a pele.

Além disso, podem ser utilizados aparelhos para oferecer outros benefícios: o ultrassom, por exemplo, facilita a extração de cravos e espinhas, enquanto o aparelho de alta frequência favorece a cicatrização e evita inflamações e infecções da pele.

Você já tem o hábito de associar a limpeza de pele caseira com a profissional? Compartilhe a sua rotina de cuidados com a gente nos comentários e aproveite também para conhecer as opções de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos da Dra. Luciana Pepino.

  • 10
    Shares

Autor do Conteúdo

Foto DR. Luciana

| DRA. LUCIANA LEONEL PEPINO


  • Membro Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP.
  • Residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Residência médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário São José – Belo Horizonte (MG).
  • Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte (MG).